Considerado o jornalista brasileiro do século, Hamilton Ribeiro que recebeu sete (SETE) prêmios Esso, não o recebeu por esta reportagem, que na publicação da revista Realidade se chamou "Eu estive na guerra". Como correspondente de Realidade na Guerra do Vietnã, Ribeiro começou sua matéria escrevendo uma espécie de diário de viagem, que é o que temos em O Gosto da Guerra.
Ele descreve sua dificuldade em entrar no país como repórter, o dia-a-dia junto dos soldados americanos, a situação geral do país, e os seus contatos com os personagens de suas reportagens. Mas a parte principal do livro é quando José é ferido por uma mina, naquele que seria seu último dia no país. Acompanhar a sequencia dos fatos que leva a tragédia é bem intenso. O jornalista descreve toda a situação dos lugares que conheceu no Vietnã, complementando com inúmeras informações adicionais colatadas com os soldados e oficiais americanos.
O acidente com a mina é descrito em todos os seus detalhes por Hamilton Ribeiro, a dor, e a perda da perna, e em seguida o seu tratamento médico. Saber tudo isso não inflencia ou estraga em nada a leitura do livro que consegue ser incrível mesmo para quem já conhece a história do repórter.
Este livro foi recomendado por um professor da faculdade de jornalismo, geralmente não sigo recomendações de livros, mas como me interesso por guerra, tentei, e adorei o livro mesmo já conhecendo a história.
0 comentários:
Postar um comentário