![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAbywsJrtqIq9K3ovRZtawo7xR87ZGe81n_HY1a4YccE-El1bdVq3rimz6Zts0Z3lp9Pxpv5ppdaakTr54A6SwY67lCegEfAgsL8JxRtlwFMhrM6ArSQltoAyITtOgA4DyFxybmVOuGCJi/s400/imagem_release_758652.jpg)
O gaúcho Menalton Braff, ganhador do prêmio Jabuti e autor de mais de 20 obras, acaba de lançar em eBook o livro Que enchente me carrega?, pela Primavera Editorial.
Que enchente me carrega? traz a história do pequeno-artesão Firmino, um sapateiro que se diz artista e se perde por não aceitar que o mundo lhe rotule, lhe defina.
Das coisas que mais detesto é que alguém me defina. Quanta gente se perde na vida por culpa de uma definição! Chega um sujeito qualquer, sem responsabilidade nenhuma, e inventa os limites, descreve o universo numa frase, bota uma camisa de força num cavalo selvagem. Pronto, fode tudo! Dali pra frente a personagem assume seu pálido papel e quebra a cara na tentativa de um bom desempenho. (p. 10)
Por não aceitar o rótulo de conservador e de ser alguém que precisa se render à realidade que o cerca, Firmino precisa encarar de frente as consequências de suas atitudes: perde tudo aquilo que dá tanto valor: sua mulher e sua razão. Essa transformação vivida pelo protagonista é mostrada na própria escrita de Menalton. Para demonstrar que o personagem perdeu a razão, as últimas sete páginas do livro aparecem sem pontuação.
A obra, publicada pela primeira vez em 2000, esgotou na época da publicação e foi muito elogiada pela crítica.
0 comentários:
Postar um comentário