quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Consultor treinado pelo Serviço de Inteligência israelense lança guia para o mundo dos negócios

Daniel Schnaider, consultor em inovação e estruturação de negócios, nasceu no Rio de Janeiro, mas morou em Israel desde cedo. Lá, com apenas 14 anos criou uma das primeiras plataformas de comércio eletrônico do mundo, o Quantum. Interessado em computação desde novo, ele também inventou o Shopping, um aplicativo de comércio online que podia ser utilizado por qualquer tipo de loja. Ferramenta que colaborou, inclusive com o crescimento de gigantes do mercado, como a Pizza Hut.

O brasileiro se juntou às Forças Especiais do Exército israelense e foi recrutado para a Unidade de Inteligência em 1996, onde participou de inúmeros projetos ultrassecretos fundamentais para a segurança nacional. Crucial para a carreira que hoje tem estabelecida no mundo corporativo, Schnaider foi preparado para resolver os desafios mais complexos e urgentes de uma nação em constante perigo existencial, por meio de um meticuloso treinamento.

No tempo em que ele esteve na Unidade de Inteligência, uma das aptidões identificadas por seus avaliadores, foi sua capacidade de liderança, que iam desde a organização de um grupo eficaz, até o domínio de simplificar problemas complexos. Essa facilidade de explicar e ensinar é trazida pelo escritor em sua obra Pense com calma, aja rápido.

Depois de completar os estudos regulares, ingressei, no serviço militar. Para entender um pouco da cultura de Israel, quando se contrata alguém, não se analisa o currículo, qual universidade cursou ou as experiências profissionais. Leva-se em conta a atuação dessa pessoas no Exército. Acontece que eles são tão rígidos nos processos seletivos e nos treinamentos que as empresas confiam mais na instituição militar do que nas faculdades na hora de selecionar um candidato. Muito diferente de como acontece no Brasil, não fui para um quartel aprender a bater continência. Ingressei em uma unidade de elite do Serviço de Inteligência do Exército israelense, um posto disputado por mais de cem mil pessoas e para o qual não mais do que cem candidatos conseguiam ser selecionados. Página 16

O autor demonstra de forma simples o método de gestão avançada para lidar com inimigos, desenvolvida durante 70 anos pelo Exército de Israel, aplicada ao universo dos negócios. Schnaider ajustou muitas dessas metodologias em suas consultorias e assim participou do processo de transformação de dezenas de empresas, ONGs e órgãos governamentais.

Filho de Matheus Schnaider, desenvolvedor do primeiro modelo de geladeira que não congela (frost free) e ex-vice-presidente executivo do Banco Desenvolvimento (BD) e do Banco do Estado do Rio (BANERJ), Daniel nasceu com o empreendedorismo no sangue, desde cedo tem prazer em estudar e desenvolver.

Mas eu não me limitava a ficar com a cara enfiada nos livros e brincando no computador o dia todo; eu realmente me engajava nos meus próprios projetos. Pode-se dizer que, aos treze anos, eu já era um empreendedor. Aliás, essa é uma das maiores heranças do meu pai: ele despertou em mim o dom para o mundo dos negócios.. Desde cedo fui preparado para isso. Quando eu tinha apenas doze anos, meu pai me colocou em contato com um empresário carioca chamado Ary Duriez, para que eu pudesse ajudá-lo a montar uma das primeiras lojas de aluguel de jogos. Página 15 – Daniel Schnaider – Pense com calma, aja rápido

O livro é composto por seis capítulos Os Fundamentos; Ferramentas; Ecossistema, Departamentos, Estratégia e Decisões de Impacto. Em cada uma destas divisões, o leitor vai encontrar orientações práticas e detalhadas, o verdadeiro passo a passo para uma empresa ser bem estruturada, organizada e inovadora. Por exemplo, no capítulo Ferramentas, o autor frisa a importância do diagnóstico, principalmente nos momentos de crise, em que é preciso analisar o ambiente e pensar antes de agir. Segundo Schnaider, assim como na medicina, o gestor de um negócio utiliza uma série de testes para detectar as deficiências da empresa, o que leva ao seu desenvolvimento.

Entre as grandes dicas de Schnaider, no capítulo Ecossistema, ele também mostra que investidores nem sempre são a melhor saída para um empreendimento que precisa de dinheiro urgentemente, há outras alternativas a serem exploradas. Além disso, ter um modelo de negócio inovador não é garantia de sucesso, é necessário ouvir o público diretamente. Para o consultor, essa é uma lição que até as grandes corporações precisam aprender com as startups, que de forma eficaz têm inovado a interação entre público e produto.

O conteúdo de Pense com calma, aja rápido é fruto de 20 anos de experiências de Daniel Schnaider e é fundamental no cenário de empresas que têm a necessidade de crescer rapidamente, ao mesmo tempo que precisam lutar pela sobrevivência no mercado. O desafio de equilibrar agilidade e qualidade em um ambiente competitivo pode ser vencido com as técnicas apresentadas por Daniel Schnaider.

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