segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Palestina - Uma Nação Ocupada

de Joe Sacco (Editora Conrad)


O livro é uma esperiência jornalística do autor, que passou dois meses em Israel e territórios palestinos para saber como funciona o lado árabe da guerra árabe-israelense. A mídia mistificou muito este conflito, sempre nos fazando sentir pena dos judeus, e odiar os palestinos. Mas a história não é bem assim também, não há mais lados certos ou errados nesta guerra e é isso, que torna tão difícil acabá-la.
Joe coletou histórias de vida e da guerra entre os palestinos, nos hospitais, nas vilas, no mercado, presenciou conflitos e abusos do exército israelense, achei genial passar isso para as pessoas em forma de HQ, acho que a epesar de todo o relato ser muito bom ficaria um pouco cansativo. Os desenhos integram a história que está sendo contada com a realidade, fazendo um contraponto com nosso imaginário.
O autor descreve cada conversa que teve, com jovens e velhos, pessoas que tiveram suas casas invadidas, homens que foram presos, torturados, enfim todas as partes deste conflito que não chega à toda a população.
Achei o estilo do autor bem verdadeiro, um pouco sarcástico as vezes e um tanto favorável à causa palestina, mas isso não tira o brilho principal do livro, dizer a verdade escondida.

2 comentários:

Affaire disse...

Muito bom saber um pouquinho mais sobre o livro antes de lê-lo, aguçou ainda mais meu desejo em começar logo a sua leitura.

Paola Severo disse...

Obrigada pelo comentário, i livro é mesmo muito bom, bem mais do que parecem aliás.

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena