sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Os fatos mais importantes que marcaram toda a sociedade

Finalmente! Após 11 obras da série História Concisa das Nações, que integra relatos de países como Itália, Grécia, Espanha, México, França, EUA, Portugal, Rússia, Índia Moderna, Grã-Bretanha e Japão, chega às livrarias a História Concisa do Mundo, publicada pela Editora Edipro em parceria com a Universidade de Cambridge.

Editora chefe da célebre coletânea e renomada historiadora social e cultural, Merry E. Wiesner-Hanks conta nesta nova obra a história do mundo desde as tradições mais antigas até os momentos mais atuais. Examina a evolução de forma global, percorrendo temáticas como famílias e grupos familiares, hierarquias na sociedade e de gênero, sexualidade, raça e etnia, trabalho, religião, consumo, materialismo e a interação entre comunidades.

Como não é impossível compilar e ler todas as histórias de todas as populações em apenas um livro ou mesmo em uma vida, a autora se atentou nas histórias dos seres humanos como produtores e reprodutores, compreendendo esses termos em um sentido cultural, social e material. E, também, destaca as mais marcantes mudanças e interações entre sociedades durante os milhares de anos da humanidade. Porém, os movimentos políticos e militares não foram ignorados, mas sim repassados sob a perspectiva de como foram moldados pelos fatores humanísticos.

Nos capítulos, os aficionados e curiosos pelos acontecimentos do planeta Terra poderão encontrar os temas família coletoras e agricultoras (até 3.000 a.C.), cidades e sociedades clássicas (3.000 a.C. a 500 d.C.), expansão das redes de interação (500 d.C. a 1.500 d.C.), um novo mundo de conexões (1.500 d.C. a 1.800 d.C.) e industrialização, imperialismo e desigualdade (1.800 d.C. a 2.015 d.C.).

Os pontos fortes da história englobam episódios como: caminhos da urbanização, vida na cidade, intercâmbio de costumes e religioso, cultura cortesã, colonização, império, comércios, propagação de doenças, guerras, drogas, comercialização do lazer, comércio do açúcar, tráfico de escravos, expansão e transformação da indústria, movimentos sociais, novo imperialismo, pós-industrialização, pobreza e a sociedade que caminha para o terceiro milênio.

Ainda, aborda a criação de uma rede mundial de comércio, incorporando coletores, agricultores e operários, bem como xamãs, escribas e secretários.

Esta incrível obra apresenta comparações e generalizações, além de notas às diversidades e particularidades, pois examina as questões sociais e culturais que estão no centro das grandes questões da atual história do mundo.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena