sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Uma viagem com Heródoto pelas histórias do Egito faraônico



A Editora Edipro lança o segundo livro da clássica série Histórias de Heródoto: Livro II – Euterpe, traduzido por Maria Aparecida de Oliveira Silva. Cada obra da coleção, composta por nove volumes, tem o nome de uma das nove musas da mitologia grega que inspiraram os artistas mortais. 

A estrutura narrativa é composta por duas grandes temáticas centrais, com subdivisões bastante conhecidas pelos especialistas em historiografia antiga. A primeira parte trata da descrição geográfica do Egito, enquanto a segunda é destinada à descrição histórica do país. 

Na primeira metade há uma breve introdução ao tema; com descrição da geografia física; dados etnográficos; relatos sobre os costumes religiosos; a zoologia dos antigos sagrados; e a vida cotidiana e técnica dos egípcios. Já a segunda parte é reservada às crônicas e histórias, aonde contém episódios e anedotas dos reis antigos e recentes. 

Em Livro II – Euterpe, Heródoto não traça um relato descritivo de toda a região do Egito. Ele realiza um detalhamento geográfico, que proporciona ao leitor conhecer a geografia e compreender muitos hábitos e costumes dos egípcios. 

Com estilo leve e agradável, a obra também contém notas explicativas que colaboram para o entendimento de todos, sendo acessível aos que se interessam pelas maravilhas e pelos mistérios do antigo Egito. 

Sobre o autor:
Heródoto - Foi geógrafo e historiador helênico, considerado o continuador de Hecateu de Mileto, nascido no século V a.C., mas há dúvidas a respeito da cidade em que nasceu. Alguns historiadores grafam em língua helênica Halicarnasso e outros Túrio. Heródoto manteve contato com o poeta trágico Sófocles, além de ter convivido com outros expoentes da produção literária e cultural de seu tempo. Por influência da política expansionista de Péricles, que defendia a disseminação de uma cultura pan-helênica, Heródoto teria aceitado participar de uma expedição de colonização e fundação da cidade de Túrio, em 443 a.C., onde teria redigido os livros de suas Histórias. Heródoto também realizou viagens para conhecer o mundo, adquirir conhecimento e sabedoria, partindo para a região do Mar Negro, conhecendo a Cítia, o Egito, a Babilônia, Cirene e vários territórios da Ásia Menor.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena