quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O Nome do Vento

de Patrick Rothfuss (Editora Arqueiro)

A primeira coisa que ouvi a respeito de O Nome do Vento foi que era "fantasia, tipo Senhor dos Anéis". É muito difícil para mim, como fã comparar qualquer coisa à SDA, mas parece que fui ultrapassada.
O livro começa com o taberneiro Kote, em seus quase trinta anos em uma cidadezinha pequena, sabemos que ele esconde seu passado dos moradores do lugar, e que seu nome é conhecido em todos os lugares por suas façanhas. Com a chegada do Cronista à cidade, um homem que ouve as histórias de vida das pessoas e as transcreve para o papel, Kote inicia o relato de sua história de vida. Seu nome real é Kvothe, ele nasceu entre artistas itinerantes. Sua paixões são a música de seu alaúde, seu canto, e o estudo da magia. E talvez se envolver em encrencas por ser tão curioso. rs 
Sua jornada se desenrola do amor familiar na infância, à sua fase de morador de rua e pedinte mais tarde, seu ingresso na universidade, e as buscas pelo Chandriano, um mistério que deseja resolver, além de sua vontade visceral de conhecer o nome real das coisas e ter poder sobre elas.
Não sei o que eu posso dizer para mostrar o quanto este livro é bom,  não sei quais adjetivos usar para provar que ele é maravilhoso. Tenho certeza de que é um futuro clássico, cada pessoa que o tiver nas mãos e começar a leitura vai ficar presa até terminá-lo, é irresistível. 
Patrick Rothfuss escreve de uma maneira limpa, nos conta o que queremos saber e mais, sem exageros e sem estragar as surpresas da história, e são muitas. Os personagens são envolventes, e o próprio Kvothe é quase palpável, dá para rir e chorar com os momentos de sua vida, assim como ficar em choque e surpresa. Ler O Nome do Vento foi uma experiência de estar dentro do livro, em um mundo fantástico e estranho, sem tecnologia mas onde o impossível pode acontecer, onde a magia é uma realidade e a honra e a lealdade valem mais do qualquer outra coisa.
A continuação se chamará Wise Man's Fear, algo como O Medo do Sábio em tradução livre.  O lançamento no Brasil está previsto para o segundo semestre de 2012, segundo a Editora Arqueiro.

Para saber mais sobre o livro, ter acesso a downloads exclusivos e ler o primeiro capítulo, acesse o hotsite.

Para entrar no clima da história, tem um booktrailer da versão portuguesa:

9 comentários:

Elisandra Eccher de Andrade disse...

Nossa to enlouquecida para ler esse livro, e depois da sua resenha só posso confirmar que quero muito ter ele, nossa e para você dizer que ele poderá se tornar um clássico deve ser bom mesmo....\o/....beijokas elis!!!
A Magia Real

Marckson disse...

Tenho que ler esse livro. Bom resumo.

Karol Oliveira disse...

Ansiosa para lê-lo, parece ser muito bom.

Ka disse...

Oi Paola! :D
Já ouvi falar um pouco desse livro, a história parece ser bem legal! Já tinha vontade de lê-lo, e após sua resenha a vontade só fez aumentar!
Eu não sabia que vai ter um segundo livro, me empolguei mais ainda! ^^

Bjuu'

Rég15 disse...

Achei mto bom, a parte negativa é ser a demora para lançamento do 2.
O melhor livro q já li.

Anônimo disse...

Não gostei de ler essa resenha, agora tô curioso para ler o livro,cara,parece show de bola!lei-lo- ei-lo-lhe!

Eu disse...

Não sei se é pela história ou é pela quantidade de páginas que esse livro possui, mas eu quero lê-lo também!!!
Heheh, adoro livros grandões! *-*

Lucia Marina disse...

Oi!

Outro dia, sapeando a Saraiva.com, esse livro aparece. Eu estava logada e a Saraiva sugere livros de acordo com seu histórico de compras/buscas. Fiquei doida! É exatamente do que gosto! O único problema é que ainda não apareceu uma promoção dele, tão carinho!
Enfim, adorei a resenha, só me deixou com vontade de comprar ele agora! Achei super interessante esse mote do nome real das coisas, já li isso em outro livro, não lembro qual.

Bjos!

Unknown disse...

Deve ser muito bom...Magia misterio preciso ler esse livro quero descobrir o nome do vento '----'

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena