quarta-feira, 1 de abril de 2015

O Mágico de Oz

de L. Frank Baum (Editora Leya)

Um dos contos de fadas mais clássicos do século XX, o livro conta a história da menina Dorothy, que vive de forma simplória no estado americano do Kansas. Seus tios só pensam em trabalhar, e em como viver um dia após o outro, fixados demais na realidade dura para sonhar. A única alegria da garotinha é a companhia de seu cachorro Totó.

Tudo muda no dia em que um ciclone atinge a fazenda da família e leva Dorothy e Totó na casa de madeira para uma terra distante, chamada Oz, cheia de belos lugares e estranhas criaturas. E ao chegar lá, a menina descobre que sua casa caiu em cima de uma terrível personagem: a Bruxa Má do Leste. Tudo que ela quer é voltar para sua fazenda, e para a companhia dos tios, mas para tanto é preciso viajar para a Cidade das Esmeraldas, capital do reino onde vive o Grande Oz, um mago poderoso que com seu poder deve ajudar Dorothy e Totó a retornar.


No caminho, os dois encontram outros personagens que precisam de ajuda, o espantalho que não tinha cérebro, o homem de lata que não tinha coração e o leão sem coragem. A comitiva segue então pela estrada de tijolos amarelos, e pela floresta, mas tudo pode dar errado quando a Bruxa Má do Oeste aparece no quadro, para vingar a morte de sua irmã.



Adorei a história de Lyman Frank Baum, e tive a sorte de não ter assistido o filme ainda, mesmo que tenho recebido um milhão de referências á história em outros locais. A edição da Leya/ Barba Nega é impecável, com uma capa super trabalhada e impressa em papéis diferenciados. As ilustrações originais do autor são um complemento muito agradável à narrativa.



O livro tem uma história encantadora, e não é à toa que vem encantando gerações há mais de 100 anos. Dorothy é uma personagem tão pura, e com um coração tão bom e ingênuo que é impossível não se apaixonar por ela. Da mesma maneira, seus companheiros de viagem são todos muito inocentes, o que confere ao enredo uma beleza infantil. 
Mas não se engane, este não é um livro só para crianças. Pessoas de todas as idades podem tirar proveito do conto fantástico de Dorothy na terra de Oz, se encantando com sua qualidade onírica de personagens incomuns, seres surpreendentes e lugares novos. Tudo parece um sonho, e você quase deseja que a menina não possa voltar ao Kansas, apenas para que ele não termine.

O livro clássico foi transformado em filme musical por Victor Fleming em 1939, estrelado por Judy Garland. Confira: 

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena