terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Os 11 Maiores Mistérios do Universo

de Reinaldo José Lopes (Editora Abril)

Uma proposta um pouco megalomaníaca da Revista Super Interessante, esse livro chamou minha atenção na banca de revistas que visito quase toda semana para comprar quadrinhos. Apesar de o assunto ser bom, confesso que comprei mais porque estava em promoção, e me surpreendi muito.

O autor parte das maiores questões que a humanidade tenta responder desde sempre, e cria com muito humor e uma escrita muito lúcida capítulos bem desenvolvidos que se não respondem as perguntas, pelo menos dão uma base boa do que pensar sobre cada assunto. São elas:


A princípio parece que as respostas vão ser uma grande decepção, porque são questões realmente muito difíceis de responder, senão impossíveis. Mas o estilo do autor é tão irreverente e honesto, e suas articulações tão inteligentes que o leitor nem percebe a passagem de cada capítulo. 

Pode surpreender o leitor mais científico, ou que espera uma abordagem puramente acadêmica dos temas propostos, que o autor se diverte a cada parágrafo. São referências de cultura pop, histórias engraçadas sobre filósofos e figuras históricas, citações, uma miríade de informações que se não consegue responder as perguntas, pelo menos lança alguma luz e faz o leitor dar algumas risadas.


Gostei bastante da abordagem pessoal do escritor, especialmente por ele ser bem sincero ao contar que é religioso e isso não interfere na sua escrita sobre a criação do mundo, a evolução e outros assuntos científicos. 

Foi muito interessante conhecer novas informações a cada capítulo, e até mesmo assuntos que acredito saber, pude olhar de uma forma diferente por causa da abordagem dada pelo livro. Me encantou principalmente as informações sobre física, muitas que recentemente eu li em Uma Breve História do Tempo, do Stephen Hawking.


Demorei muito tempo para decidir escrever essa semi-resenha, porque achei que seria incompleta, já que se eu abordar os temas realmente tratados, ou vou falar demais, ou não vão vou falar nada. Então decidi falar mais cobre como se deu essa leitura e o que achei, espero que vocês compreendam e lembrem que eu tenho dificuldade para resenhar livros que gosto muito. O que aconteceu neste caso.

A edição do livro da Editora Abril ficou super caprichada, com arte nas folhas internas que separam os capítulos, com fontes diferenciadas e diagramação minuciosa. Fiquei surpresa pela qualidade do livro, tanto em forma quanto em conteúdo, o que me levou a prestar mais atenção aos outros títulos lançados em parceria com a Super Interessante.

Acho que por serem temas universais, o livro pode interessar a todo tipo de leitor, do mais jovem ao mais velho, com graus diferentes de conhecimento científico. No entanto, quem não tiver um senso de humor apurado e uma mente aberta, pode ficar incomodado pela forma leve (quase blasfêmica) com que as questões mais misteriosas da nossa existência são retratadas. 

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena