segunda-feira, 21 de março de 2011

O Colecionador

de John Fowles (Editora Abril Coleções)

O Colecionador conta a história de Frederick Clegg um servidor público e colecionador de borboletas que ganha na loteria e aproveita este golpe do destino para realizar o seu maior desejo, ter Miranda, uma jovem e bela artista para si. Ele começa tramando todas as possibilidades de captura, descobrindo tudo sobre a vida de Miranda, desde seus hábitos até seus gostos. Ele acredita que Miranda só terá a oportunidade de se apaixonar por ele, se ela passar algum tempo sozinha com ele, mas em sua cabeça doentia Clegg só vê uma possibilidade, raptá-la e assim tê-la para si. Mas ele não conta com a inteligência e a integridade moral da garota que passa a desafiá-lo e o deixa quase louco com suas troças, zombando de todas as suas falhas de caráter. E apesar de Frederick tentar de tudo para agradá-la Miranda não perde nem por um segundo a vontade de se livrar de seu captor. 
A narrativa é pungente e densa, mas vale a pena passar a cada página descobrindo o modo como o relacionamento dos personagens se desenvolve, entre o ódio de Miranda e a obsessão de Clegg. Ao mostrar a narrativa do ponto de vista de cada um dos dois em momentos diferentes da trama, o autor nos dá a oportunidade de interpretar de maneira completamente diferente tudo que está se passando na cabeça deles. 
Achei o livro realmente muito bom, fiquei triste apenas por tê-lo comprado e demorado quase dois anos para lê-lo.
Um filme homônimo foi lançado em 1965, uma co-produção americana e britânica com direção de William Wyler (Ben-Hur) e no elenco conta com os atores Terence Stamp, Samantha Eggar, Mona Washbourne e Maurice Dallimore.

2 comentários:

Dri disse...

Olá!

Li esse livro há um tempo.
É o tipo de livro que merece várias releituras.

Beijos,
Dri Ornellas
www.a-menina-do-fim-da-rua.blogspot.com.br

Paola Severo disse...

concordo, que bom que tenho ele ;)

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena