quinta-feira, 30 de julho de 2015

Man Booker Prize anuncia lista com 13 semifinalistas

A organização do Man Booker Prize, um dos mais importantes prêmios literários do mundo, anunciou nesta quarta-feira (29) a lista com os 13 livros semifinalistas da edição de 2015. Pelo segundo ano, a honraria escolhe livros não apenas de autores de países do Reino Unido, mas aceita inscrições de qualquer título escrito em inglês com edição britânica. Desta vez, são cinco escritores americanos ante quatro do ano anterior.

Entre os pré-finalistas está Bill Clegg, escritor, agente literário de Nova York e ex-usuário de drogas. Clegg tem dois livros publicados no Brasil: "Noventa Dias" e "Retrato de Um Viciado Quando Jovem", ambos da Companhia das Letras. As mulheres são maioria em 2015: são sete autoras finalistas e seis autores. Entre elas, a irlandesa Anne Enright, já vencedora do Booker Prize em 2007 por "O Encontro", editado no Brasil pela Alfaguara.

A lista com os finalistas será anunciada em 15 de setembro e o vencedor, em 13 de outubro. Os escolhidos na próxima etapa levam 2.500 libras (cerca de R$ 13 mil) e o vencedor, 50 mil libras (R$ 260 mil).

Veja os 13 semifinalistas do Man Booker Prize:
Bill Clegg (EUA), por "Did You Ever Have a Family"
Anne Enright (Irlanda), por "The Green Road"
Marlon James (Jamaica), por "A Brief History of Seven Killings"
Laila Lalami (EUA), por "The Moor's Account"
Tom McCarthy (Reino Unido), por "Satin Island"
Chigozie Obioma (Nigéria), por "The Fishermen"
Andrew O'Hagan (EUA), por "The Illuminations"
Marilynne Robinson (EUA), por "Lila"

Via: Folha.
Read More

domingo, 26 de julho de 2015

Booktrailer de Domingo #43

O booktrailer de domingo é um espaço para mostrar o que as editoras estão produzindo de legal em material audiovisual para divulgar os seus lançamentos.O de hoje é da Editora Paralela, um livro que promete ser muito emocionante, vem ver:




Em junho chega às livrarias "Quem, eu?", um livro emocionante de Fernando Aguzzoli sobre o convívio com a sua avó. Em 2013, ele abriu mão do emprego e dos estudos para cuidar da Vovó Nilva, diagnosticada com Alzheimer. Da convivência dos dois surgiram momentos divertidíssimos, histórias e confidências reunidas na nova edição de "Quem, eu?", com todos os momentos vividos entre os dois, além de entrevistas com profissionais para ajudar outras famílias que enfrentam esse mesmo obstáculo. As memórias de Fernando são uma verdadeira lição de vida, e prometem muitas risadas e momentos emocionantes. Saiba mais: http://bit.ly/1MPpSFf
Posted by Editora Paralela on Quinta, 18 de junho de 2015
Read More

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Convites das Editoras Companhia das Letras e DCL

Oi gente, tudo bem por aí? Nesse post eu mostro os convites para eventos, lançamentos, palestras e entrevistas, promovidos pelas editoras ou autores.


Read More

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Release Serena

Livro: Serena
Autor: Ron Rash
Editora: Intrínseca

Pemberton, um rico madeireiro, e sua esposa, Serena, são um casal ambicioso, determinado a derrubar todas as árvores das montanhas da Carolina do Norte para aumentar sua fortuna durante a Grande Depressão. Mas um projeto de parque nacional ameaça esses planos. Pemberton passa a subornar as pessoas mais influentes para manter sua propriedade e seu poder. Já Serena, sem escrúpulos, recorre a outros argumentos: a força, as armas e a crueldade. Para sustentar o grande império e conseguir o que ambicionam, os dois vão passar por cima de tudo. Até deles próprios. Uma narrativa brilhante, que equilibra beleza e violência, paixão e ódio, impiedade e amor.

Com roteiro do próprio autor e direção de Susanne Bier, Serena foi adaptado para o cinema em 2014 com Jennifer Lawrence e Bradley Cooper nos papéis principais. Confira o trailer legendado:

Read More

terça-feira, 21 de julho de 2015

O que acontece com o seu cérebro quando você lê Jane Austen?

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, realizou um estudo para verificar uma possível conexão entre leitura, atenção e distração.

Para isso, a equipe, composta por neurobiólogos, radiologistas e especialistas da área de humanas, fez com que os participantes da pesquisa lessem trechos da obra “Mansfield Park”, de Jane Austen, enquanto estavam na máquina de ressonância magnética.

Segundo Natalie Phillips, a principal autora do estudo, esse foi “um dos primeiros experimentos a estudar como nossos cérebros respondem a literatura”.

O experimento foi conduzido da seguinte forma: os participantes (todos candidatos a um PhD em literatura inglesa em Stanford) tinham que ler um capítulo do livro de Austen projetado em um espelho dentro máquina de ressonância magnética. De tempos em tempos, os pesquisadores pediam que os voluntários alterassem seus ritmos entre o de uma leitura relaxada e o de uma mais atenta.

 Com a máquina de ressonância magnética, foi possível que os pesquisadores tivessem uma visão do fluxo de sangue dentro dos cérebros dos participantes. “Percebemos que só a mudança de atenção já mostra um grande impacto no padrão de atividade durante a leitura”, diz o neurocientista Bob Dougherty.

Por fim, ambos os tipos de leitura causaram um aumento no fluxo de sangue no cérebro, porém em áreas diferentes. “Isso serve para nos mostrar que poderíamos ter algum tipo de treinamento cognitivo, nos ensinando como ajustar a nossa concentração e como passar por diferentes formas de atenção”, conclui Phillips.

Read More

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Tag: meus 10 clipes favoritos

Oi gente, vi que a Bruna Vieira do Depois dos Quinze respondeu essa tag e achei muito bacaninha. Eu não sei quem criou, (se alguém criou), mas é basicamente escolher seus dez clipes favoritos. 
Meus clipes favoritos costumam mudar com o passar dos anos, e muitos deles você já viu por aqui no Música de Sexta. Foi muito difícil pra mim escolher apenas 10, por que quanto mais eu pensava, lembrava de vários clipes que gosto muito. Acho que a lista ficou com a minha cara, mas tenho certeza que vou lembrar de muitos quando o post estiver pronto (isso sempre me acontece). Mas vamos lá:

1. Fire Meet Gasoline  - Sia
A união perfeita de música maravilhosa e todo o charme do Pedro Pascal. Sia virou a rainha dos vídeos e me apaixono por ela a cada novo trabalho, foi assim antes com Chandelier e Elastic Heart.



2. Ghost of You - My Chemical Romance
Porque a história desse clipe é algo mais, e a super produção mata. Gosto dos vídeos do MCR por essa vibe dark/cemitério.



3. Photograph - Ed Sheeran
Teddy tem muitos vídeos maravilhosos, entre eles um dos meus favoritos ever, Thinking Out Loud. Mas esse chegou com uma fofura inexplicável e eu não tive como não amar ainda mais esse ruivo. Cata:


4. Take me To Church - Hozier 
Um vídeo forte e triste, mas ao mesmo tempo com uma mensagem, de resistência e amor acima de tudo. E uma das músicas mais bonitas dos últimos anos.



5. November Rain - Guns N'Roses
Uma das bandas de rock mais amadas, e uma das mais prolíficas em produção audiovisual também. Alguns dos meus clipes favoritos são da banda, mas o supremo, um dos melhores clipes já feitos é, sem sombra de dúvida, November Rain.



6. When You Were Young - The Killers
Outra banda que se preocupa muito com o visual de seus clipes, e tenho muitos favoritos, entre eles Bones (dirigido pelo Tim Burton) e Mr. Brightside que tem uma vibe meio Moulin Rouge.



7. Telephone - Lady Gaga feat. Beyoncé
A Mother Monster arrasa nos vídeos e isso todo mundo já sabe, mas esse com a Beyoncé junto é muita lacração pra um clipe só. Os looks e a história, além de a música ser muito boa, definem o pop na década.



8. Wake me up When September Ends - Green Day
Outro clipe que marcou minha adolescência, tem uma música linda e uma história emocionante, além de uma execução que não deixa a desejar. 



9. The Unknown Soldier - The Doors 
Gente como tem clipe de guerra aqui né? haha Enfim, essa música foi a única que tem relação com a Guerra do Vietnã que a banda lançou, e acho a letra especialmente tocante, e gosto que eles usaram de bastante dramaticidade para o vídeo. 



10. Thriller - Michael Jackson
O pai do vídeo clipe em sua obra-prima, não podia deixar de colocar na minha lista o melhor vídeo clipe ever da história da humanidade, né? Thriller é simplesmente eterno e imbatível.



Agora conta pra mim: Qual é o seu vídeo clipe favorito da vida?
Read More

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Release Entre o amor e a vingança

Livro: Entre o amor e a vingança
Autora: Sarah MacLean 
Editora: Gutenberg

Uma década atrás, o marquês de Bourne perdeu tudo o que possuía em uma mesa de jogo e foi expulso do lugar onde vivia com nada além de seu título. Agora, sócio da mais exclusiva casa de jogos de Londres, o frio e cruel Bourne quer vingança e vai fazer o que for preciso para recuperar sua herança, mesmo que para isso tenha que se casar com a perfeita e respeitável Lady Penélope Marbury.

Após um noivado rompido e vários pretendentes decepcionantes, Penélope ficou com pouco interesse em um casamento tranquilo e confortável, e passou a desejar algo mais em sua vida. Sua sorte é que seu novo marido, o marquês de Bourne, pode proporcionar a ela o acesso a um mundo inexplorado de prazeres. Apesar de Bourne ser um príncipe do submundo de Londres, sua intenção é manter Penélope intocada por sua sede de vingança – o que parece ser um desafio cada vez maior, pois a esposa começa a mostrar seus próprios desejos e está disposta a apostar qualquer coisa por eles, até mesmo seu coração.
Read More

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Sejamos Todos Feministas

de Chimamanda Ngozi Adichie (Editora Companhia das Letras)

Um discurso da escritora nigeriana no ciclo de palestras TEDxEuston, em 2012 que virou praticamente um viral com milhões de visualizações no Youtube e foi musicado pela Beyoncé no hit Flawless, esse texto foi publicado em um livrinho pequeno, mas de valor inestimável.

Na leitura que não leva mais do que vinte minutos, Chimamanda fala sobre a sua visão pessoal de feminismo, e o que significa para ela se ver e agir como uma feminista. De cara suas concepções vão de encontro ao feminismo extremo, e às noções preconcebidas de que as mulheres feministas são infelizes, odeiam os homens, não se casam, não se cuidam. A autora diz que então ela é uma "feminista feliz, que gosta dos homens e adora usar salto alto e batom, mas o faz para si mesma.

Pessoalmente gosto muito da visão de Chimamanda Adichie sobre o assunto, um ponto de vista que é bem próximo ao meu próprio, e de outra grande feminista, a atriz Emma Watson. Para quem não viu, Emma lançou uma campanha com a Onu, chamada #HeForShe, em que pede que todas as pessoas devem ser feministas e se reconhecer como tal, pedindo a igualdade de gêneros a que todos nós temos direito.

No discurso, Adichie fala conta sobre a primeira vez em que foi chamada de feminista aos catorze anos, por um amigo. Conta de sua experiência na escola, onde tirou a maior nota da turma e devia ter sido monitora, mas sua professora deu o cargo a um menino, mesmo ele tendo a segunda maior nota da sala. Ela exemplifica todos os seus pontos de vista, e possíveis críticas, antes que sejam feitas.
Uma foto publicada por Paola Severo (@paola.severo.71) em

A autora que é um dos maiores expoentes da literatura recente da África é um exemplo, e tem palestras excelentes na internet. Ela reconhece que a Nigéria, onde nasceu, é um país com muitos problemas, muitos deles referentes a gênero. No entanto, ela também tem o otimismo para passar sua mensagem e dizer que sim, a igualdade entre homens e mulheres é uma possibilidade.

Livro para ler, reler, decorar e guardar na cabeceira para futuras consultas, guia de vida, e regras para seguir todos os dias. Sejamos todos Feministas é uma leitura obrigatória para homens e mulheres de todas as idades no século XXI.

Para quem quiser conferir o discurso, tem aqui:
Read More

terça-feira, 7 de julho de 2015

10 dicas para escrever seu primeiro livro

Muitas pessoas sonham em escrever, publicar e ver seu livro na estante dos mais vendidos da livraria. Contudo, para ter sua própria obra, além de uma boa ideia, é preciso ter tempo, dedicação e muita boa vontade. Alguns escritores enfrentam todos os tipos de desafios e adversidades antes de lançarem seu primeiro título, mas, nem por isso desistem de seus objetivos. Para ajudar escritores de primeira viagem, preparamos 10 dicas que todos devem saber antes de escrever sua primeira obra. Confira:

1. Reserve tempo para o livro: Todas as atividades que envolvem a elaboração de um livro demoram mais tempo do que parecem para serem executadas. Por isso, é importante se programar e estar pronto para imprevistos. Estabeleça prazos longos– isso evitará possíveis frustrações.

2. Acredite em suas ideias: Se você pensou em algo e adorou, acredite na sua ideia e vá em frente. Bote fé naquelas histórias que você não consegue tirar da cabeça e coloque-as no papel.

 
3. “E se” é a pergunta mais importante: Ao escrever seu texto, milhões de possibilidades surgirão em sua mente. Os destinos das personagens podem ser escritos e reescritos diversas vezes. Escolha aquele que lhe agrada mais e continue escrevendo.

4. Histórias loucas são normais:
Afinal, na literatura tudo pode acontecer. Seu enredo precisa fazer sentido, mas é válido deixar a imaginação aflorar e explorar algumas maluquices de seu inconsciente.

5. Reescrever faz parte: Mas isto requer paciência. Escrever por si é uma missão difícil, contudo, reescrever pode dar ainda mais trabalho e levar mais tempo do que esperado, portanto, reserve meses para fazer a atividade. E se julgar necessário, reescreva mais uma vez.

 
6. Peça opinião: Selecione algumas pessoas dispostas a ajudar, e peça que leiam seu texto. Elas podem perceber erros que você não tinha notado e informações que estão faltando, o que, de fato, auxiliará o andamento do seu livro.

7. Esteja disposto a receber críticas: Criticar não é prazeroso para ninguém, portanto, se alguém critica é porque essa pessoa dedicou tempo para ler seu texto, acredita em seu trabalho e está disposto a ajudar. Portanto, aceite críticas e, se preciso, mude suas opiniões.

8. Se você odiar seu trabalho, não confie em seu sentimento: Depois de muito tempo dedicado a um projeto, é normal que você enjoe ou até passe a odiar o que escreve. Entretanto, é importante que você lute contra este sentimento e não o deixe vencer. Continue firme e lembre-se do seu objetivo.

 
9. No final, você não saberá resumir seu livro: Quando você chega próximo do fim do túnel, resumir o enredo de seu texto torna-se uma tarefa difícil. Afinal, foram anos dedicados a um projeto que desafiava sua imaginação e fazia você transformar pequenas situações em grandes e complexos momentos. Reverter esse processo, no início, pode ser difícil, mas com o passar do tempo você perceberá que a missão deixará de ser impossível.

10. Terminar é apenas o começo:
Finalizar a história de seu livro significa iniciar uma nova jornada: buscar editoras, revisar, criar arte, mandar para impressão… O processo é demorado e cansativo, mas, com certeza, você ficará plenamente satisfeito ao segurar seu livro em mãos. Lembre-se: por mais que existam dificuldades, não deixe-as serem mais fortes do que você e seus sonhos: siga em frente.

Read More

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena