Voltando da minha pausa venho resenhar este livro que me surpreendeu muito, principalmente porque não sabia nada sobre ele quando comecei a leitura. A autora é Porto alegrense, o que me fez reconhecer que (obrigado senhor!) ultimamente estão vindo vários lançamentos de autores gaúchos, como por exemplo, o Silêncio em Siena, do Flávio Wild.
A autora parece conhecer bem o mundinho das socialites de Porto Alegre onde o livro é ambientado. No enredo somos apresentados à Bia Tognazzi, uma das mais conhecidas patricinhas da capital gaúcha. Sempre nas colunas sociais, vestindo grifes e pertencente a uma família tradicional - e milionária - ela faz o que bem entende, tem todos os homens aos seus pés mas acha que nenhum deles é bom o suficiente.
Apesar de todo o luxo e glamour Bia se parece bem mais com a plebe que abomina do que gostaria de admitir. É preconceituosa, ambiciosa, faz tudo o que pode e o que parece não poder também para chegar aos seus objetivos, mesmo que para isso tenha que partir corações, chantagear, enganar e até mesmo começar a matar. Isso mesmo, descendo do salto, ela se envolve em crimes sem evidências, onde todas as provas estão no fundo do rio Guaíba.
Ana Cristina é inteligentíssima, tem um humor refinado e nem sempre escancarado, mas mesmo assim é possível dar boas risadas com a trama. Moinhos de Sangue é um livro que mostra as futilidades da vida em sociedade, e os preconceitos que todos nós carregamos, de uma forma discreta, mas com humor. O relacionamento de Bia com Ualdisnei, o filho da empregada que se tornou delegado, é um exemplo muito bom disto, ela, uma mulher rica, jamais poderia se envolver com alguém de classe inferior, mas ambos nutrem uma paixão um pelo outro, mesmo que Bia tente esconder. É engraçado ainda ficar abismado com as atitudes que a personagem decide tomar, mas que para ela fazem todo o sentido do mundo.
Este é definitivamente um livro muito bom, para ricos e pobres não importa o nível.
Para conferir a entrevista que fiz com a autora, clique aqui.
0 comentários:
Postar um comentário