segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Montanha Gelada


de Charles Frazier (Editora Companhia das Letras)

Quem visita o blog com frequência deve ter visto Montanha Gelada por aqui no Meme Literário de um mês, do qual estou participando. Coloquei o livro como o melhor que havia lido nos últimos 12 meses. E não é pra menos, começei me apaixonando pelo filme, que é uma adaptação realmente fiel e que captou o espírito da narrativa de maneira impressionante, sem falar da trilha sonora T-U-D-O e das atuações marcantes.
Acredito que histórias de amor e/ou guerra me comovem de maneira particular, mas Montanha Gelada foi mais forte. O livro conta a história de Ada, filha de um pastor que se muda para uma cidade no interior da Carolina do Norte, se apaixona logo antes de estourar a guerra civil americana, levando para os campos de batalha Inman, seu amado. Enquanto Ada tenta sobreviver após a morte do pai na enorme fazenda, Inman se torna um desertor e tenta voltar para casa passando por incontáveis perigos.
O livro foi adaptado para o cinema pelo diretor Anthony Minghella em 2003, no elenco Nicole Kidman, Jude Law e Renee Zellweger em atuações impressionantes e memoráveis, apesar de só Renee ter levado o Oscar. O filme é uma obra prima, edição perfeita, cenários e figurinos, e (na minha opinião) uma das melhores trilhas sonoras que Hollywood já viu, a vitória no Oscar foi totalmente justa.
Voltando ao livro, acho que Frazier tem uma sensibilidade incrível, e uma adoração pela natureza, pelas paisagens bucólicas dos EUA. Parece que cada palavra foi meticulosamente pensada para estar no lugar correto, e entramos na vida e mente de cada personagem por menor importância que tenha na história. Totalmente merecedor do National Book Award de 1997 que ganhou. Sinceramente um livro que vou levar para sempre comigo.

Confira o trailer:

2 comentários:

Daniela Tiemi disse...

Eu tb AMO este filme, ainda quero ler este livro... Bjo.

Paola Severo disse...

Você vai adorar, é perfeito!

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena