domingo, 25 de setembro de 2016

'Cartinhas para a Cegonha' fala sobre as expectativas de tentar engravidar

Depois do sucesso no Instagram, as dúvidas, descobertas e alegrias de uma mulher que enfrenta uma longa espera para conseguir ficar grávida agora estão publicadas no livro “Cartinhas para a Cegonha”. Na rede social, a jornalista Amora Xavier escrevia para a personagem fictícia, perguntando por que a gravidez estava demorando para chegar. Na publicação, as dúvidas compartilhadas com 15 mil seguidores ganharam respostas da Cegonha a partir de orientações técnicas de profissionais do Fertilitat – Centro de Medicina Reprodutiva.

Nas mensagens publicadas na internet, a escritora, nascida em Pelotas e hoje residindo no Rio de Janeiro, relatou dificuldades, angústias e expectativas até descobrir, depois de diferentes exames, o problema que a impedia de ter filhos. Numa das consultas ao seu médico, Amora comentou que escrevia para a cegonha sobre suas dúvidas e preocupações.

– Mostrei umas cartinhas para o meu médico. Uma hora depois ele me ligou, encantado – lembra Amora.

A partir daí, nasceu a parceria com o Fertilitat, clínica fundada há 29 anos em Porto Alegre, para transformar as mensagens virtuais em livro. Além de um testemunho pessoal, a publicação traz esclarecimentos às tentantes, como são chamadas as mulheres que tentam engravidar, tanto em aspectos emocionais quanto em questões clínicas e psicológicas. Os textos, em linguagem agradável e direta, encantam as futuras mamães e também servem de subsídios para médicos envolvidos na área.


Tratamentos de fertilização in vitro, indução, coleta de óvulos, além de dúvidas sobre o ciclo menstrual têm esclarecimento técnico nas respostas. Na cartinha “Mudança no estatuto”, por exemplo, sobre os sintomas emocionais e físicos da gravidez, os especialistas explicam como diferenciar os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) e da gravidez, além de citar cuidados que a mulher precisa ter para engravidar.

– A publicação é importante para desmitificar dúvidas que as pessoas ainda têm, por mais que a reprodução assistida tenha evoluído. As respostas também ajudam a diminuir a ansiedade de mulheres que enfrentam uma longa espera até engravidar – afirma o médico Alvaro Petracco, diretor do Fertilitat, clínica pioneira em reprodução assistida no Rio Grande do Sul.

Publicado pela AGE Editora, o livro de 200 páginas em papel couchê é ilustrado com aquarelas poéticas de Luisa Simão, que Amora conheceu nas trocas de mensagens na rede social. As cenas sempre mostram a Cegonha envolvida em algum tema citado na cartinha. O casamento entre textos e imagens torna a narrativa cativante, fazendo o leitor entrar no mundo de Amora e torcer pela chegada da Cegonha.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena