segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Mentes Perigosas - O Psicopata Mora ao Lado

de Ana Beatriz Barbosa Silva (Editora Fontanar)


Este é um tipo de livro obrigatório para se viver em sociedade. Acho que autora acertou no assunto e em sua abordagem dele, já que a maioria das pessoas se interessa em saber mais sobre os psicopatas e o os riscos que corremos ao nos relacionarmos com eles, mas esta é geralmente uma leitura cansativa e cheia de termos técnicos, que não nos agrada, não é o caso desta.
O tema é fascinante, além de necessário e Ana Beatriz soube conduzir com muita clareza, de forma objetiva, bem elucidativa mesmo. No livro a psiquiatra também analisa alguns casos, conhecidos e desconhecidos do público, em que o criminoso tem as características de um psicopata, mas avisa que somente um exame mais minucioso, claro, poderia confirmar isso. Ela usa esses casos como um exemplo do que um psicopata pode fazer para se tentar satisfazer suas vontades, doa a quem doer.
Todo o livro é de fácil compreensão, e as expressões são simples, para nos explicar o real impacto que um psicopata pode causar. As pessoas que carregam este distúrbio não estão apenas atrás das celas, esta é a verdade principal revelada neste livro, nem todo psicopata é um assassino, um serial killer. A grande maioria deles está aqui, vivendo normalmente, comprando cafezinho, pegando ônibus, na fila do banco. E não temos nem ideia de que existam pessoas tão frias e insensíveis por aí, mentindo, enganando, aplicando golpes, caçando em sociedade.
É assustador descobrir que estas pessoas tão doentes possam estar perto da gente, trabalhando na mesma empresa, por exemplo. A autora, além de exemplificar com casos reais todas as situações em que os psicopatas podem nos afetar, deixa uma lista de defesa explicando como agir ao ser forçado a conviver com um destes seres humanos sem consciência.
No geral achei o livro muito bom, com muita informação verídica e realmente útil (algo raro nestes dias), e de uma simplicidade espantosa. De qualquer modo, um grande livro.

2 comentários:

Glaucia disse...

É realmente, da medo, pensar que pessoas assim podem estar perto de nós. =|
Enfim, bom post. \o

Paola Severo disse...

Podem estar fazendo comentário nos eu blog por exemplo. Né Glaucia? ahushaushuashas Obrigada!

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena