terça-feira, 14 de abril de 2015

Jardim Secreto

de Johanna Basford (Editora Sextante)

Um Livro de Colorir e Caça ao Tesouro Antiestresse? Mas quem pensaria em algo assim? A resposta é a autora escocesa Johanna Basford, que após ficar desempregada começou a fazer seus próprios desenhos e recentemente se tornou uma das autoras best-seller no mundo. A proposta é simples, um livro cheio de desenhos em branco ou incompletos para que o “leitor” de qualquer idade possa pintá-lo, completar as lacunas além de encontrar os insetos e objetos escondidos. 
 

Depois da moda dos livros diário, para escrever, as pessoas já se mostram mais receptivas a comprar um livro no qual não vão apenas ler, mas também interagir. Quando a proposta surgiu já chamou minha atenção, e mesmo não sendo uma grande desenhista ou pintora me diverti muito colorindo as páginas.
 

A edição brasileira de Editora Sextante ficou muito caprichada, a capa tem uma camada de verniz que realçou as cores, e as páginas internas são de material propício à pintura. Os desenhos de Johanna são um primor. A ilustradora gosta dos temas da natureza, como árvores, flores, plantas, pássaros entre outros, e prima pela simetria e pelos detalhes. Tanto que alguns desenhos parecem detalhados demais para pintar!

Eu usei os lápis que vieram no presskit da editora, mas também usei meus antigos lápis de cor da época da escola, usei alguns aquareláveis, e tentei canetinha (hidrocor) também. O resultado ficou legal, e a tinta não passou para o outro lado, mas não fica tão bonito quanto a página feita com lápis de cor. Vale a pena quando os detalhes são muito pequenos e você está com preguiça, só para testar. Tem gente usando outros tipos de tinta, giz pastel, crayon, etc. Vale o que você estiver disposto a usar!
 



Pessoalmente achei muito relaxante perder alguns minutos por dia pintando, por que e uma atividade que lembra a infância, além de ser artística e usar da nossa criatividade (tão pouco explorada nos dias de hoje). Eu gosto de pegar meu exemplar de Jardim Secreto quando estou estressada com a vida, soterrada pelo trabalho e pelas tarefas da faculdade e mesmo 15 minutos colorindo uma de suas páginas já tem um efeito surpreendente.
 
 
Talvez por que você fica pintando, e por alguns instantes não precisa pensar nos problemas, o que é existe é apenas você e aquela folha de papel em branco e que precisa de cor, e o tempo passa rápido demais, quando ver a página já está pronta! Eu recomendo para todas as pessoas que já tenham uma inclinação artística, e para qualquer um que goste de livros de colorir, por que você certamente vai adorar!

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena