As vezes é interessante procurar saber de onde um autor tira uma ideia, ou em quem ele se espelha para escrever. Seguir linhas de pensamento de outras pessoas é comum, é a influência.
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
terça-feira, 30 de agosto de 2011
Reparação
de Ian McEwan (Editora Companhia das Letras)
Briony Tallis é uma adolescente (ou pré-adolescente) que no verão de 1935 usa sua imensa criatividade para escrever histórias e peças de teatro, sonhando em ser uma escritora. Por culpa de sua criatividade ela costuma imaginar demais, e é o que acontece quando vê cenas que não consegue entender entre sua irmã Cecília e Robbie, filho da empregada da casa, e uma sucessão de enganos de sua parte e azar de outra levam a algo terrível. Briony é ainda jovem e inocente e não entende que sua capacidade de inventar vai além de histórias bobas, e que suas ações podem ter repercussões que ela nem imagina, que podem mudar e destruir a vida de várias das pessoas envolvidas, mudar suas histórias e atormentá-la por anos. Ela precisa contar sua história para ao menos tentar reparar os seus erros do passado, de menina boba, mas corrigir erros nunca foi uma coisa fácil.
A história é contada de pontos de vista diferentes, e as mesmas cenas tem conotações totalmente diferentes dependendo de quem conta a história. Robbie e Cecília por exemplo se encontram completamente apaixonados um pelo outro, mas não contam a ninguém e nem um ao outro, o que traz um toque a mais de crueldade do autor. McEwan escreve palavras que te levam para longe, que te colocam na pele de um personagem não importando quem ele seja. Cada pessoa de Reparação é uma pessoa real, que viveu e sentiu e teve caracterpisticas únicas, me nego a pensar o contrário. Por essas e outras razões que não cabe enumerar aqui este foi eleito o melhor livro da década. Concordo plenamente.
Reparação nos leva a lugares inimagináveis quando parte do começo na família burguesa em tempos de paz, quando acomeça a Segunda Guerra Mundial e os personagens são também envolvidos no conflito, é possível se ver ali dentro também, no meio de toda morte e podridão, de todo o sofrimento e horros que uma guerra pode causar. O começo do livro pode até ser um pouquinho lento, mas ao entrar no ritmo é quase impossível parar e as fases da história culminam em um final onde é impossível segurar as lágrimas, e em que a decepção toma conta do corpo, e dá vontade de chorar ainda mais por não mudar nada, mesmo sendo ficção.
E se o livro tem este poder magnífico, o filme não fica muito atrás. Dirigido por Joe Wright (mesmo de Orgulho e Preconceito), e estrelado por Keira Knightley e James McAvoy como o casal e Saoirse Ronan e Romola Garai no papel de Briony em duas fases. O elenco maravilhoso, somado a uma direção muito sensível, fotografia espetacular, figurino lindo e esta história arrebatadora, não consigo achar mais adjetivos, mas ficou perfeito.
Tive o azar de assisitr ao filme antes de ler o livro, então não pude evitar certas comparações entre os dois, mas pelo menos posso dizer com certeza que ambos agradam aos olhos e a mente, e fazem refletir por muito tempo nesta história de erros e perdas que é impossível de esquecer, e que sempre vou levar comigo.
Postado por
Paola Severo
às
20:56
6
comentários
Marcadores:
guerra,
literatura inglesa,
livro,
resenha,
romance
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
Release A Abadia de Northanger
Livro: A Abadia de Northanger
Autora: Jane Austen
Editora: L&PM Pocket
Sinopse oficial ainda não foi liberada pela editora, mas eu não pude me conter!
A Abadia de Northanger conta a história de Catherine Morland (que por algum motivo que eu desconheço é a heroína mais odiada de todas que a Austen criou). A narrativa segue um pouco da estética gótica apreciada na época, e Henry Tilney, o galã da história é adorável, assim como sua irmã Miss Tilney são adoráveis.
Parabéns a L&PM pela arte de capa linda dos livros da Jane Austen e por lançar estas maravilhas pelo seu preçinho amigo!
sexta-feira, 26 de agosto de 2011
Música de Sexta - Taylor Swift
Nesta sexta calminha com cara de quinta-feira (rs) vamos ouvir a fofa da Taylor Swift com Love Story. Só pra constar: a música não é lá grandes coisas, mas este vídeo é muito lindo, me lembra alguma coisa tipo Jane Austen que eu não consigo explicar, e tem os vestidos maravilhosos que ela usa! Não sei quem dirigiu, mas a fotografia é demais. Essa música também é trilha do filme Cartas para Julieta.
Caixa de Correio #8
Atrasei esta postagem porque estava esperando algumas coisas chegarem! Tudo veio, então vamos conferir o que tem de bom destes últimos dias!
Recebi da autora Valentine Cirano, parceria do blog dois dos quatro livros que ela já lançou, Chama Imortal e Impacto Fulminante. Logo tem resenha por aqui.
Ganhei no Blog da Geração Editorial em um concurso cultural um exemplar do livro Terror nos Mares, do Clive Cussler e eles enviaram um montão de marcadores lindos junto!
Recebi como cortesia da Editora Novo Conceito dois exemplares do kit de O Céu Está em Todo Lugar, da Jandy Nelson. Como se não bastasse o livro em si ser maravilhoso com uma edição primorosa, capa que parece HC e etc. ainda veio esta caixa lindíssima com caixinha de giz de cera para personalizar. Sério, este foi o kit mais lindo que a NC já fez, palmas pra vocês!
Comprei no Submarino a coleção de quatro volumes de As Brumas de Avalon, da Marion Zimmer Bradley. Já li a série e amei, quando reler faço resenhas!
Ganhei este kit do livro Entre o Amor e a Amizade no blog da Nanie Dias, o Nanie's World. Muito lindo, adorei!
A Gospel for Asia me mandou esta revista (em inglês) sobre os trabalhos da instituição, as fotos são muito lindas.
Recebi este kit de viagem para quem quer conhecer o Tenesse, nos EUA. Vem com uma revista bem recheada de informações e um monte de folders com informações, lugares, atividades, etc.
Veio minha amostra de creme da Elsève que tinha pedido. Mas ainda não testei.
Recebi estes lindos quatro esmaltes da Ana Hickmann, em cores que eu amei. Ganhei em um sorteio bapho do blog Abalando na Moda.
Essa semana era isso!
24ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul
Slogan:
Ler é uma arte
Patrono:
Thiago de Mello
Escritora Homenageada:
Moina Fairon Rech
Período:
De 27 de agosto a 4 de setembro de 2011
Local:
Praça Getúlio Vargas - Centro de Santa Cruz do Sul
Horários de funcionamento:
Segunda a sexta: Das 8h30 às 19h
Sábados: Das 9h às 19h
Domingos: Das 14h às 19h
Realização:
Serviço Social do Comércio - SESC, Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc e Prefeitura Municipal
Patrocínio:
Pioneer Sementes e Unimed VTRP
Apoio Cultural:
Gazeta Grupo de Comunicações, 6ª CRE, Senac Santa Cruz do Sul, Colégio
Marista São Luís, Escola Educar-se, Departamento de Comunicação Social
da Unisc, Samurai Café, Iluminura e Quiosque
Abaixo o folheto com a programação dos dias de feira:
Bolsas para Leitoras! - Olympia Le-tan
Nada mais cult indie, do que as bolsas Olympia Le-tan. Uma grife
francesa que teve a brilhante idéia de fazer bolsas com aspecto de
livros. Alguns com capas moderninhas, inventadas e outros com capas
clássicas...
Natalie Portman e sua bolsinha Lolita Book
O preço de cada bolsa é a bagatela de 1.140 Euros. Preçinho este não muy amigo, né? Vamos combinar! No site também tem outros modelos, algumas com alça, outras maiores, vale a pena conferir. Não é o sonho de toda leitora uma bolsa assim? Ou de alguém que não lê, mas quer um ar intelectual! rs
Pra comprar, ou babar, visite a loja virtual da grife: www.olympialetan.com blog fe
Via: La Isla Bonita
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
Promoção O Nome do Vento [ENCERRADA]
Para alegria geral da nação, hoje começa mais uma promo incríevel aqui no Uma Leitora. Em parceria com a Editora Arqueiro vou sortear um exemplar do livro O Nome do Vento, do Patrick Rothfuss. Dê uma passadinha pela minha resenha para conhecer a história.
