O fenômeno de autopublicação já é uma realidade
lá fora. A Amazon, por exemplo, assumiu no final do ano passado que nada
menos que 25% dos livros que estavam no top 100 de e-books foram
escritos por autores independentes. A autopublicação, em muitos casos,
funciona como um trampolim para autores iniciantes e tem revelado, se
não grandes talentos, best-sellers no mundo todo. Exemplos disso não
faltam: o primeiro livro da série 50 tons de cinza foi um dos que saiu de forma independente e deu no que deu.
E é de olho nesse filão que duas brasileiras colocaram na rua um
ousado projeto: uma agência especializada em autores independentes. A Bookcase, em operação desde 2013, é capitaneada Meire Dias e Flávia Viotti e já tem feito barulho no mercado.
A ideia parece simples, mas o trabalho não é nada fácil, explica Meire. “Nosso foco são autores independentes. Trabalhamos como scouts
[olheiros] no mercado internacional e a nossa missão é chegar até eles
antes que estourem”, conta. Saber o que pode e o que não pode vingar,
para quem não tem uma bola de cristal, é mesmo um trabalho sobre-humano.
Mas tem dado certo. Apesar do pouco tempo de estrada, a Bookcase já
fechou quatro títulos com a Rocco, outros dois com a nVersos e já tem
outros contratos na gaveta esperando só a canetada. “Basicamente, vamos
atrás de romances femininos e, focamos sempre no leitor brasileiro. A
missão é achar aquilo que tem a ver com o nosso mercado”, afirma Meire.
Via: PublishNews
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