REGRINHAS (OBRIGATÓRIAS!)
- Seguir o blog publicamente (é só ter e-mail gmail, hotmail, yahoo ou Twitter);
-Deixar um comentário nesta postagem dizendo: "Eu quero saber O Nome do Vento";
- Ter um endereço de entrega no Brasil;
- Preencher corretamente o formulário.
CHANCES EXTRAS
- Seguir o Twitter @Paola Severo (preencha + uma vez o formulário);
- Seguir o Twitter @editoraarqueiro (preencha + uma vez);
- Comentar a resenha do livro (preencha + uma vez);
- Tweet apenas uma vez por dia (para não virar SPAM) com a frase (+ uma vez a cada tweet):
#PROMOÇÃO Quero saber O Nome do Vento com a @editoraarqueiro e o blog #UmaLeitora http://migre.me/5yUPy
Esta promo começa hoje (dia 25) e termina no dia 30 de Setermbro. O sorteio será feito pelo random.org, e o vencedor (a) terá três dias para responder meu e-mail com seu endereço ou o sorteio será feito de novo. O envio do livro será feito pela própria editora. Cuidado para seguir todas as regras e boa sorte!
O Nome do Vento
de Patrick Rothfuss (Editora Arqueiro)
A primeira coisa que ouvi a respeito de O Nome do Vento foi que era "fantasia, tipo Senhor dos Anéis". É muito difícil para mim, como fã comparar qualquer coisa à SDA, mas parece que fui ultrapassada.
O livro começa com o taberneiro Kote, em seus quase trinta anos em uma cidadezinha pequena, sabemos que ele esconde seu passado dos moradores do lugar, e que seu nome é conhecido em todos os lugares por suas façanhas. Com a chegada do Cronista à cidade, um homem que ouve as histórias de vida das pessoas e as transcreve para o papel, Kote inicia o relato de sua história de vida. Seu nome real é Kvothe, ele nasceu entre artistas itinerantes. Sua paixões são a música de seu alaúde, seu canto, e o estudo da magia. E talvez se envolver em encrencas por ser tão curioso. rs
Sua jornada se desenrola do amor familiar na infância, à sua fase de morador de rua e pedinte mais tarde, seu ingresso na universidade, e as buscas pelo Chandriano, um mistério que deseja resolver, além de sua vontade visceral de conhecer o nome real das coisas e ter poder sobre elas.
Não sei o que eu posso dizer para mostrar o quanto este livro é bom, não sei quais adjetivos usar para provar que ele é maravilhoso. Tenho certeza de que é um futuro clássico, cada pessoa que o tiver nas mãos e começar a leitura vai ficar presa até terminá-lo, é irresistível.
Patrick Rothfuss escreve de uma maneira limpa, nos conta o que queremos saber e mais, sem exageros e sem estragar as surpresas da história, e são muitas. Os personagens são envolventes, e o próprio Kvothe é quase palpável, dá para rir e chorar com os momentos de sua vida, assim como ficar em choque e surpresa. Ler O Nome do Vento foi uma experiência de estar dentro do livro, em um mundo fantástico e estranho, sem tecnologia mas onde o impossível pode acontecer, onde a magia é uma realidade e a honra e a lealdade valem mais do qualquer outra coisa.
A continuação se chamará Wise Man's Fear, algo como O Medo do Sábio em tradução livre. O lançamento no Brasil está previsto para o segundo semestre de 2012, segundo a Editora Arqueiro.
Para saber mais sobre o livro, ter acesso a downloads exclusivos e ler o primeiro capítulo, acesse o hotsite.
Para entrar no clima da história, tem um booktrailer da versão portuguesa:
Postado por
Paola Severo
às
19:34
9
comentários
Marcadores:
fantasia,
literatura americana,
livro,
resenha
segunda-feira, 22 de agosto de 2011
Resultado: Promoção A Última Música! - Novo Sorteio (2)
Tá difícil gente, parece que ninguém quer ganhar o kit maravilhoso que a Editora Novo Conceito cedeu para o sorteio aqui do blog! A primeira vencedora não respondeu meu e-mail, a segunda também não. Mas algo me diz que terceira não vai deixar de responder! Bora sortear de novo?
A vencedora muito sortuda éééé.....
Vamos esperar que seja o último!
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
Música de Sexta - Avril Lavigne
Chegou a sexta-feira! TODOS COMEMORA! Pra engatar um ritmo animado até o domingo de tarde (que é quando você percebe que o final de semana está no fim) vamos ouvir uma musiquinha feliz e bonitinha da Avril Lavigne em sua nova fase chamada What The Hell, a versão é ao vivo, no AOL Live Sessions, e dá pra ver que a voz da Avril melhorou muito!
Jogo da Literatura - Revista Nova Escola
A Revista Nova Escola é precedida por sua reputação, como uma das melhores revistas do país, e grande defensora da literatura em geral. No site da revista está no ar um jogo muito divertido que eles criaram onde você deve adivinhar de qual das opções de livros é a frase em destaque.
Meu resultado:
Até que eu fui bem né? Mas nunca li Macunaíma, então não tinha mesmo como acertar!
Resultado: Promoção A Última Música! - Novo Sorteio
Bom gente, a Ariadne, vencedora do Kit A Última Música do Nicholas Sparks não apareceu, então fiz o sorteio novamente. Lembrando de agradecer à Editora Novo Conceito, por ceder este kit lindo, para que eu possa presentear vocês que vem até aqui me visitar e ler as minhas resenhas.
A vencedora desta vez é a:
Não ganhou? Não fique triste, logo logo tem muito mais promos pra você participar!
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
Release Aprendi com Jane Austen
Livro: Aprendi com Jane Austen: Como seis romances me ensinaram sobre amor, amizade e as coisas que realmente importam
Autor: William Deresiewick
Editora: Rocco
William Deresiewicz tinha 26 anos quando conheceu a mulher que mudaria
sua vida. E, para ele, pouco importava que ela tivesse morrido quase
200 anos atrás. A verdade é que até aquela época, o então estudante de
pós-graduação, habituado à leitura de James Joyce e Joseph Conrad,
nunca havia desejado ler Jane Austen, o que veio a acontecer meio por
acaso e até contra sua vontade. O resultado, porém, não poderia ter
sido mais revolucionário. Os romances da escritora inglesa que viveu
entre 1775 e 1817, como pontua Deresiewicz, iriam ensinar-lhe tudo o
que viria a saber a respeito do que realmente é importante na vida.
Em Aprendi com Jane Austen, Deresiewicz leva o leitor pelo caminho
percorrido ao longo dos anos em que escreveu sua dissertação para a
conclusão da pós-graduação em literatura, anos durante os quais foi se
envolvendo cada vez mais com Jane Austen. Inicialmente, de forma
impaciente e desconfiada; depois, entregando-se às histórias contadas
por aquela que é considerada uma das mais importantes escritoras de
língua inglesa de todos os tempos. Simultaneamente, narra momentos
marcantes em sua própria vida a partir da leitura de Austen.
Deresiewicz dedica um capítulo a cada uma das seis obras de Jane
Austen. Os livros não são ordenados de forma cronológica, mas de acordo
com a ordem das leituras realizadas pelo autor, assim como pelas
descobertas feitas por ele ao longo do caminho.
Emma é a primeira obra a ser esmiuçada. Dessa leitura, tira indicações
sobre como encarar de maneira mais produtiva o cotidiano. Em seguida,
comenta de forma detalhada o clássico Orgulho e preconceito, analisando
o comportamento dos famosos protagonistas, Elizabeth Bennet e Mr.
Darcy. Entre a análise literária e observações pessoais, Deresiewicz
divide com o leitor as transformações pelas quais foram passando seu
pensamento, leitura após leitura.
O contato com seu orientador nada convencional e a leitura de A abadia
de Northhanger revelam-se um aprendizado e tanto. Já a importância de
ser autêntico é percebida ao ler Mansfield Park. A essa altura,
Deresiewicz já está encantado com Jane Austen. Há, porém, ainda muito a
ser aprendido, o que se confirma com a leitura de outros dois
conhecidos livros da escritora inglesa: Persuasão e Razão e
sensibilidade.
Depois desse mergulho no universo de Jane Austen, Deresiewicz não seria
mais o mesmo, tampouco sua vida e seu modo de agir diante do mundo. É
parte disso que ele procura passar para quem deseja tirar melhor
proveito de suas experiências de vida, ou simplesmente descobrir a
literatura de Jane Austen, fonte inesgotável de encantamento geração
após geração. Não é à toa que a autora permanece entre as preferidas
dos jovens e sua obra segue inspirando múltiplas releituras e
adaptações, de filmes a histórias em quadrinhos.
Sei que esse release foi maior do que os releases normalmente são, mas não tive coragem de cortar nada, achei tudo importante!
Lolita
de Vladimir Nabokov (Editora Publicações RBS)
Para mim, um livro muito difícil de resenhar. Ganhei um exemplar (com essa capa ali do lado) e não tinha lido, quando surgiu um trabalho da faculdade, e da lista de livros possíveis escolhi Lolita. Acho que os clássicos merecem ser lidos independente de gostarmos ou não da narrativa, no meu caso não gostei.
Humbert Humbert é um professor europeu que se muda para os EUA depois de muitas decepções (inclusive amorosas), e aluga um quarto na casa da Sra. Haze, mãe de Dolores, Lola ou Lolita. A menina, uma pré-adolescente logo desperta o interesse de Humbert. Sobre o personagem principal e narrador não cabe dizer mais nada exceto que ele é DOENTE. Suas fantasias, mentiras e maquinações são perversas e perturbadoras, uma das melhores construções de um caráter de personagem que já li na vida, este é um grande mérito de Nabokov. Humbert foi muito bem desenvolvido e apresentado no texto, e é impossível não sentir nojo e raiva dele na maior parte do tempo. Não acho que os livros devam causar apenas sensações boas: como toda arte eles devem mudar alguma coisa em nosso ser, nos atingir de alguma maneira.
Lolita não é um livro ruim, pelo contrário, não é um clássico a toa e todas as polêmicas que causou até hoje são muito bem fundamentadas, só que eu não gostei, e não recomendo. Vale a pena ler talvez para entender um sentimento, vemos tantas notícias sobre pedofilia que não conseguimos entender, e o livro ajuda a compreender algumas coisas. Clássico é clássico, até para entender as referências a ele, mas mesmo sendo poderoso na maneira de chocar e extremamente psicológico, acredito que para poucos seja uma leitura prazerosa.
Rede Social de Leitores: Estante Virtual
Segundo o site, reunindo virtualmente os acervos de
1.907 sebos e livreiros, de 330 cidades,
a Estante Virtual é a sua chance de encontrar sempre o livro que você procura.
E por um preço que você pode pagar! Chega de bater pernas atrás de livros que
você nunca acha, chega de levar para casa um livro que não era exatamente aquele
que você queria. E não é só! Todos os leitores cadastrados têm à disposição sua
própria estante virtual, para vender livros do seu acervo pessoal para uma
comunidade com milhares de leitores de todo o Brasil e de
diversos outros países.
No site, você pode fazer um cadastro de usuário e comprar livros de qualquer sebo que esteja cadastrado. A busca pelos livros é bem eficaz, e prestando bastante atenção nas caracterpisticas e edição do livro e nas qualificações no vendedor não tem erro. Já comprei dois livros de sebos diferentes, por um preço muito bom, e frete muito barato. Os livros chegaram rápido, não tive problemas pois eles estavam exatamente como descritos no site. É uma boa dica se você precisa de um livro que custa muito dinheiro do qual não pode dispor, ou se procura livros sem edição recente, e não é raro encontrar livros novos também por um preço bom. Muita gente tem pena de gastar em livros que já leu, por exemplo, mas que gostariam de ter para guardar, então vale a pena usar este ótimo serviço online brasileiro.
A página
Para conhecer a Estante Virtual
Para seguir no Twitter
Para conferir o Blog
Comunicado de J.K. Rowling sobre o Pottermore
A escritora britânica J.K. Rowling autora da série Harry Potter, fez uma vídeo para anunciar seu novo projeto, o site Pottermore, envolvido por segredos ainda e só se sabe que será um lugar com muitas novidades sobre a série onde os fãs poderão compartilhar suas experiências. Harry Potter é um fenômeno literário sem precedentes, vendeu milhares de cópias e faz sua autora umas das pessoas mais ricas da Grã Bretanha, e J.K. quer retribuir todo este amor que vem recebendo dos fãs há treze anos. O vídeo não tem legendas, mas vale a pena assistir mesmo que você não entenda inglês, para ver a arte linda que foi feita com livros recortados, em um stpo motion com figuras que lembram personagens e elementos da saga do bruxinho.
terça-feira, 16 de agosto de 2011
Ela Disse, Ele Disse
de Thalita Rebouças (Editora Rocco)
No livro conhecmos Rosa e Leo, a história é contada pelo ponto de vista dos dois alternadamente. Ambos estão em seu primeiro dia em uma nova escola, Rosa chegou e se sentou sozinha no canto, Leo chega senta com ela e puxa uma conversa. E assim começa uma amizade, mas onde cada um tem suas interpretações do que o outro faz, e logo eles começam a se gostar (a despeito de outras colegas invejosas). O livro fala sobre as relações entre meninos e meninas na adolescencia e suas relações com os pais, quando se deve seguir as regras, e outros assuntos de colégio como bulling e discussões com colegas.
Thalita consegue escrever sobre assuntos sérios e contemporâneos de uma maneira divertidíssima, quando terminei a leitura meu pai veio me perguntar do que estava rindo tanto, e contei que era de um livro. Sério, esse foi um dos melhores livros que li este ano, e sem dúvidas o melhor da Thalita que já li, a escrita é fluida mas consistente, e a história tem reviravoltas que não te deixam largar o livro. Os personagens principais são super carismáticos e é muito fácil entender os dilemas pelos quais estão passando, pois são fases que já ultrapassamos. Outro ponto positivo é que o Leo conta a maior parte da história, então os meninos vão de identificar mais do que com os outros dela, todos focados em meninas.
Se pretendem ler, prestem atenção na empregada da casa do Leo (essa me fez chorar de tanto rir) e na Ludmilla (não vou contar quem é - rs).
Para se divertir, dar muita risada, e adorar uma história agradável de uma autora maravilhosa.
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
Resultado: Promoção A Última Música!
Hoje, dia 15 era o prazo para o sorteio do kit maravilhoso do livro A última Música do Nicholas Sparks, mas vamos parar de enrolar e vamos ao resultado!
E a vencedora é:
Já enviei o e-mail para a vencedora que tem três dias para responder!
Não ganhou? Não fique triste, participe da Promo de O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford!
sexta-feira, 12 de agosto de 2011
Música de Sexta - Leona Lewis
Para embalar a sexta-feira vamos ouvir a voz maravilhosa da Leona Lewis cantando Happy, ao vivo no EMA (Europe Music Awards) de 2009. Tem legenda para acompanhar a letra que também é muito bonita.
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
Promoção O Assassinato de Jesse James [ENCERRADA]
Oi pessoal! Mais uma promoção em parceria com a Editora Novo Conceito, desta vez valendo um exemplar do livro O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford, do Ron Hansen, com capa do filme. A promoção começa hoje e termina no dia 14 de Setembro, e o sorteio será feito pelo random.org. Para particpar é só seguir todas as regrinhas abaixo:
REGRINHAS
- Seguir o blog publicamente (é só ter e-mail gmail, hotmail, yahoo ou Twitter);
- Ter um endereço de entrega no Brasil;
- Preencher corretamente o formulário.
CHANCES EXTRAS
- Seguir o Twitter @Paola Severo (preencha + uma vez o formulário)
- Seguir o Twitter @novo_conceito (preencha + uma vez)
- Comentar a resenha do livro (preencha + uma vez)
- Tweet apenas uma vez por dia com a frase (+ uma vez a cada tweet):
Quer ganhar o livro "O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford"? @novo_conceito e #UmaLeitora sorteiam! http://migre.me/5tzt1
Cuidem para seguir as regrinhas e vencer se você for sorteado, entradas duplas serão deletadas assim como entradas que não seguirem as regras. O vencedor terá três dias para responder meu
e-mail. Caso contrário novo sorteio será feito.
Boa Sorte!
O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford
de Ron Hansen (Editora Novo Conceito)
O título é tão grande que conta a história do livro, alguns diriam que é spoiler, mas ninguém pode me culpar se foi o autor quem decidiu assim. E convenhamos, ele deve ter tido um bom motivo, porque absolutamente NÃO é spoiler, o livro é muito mais. É fruto de uma extensa pesquisa sobre as vidas de Jesse James, Robert Ford e todos os personagens relevantes, as datas, e locais são históricos, mas os sentimentos e diálogos são ficcionais. As linhas de realidade e invenção estão tão intrincadas que há momentos em que parei me perguntei se será que ele tinha dito aquilo mesmo?
Jesse James se tornou ainda jovem o criminoso mais procurado dos EUA na segunda metade do século XIX, sua gangue (que teve duas formações principais) assaltava trens, e bancos roubando as pessoas que estivessem presentes, acumulando fortunas. O próprio Jesse James afirmava ter cometido 17 assassinatos, mas dizia que todos mereceram. Com 34 anos Jesse está casado com Zee sua prima, e já tem um casal de filhos, qaundo Robert Ford, apresentado a Jesse por seu irmão Charley Ford entra para o grupo de assaltantes. Robert tem uma personalidade incomum, foi bem criado e desde criança nutriu uma adoração por Jesse James, com livros e recortes de jornais. Ele se divide entre um sentimento de querer estar ao lado do bandido, e de substituí-lo, ultrapassá-lo. A recompensa para aquele que capturar James vivo ou morto é uma das maiores pagas na época, e a ambição faz com que centenas vivam à sua caça.
O filme baseado no livro é de 2007 e foi dirigido por Andrew Dominik e estrelado por Brad Pitt e Casey Affleck nos papéis dos protagonistas. Como o livro foi lançado no Brasil na mesma época tem a capa do filme, com a foto dos atores. Ainda não assisti mas me parece ser bem fiel ao livro, e as fisionomias dos atores principais lembram os personagens reais.
Ron Hansen escreve com uma base muito sólida de pesquisa, mas de uma maneira bastante litarária. Sua ficção histórica oscila entre o western clássico, o drama e o suspense. Pedi à Editora Novo Conceito que me mandasse este livro por que a história me interessou e não me arrependi, é um livro muito bom e que por incrível que pareça, mesmo que o título conte o que acontece traz muitas surpresas.
Trailer:
Postado por
Paola Severo
às
20:04
7
comentários
Marcadores:
biografia,
literatura americana,
livro,
resenha
quarta-feira, 10 de agosto de 2011
Uma Escolha Difícil
de Cathy Hopkins (Editora V&R)
Comecei o livro meio perdida, porque este é o segundo da série Cinnamon Girl, mas logo consegui entrar na história. India Jane é uma garota inglesa normal, ou quase, ela tem amigas divertidas e sempre teve apenas uma certeza, a de que Joe seria um namorado perfeito para ela, mas não está dando exatamente certo entre eles. Então quando ele desencana do relacionamento deles, ela combina com as amigas que todas elas devem estar com alguém até o Natal, mas não qualquer um, tem que ser um garoto legal, um bom namorado. Parece que está dando certo para suas amigas mas ela ainda não encontrou ninguém. Acontece que quando ela conhece alguém logo em seguida acha outro alguém, e Joe começa a mostrar sentimentos por ela. E como ela vai escolher entre três garotos que seriam ótimos namorados?
A história é muito divertida, e Cathy escreve da maneira que uma adolescente gostaria de ler. É um livro curto, mas muito bom. Não conhecia a autora, mas gostei muito, só é um pouco difícil achar essa edição da série. Quero ler os outros, porque India é uma garota tão diferente, mas com quem é possível criar identificação. Recomendo!
Postado por
Paola Severo
às
22:25
3
comentários
Marcadores:
literatura inglesa,
livro,
resenha,
romance
Parceria com a autora Valentine Cirano
Oi pessoal, venho apresentar para vocês mais uma autora que se tornou parceira do Uma Leitora, é a Valentine Cirano. Entrei em contato com ela por e-mail, firmei a parceria e logo tem entrevista resenha de alguns dos livros dela.
Valentine Cirano Vieira é natural da cidade do Rio de
Janeiro, formada em inglês pelo curso Brasas. Viveu nos Estados
Unidos por 5 anos. Retornou ao Brasil após esse período e desde então tem trabalhado como professora de inglês em vários cursos.
Ela escreve desde 15 anos, mas somente agora, aos 36 anos, resolveu publicar suas obras para que cada vez mais pessoas possam ser beneficiadas por seus trabalhos, que vão desde contos, literatura infanto-juvenil, crônicas, poemas e romance.
Atualmente ela já publicou quatro livros e já participou de vários concursos literários.
Ela escreve desde 15 anos, mas somente agora, aos 36 anos, resolveu publicar suas obras para que cada vez mais pessoas possam ser beneficiadas por seus trabalhos, que vão desde contos, literatura infanto-juvenil, crônicas, poemas e romance.
Atualmente ela já publicou quatro livros e já participou de vários concursos literários.
Seus livros:
terça-feira, 9 de agosto de 2011
Caixa de Correio #7
Semana passou passou voando! Várias coisinhas chegaram para mim, e eu mostro para vocês nesta coluna que não tem dia nem hora para aparecer!
Em pilha
O Nome do Vento, do Patrick Rothfuss cortesia da editora Arqueiro, logo tem resenha e promo!
Não Sou este Tipo de Garota, da Siobhan Vivian, cortesia na Editora Novo Conceito, um kit lindo com marcador de bonequinha, card que brilha e esta caixa mais linda do mundo. Em breve resenha e mais uma promoção!
Comprei A Menina Que Não Sabia Ler, um livro que sempre tive vontade de ler. E Marley e Eu, que já li, mas queria ter um exemplar.
Recebi o livro No Longer a Slumdog, de K.P. Yohannah, que foi enviado de graça pela organização filantrópica e religiosa Gospel for Asia. Para solicitar o livro clique no link e preencha o formulário disponibilizado no site da
instituição. O site tem a opção de envio para o Brasil. O livro mostra histórias
fascinantes de crianças asiáticas e a transformação em suas vidas através da religião. Tenha consciência, só peça se for fluente em inglês e se interessar por este tipo de leitura. http://migre.me/5sycv
Ganhei um sorteio no blog Dicas de Livros, da Paula Tictic (faz uma visita pra conhecer!). Veio um kit com dois marcadores, o livro Aventuras na Escuridão, do Tom Sullivan e dvd do filme À Primeira Vista. Muito obrigada flor, adorei!
Por ser uma das top comentaristas do blog Nanie's World ganhei um kit de marcadores lindão. Obrigada Nanie!
Recebi este kit de uma autora americana chamada Brandilyn Collins, mas o carteiro conseguiu jogar no pátio em um dia de chuva e o resultado foram bookplates autografados totalmente destruídos, e marcadores novos que parecem velhos e usados.
Recebi um mapa da Cornuália (quem leu As Brumas de Avalon conhece!), que no verso tem várias dicas de lugares para conhecer naquela parte da Inglaterra, entre lugares históricos, hotéis e atrações culturais.
Para mim era isso, e vocês receberam muita coisa?
Assinar:
Postagens (Atom)