terça-feira, 30 de novembro de 2010

Wordle

Descobri assim por acaso este site chamado Wordle, que cria uma nuvem de palavras com as palavras mais usadas em um blog, ou link.
Meu resultado:

São as palavras mais usadas na página inicial do Uma. Adorei!
Read More

Meme Literário - Dia 30


Nããão, o fim do meme. Ahh eu gostei tanto.. mimimi. Queria agradecer a Tábata do Happy Batatinha pelo convite, foi oportunidade muito boa!
Hoje era pra contar o livro que está lendo. Estou remando há bem umas três semanas no O Paciente Inglês, do Michael Ondaatje. Conta a história de um soldado ferido durante a segunda guerra mundial e uma enfermeira que está cuidando dele em uma villa italiana. Sempre gostei de livros da segunda guerra, e este é bem bom, mas demora um pouquinho pra acontecer.
Read More

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Meme Literário - Dia 29

Neste penúltimo (snif) dia de meme, eu deveria apontar um autor que amo e um que odeio. A parte do autor preferido foi muito difícil porque há vários autores maravilhosos, e a do odeio é vingança contra uma professora que nos obrigou a ler este autor. 



Um dos meus autores preferidos é Stephen King, o mestre do suspense e do terror, suas histórias macabras são sempre permeadas por medo e noite, e são muito boas. Algumas renderam filmes de sucesso como O Iluminado, O Nevoeiro, Á Espera de um Milagre, etc.


Já um autor que eu ODEIO (com todas as letras) é Donis Dondis, nem sei se isto é um homem ou mulher, mas eita livrinho odioso este Sintaxe da Linguagem Visual que fui obrigada a ler para a ula de Planejamento Gráfico. O autor fica enrolando até quando explica conceitos básicos como o ponto e o pixel, e leva uma eternidade lendo e relendo para se extrair qualquer coisa das páginas.
Read More

Meme Literário - Dia 28


Para o dia 28 (ontem) era pra escolher um livro que sempre quis ler, mas por algum motivo eu nunca tinha lido. Escolhi O Conde de Montre Cristo, do Alexandre Dumas. Desde que vi o filme, sempre quis ler esse livro, mas nunca tinha na biblioteca, só a versão reduzida (que ÓBVIO não é a mesma coisa). E agora que tem na biblio tenho muitas outras coisa para ler, mas quero muito ler, adoro histórias de vingança.
Read More

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Meme Literário - Dia 26


Foi muito difícil escolher na categoria "um livro que eu gostaria de ter escrito", principalmente porque amaria ter escrito O Senhor dos Anéis, ou Orgulho e Preconceito ou O Retrato de Dorian Gray, mas todos estes livros já apareceram no meme, eu havia criado uma regra para mim mesma de não colocar um mesmo livro duas vezes (exceto para orgulho e preconceito figurando com o melhor casal e a citação). Escolhi O Amor é Um Pássaro Vermelho, de Lucília Junqueira de Almeida Prado. O livro é fruto de uma pesquisa completa, com muita história entremeada com a ficção, este livro tem o poder de tocar o leitor, ele é... poético.
Read More

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Da Magia à Sedução


de Alice Hoffman (Editora Rocco)

Da Magia à Sedução conta a história das irmãs Gillian e Sally Owens, criadas pelas suas duas tias bruxas, e que depois da adolescência abandonam a vida mágica. Acontece que o amor para as Owens é uma maldição, nunca pode dar certo, então quando Gillian larga o primeiro marido para viver de casos está imune ao amor, até que se apaixona, e coloca a irmã Sally em uma grande encrenca. As duas agora precisam lembrar de alguns dos antigos feitiços para salvar seu modo de vida, e garantir uma futura felicidade.
Alice Hoffman escreve bem, e o enredo é interessante. Gosto dos pensamentos da protagonista Sally sendo expressados confusos, como quando estamos com problemas que não conseguimos resolver. O livro é muuuito diferente de sua versão cinematográfica homônima. Na história do livro, as irmãs deixaram sua cidade natal, e no filme Sally nunca deixou sua vida antiga. Acredito que este é um dos poucos casos em que gostei mais da versão do cinema, acho o filme melhor porque a história é menos embaraçada como no livro, acontecem coisas sem sentido e no filme tudo tem uma explicação, sem falar que no filme a magia, em si, está muito mais presente.
Fui procurar este livro depois de rever o filme maravilhoso com Sandra Bullock e Nicole Kidman, e achei a leitura bem agradável, é uma leitura interessante, principalmente para quem gosta de magia, bruxas e afins. Os dois são muitos bons, mas de maneiras  diferentes.

Confira o trailer:
Read More

Meme Literário - Dia 25

Pra hoje cinco livros que estão na minha lista de "Eu vou Ler". Foi meio assim escolher porque tem pelo menos duzentos livros que tenho em mente ler, então escolhi alguns dos alguns.

O Poderoso Chefão - Mario Puzo



O Colecionador - John Fowles


A Herança: Brisingr - Christopher Paolini


Eu Sou o Mensageiro - Markus Zusak


Cartas a um Jovem Poeta - Rainer Maria Rilke
Read More

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Meme Literário - Dia 24


Uma citação de livro que eu goste é o tema do dia 24 de meme, e escolhi um livro que já passou por aqui, Orgulho e Preconceito, de Jane Austen. É uma fala de uma entre Elizabeth Bennet e seu pai, onde ela diz:
São poucas as pessoas a quem eu realmente quero, e menos ainda aquelas das quais tenho uma boa opinião. Quanto melhor conheço o mundo, menos ele me satisfaz; e cada dia vejo confirmada a minha crença na inconsistência de todos os caracteres humanos e na pouca confiança que se pode depositar nas aparências do mérito ou do bom senso.

Não que eu concorde com o que ela diz, mas acho que o modo como ela o diz, é muito interessante. Este trecho ilustra porque Austen é uma das autoras mais lidas até hoje.
Read More

Carta a Um Jovem Escritor


Dica ácida, porém, útil! Publicado no jornal Folha de S. Paulo, de domingo, 7/11, o texto que está disponível na íntegra logo abaixo, é uma crítica pesada, mas real a todos que almejam ser um grande escritor e sucesso! (Como eu).

Carta a um jovem escritor
LEYLA PERRONE-MOISÉS


Prezadíssimo(a) candidato(a) a escritor(a),
Você me pergunta se seu texto é bom. Pergunta-o a mim, depois de o ter perguntado a outras pessoas. Manda-o a periódicos, compara-o com outros textos e inquieta-se quando suas tentativas são recusadas por um ou outro editor. Pois bem: usando da licença que me deu de aconselhá-lo(a), envio-lhe algumas instruções. Você está preocupado(a) com o valor de seu texto e isso é atualmente incerto. O "bom" ficou muito relativo.
Não há senão um caminho. Investigue o motivo que o manda escrever; examine se estende suas raízes pelos recantos mais profundos de sua alma; confesse a si mesmo: morrerá, se não for editado? Desistirá, se jamais ganhar algum prêmio? Isto, acima de tudo: pergunte a si mesmo na hora mais tranquila de sua noite: "Serei convidado para uma Flip?" Escave dentro de si uma resposta profunda. Se for afirmativa, se puder contestar àquelas perguntas severas por um forte e simples "sim", então construa a sua vida de acordo com aquelas necessidades. Sua vida, até em sua hora mais indiferente e anódina, deverá tornar-se o sinal e o testemunho de tal pressão: seu visual deverá indicá-lo.
Aproxime-se, então, dos meios literários. Participe de bate-papos em livrarias, cafés e bares. Inscreva-se em todas as festas literárias, do Oiapoque ao Chuí. Evite as formas já consagradas, pois dá muito trabalho produzir algo pessoal num domínio em que sobram tradições boas, algumas brilhantes. Eis por que não deve ler os escritores do passado. Em vez disso, faça um curso de escrita criativa, para aprender alguns truques. Esqueça a gramática, ela está em desuso.
Fuja dos motivos gerais para aqueles que sua própria existência cotidiana lhe oferece: relate suas mágoas e seus desejos, seus pensamentos passageiros, suas manias, e sobretudo sua sexualidade. Se a própria existência cotidiana lhe parecer pobre, não a acuse. Acuse a si mesmo, diga consigo que não é suficientemente escritor para extrair suas riquezas. Ambientes pobres, mesquinhos ou mesmo sórdidos podem ser matéria de textos fortes e engajados.
Mesmo que se encontrasse numa prisão, cujas paredes impedissem todos os ruídos do mundo de chegar aos seus ouvidos, não lhe ficaria sempre a internet, esta esplêndida e régia riqueza, esse tesouro de relacionamentos? Pois bem: coloque seu melhor retrato no Facebook, mantenha um blog e não se esqueça de compor textos de até 140 toques para o Twitter.
Se você ainda acredita no livro de papel e nenhuma editora quiser publicá-lo, faça-o você mesmo. Com um bom equipamento, qualquer um, hoje em dia, pode fabricar livros em casa. Quando o livro estiver pronto, envie-o aos jurados dos prêmios com uma dedicatória adulativa. Contrate um agente literário. Se ele for eficiente, você será traduzido para o servo-croata antes mesmo de ser lido em português. Caso nada disso der certo, aceite o destino e carregue-o com o seu peso: assuma-se como escritor(a) maldito(a). Mude então o visual: mais escuro e descabelado.
Mas talvez se dê o caso de, após essa descida em si mesmo e em seu âmago solitário, você ter de renunciar a ser escritor(a). Mesmo assim, seus esforços não terão sido inúteis. Sua vida, a partir desse momento, há de encontrar caminhos próprios. Que eles o(a) levem à fama e a uma boa remuneração, é o que lhe desejo, muito mais do que lhe posso exprimir.
Com todo o devotamento e toda a simpatia,
Um(a) crítico(a) literário(a)

Não sei quanto a vocês, mas achei o máximo. Palmas pra ela.
Read More

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Painel luminoso para ler no escuro

SEUS PROBLEMAS ACABARAM!


Quem gosta de ler certamente já passou por isso. Você está na parte mais emocionante da história, quando seu colega de quarto, sua esposa ou simplesmente algum chato que mora com você lhe pede para apagar as luzes, pois está querendo dormir. O que você faz? Para de ler? Claro que não!

Para deixar todos felizes apresentamos hoje algo muito interessantes para ler no escuro sem incomodar ninguém, ou quem sabe continuar a ler quando faltar energia no planeta inteiro. O painel luminoso para leitura é uma das opções mais criativas. Ele possui luzes laterais que se espalham pelo seu corpo de acrílico, iluminando apenas a página. Além disso, tem regulagem de brilho e funciona sem parar durante dezenas de horas, com apenas 3 pilhas palito. Está custando apenas R$29,90 (em promoção), com frete grátis.


Eu não sei onde tem pra vender, mas eu quero!
Vi aqui no Ebooks Grátis.
Read More

Meme Literário - Dia 23


Um personagem irritante, independendo do gênero é o tema deste 23° dia. Eu escolhi a que me veio a cabeça, Blair Waldorf da série Gossip Girl de Cecily Von Ziegesar. Há muitos personagens de livros que me irritam profundamente, como por exemplo, Sininho do Peter Pan, Jessica de Crepúsculo, a Ama de Romeu e Julieta, Sunny de Desventuras em Série entre muitos outros, mas essa patricinha novaiorkina Blair me dá nos nervos, que criaturinha insuportável, nem imagino a crueldade que seria conhecer uma pessoa que seja assim na realidade.
Read More

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Montanha Gelada


de Charles Frazier (Editora Companhia das Letras)

Quem visita o blog com frequência deve ter visto Montanha Gelada por aqui no Meme Literário de um mês, do qual estou participando. Coloquei o livro como o melhor que havia lido nos últimos 12 meses. E não é pra menos, começei me apaixonando pelo filme, que é uma adaptação realmente fiel e que captou o espírito da narrativa de maneira impressionante, sem falar da trilha sonora T-U-D-O e das atuações marcantes.
Acredito que histórias de amor e/ou guerra me comovem de maneira particular, mas Montanha Gelada foi mais forte. O livro conta a história de Ada, filha de um pastor que se muda para uma cidade no interior da Carolina do Norte, se apaixona logo antes de estourar a guerra civil americana, levando para os campos de batalha Inman, seu amado. Enquanto Ada tenta sobreviver após a morte do pai na enorme fazenda, Inman se torna um desertor e tenta voltar para casa passando por incontáveis perigos.
O livro foi adaptado para o cinema pelo diretor Anthony Minghella em 2003, no elenco Nicole Kidman, Jude Law e Renee Zellweger em atuações impressionantes e memoráveis, apesar de só Renee ter levado o Oscar. O filme é uma obra prima, edição perfeita, cenários e figurinos, e (na minha opinião) uma das melhores trilhas sonoras que Hollywood já viu, a vitória no Oscar foi totalmente justa.
Voltando ao livro, acho que Frazier tem uma sensibilidade incrível, e uma adoração pela natureza, pelas paisagens bucólicas dos EUA. Parece que cada palavra foi meticulosamente pensada para estar no lugar correto, e entramos na vida e mente de cada personagem por menor importância que tenha na história. Totalmente merecedor do National Book Award de 1997 que ganhou. Sinceramente um livro que vou levar para sempre comigo.

Confira o trailer:

Read More

Meme Literário - Dia 20


Amei este dia de meme, o meu casal literário favorito. Ah fala sério, teria como ser outro além de Miss Elizabeth Bennet e Mr. Fitzwilliam Darcy, de Orgulho e Preconceito da minha adorada Jane Austen? Eles são simplesmente o casal mais adorável, inteligente, sarcástco, tímido, brigão, e perfeito da literatura universal. Não tem como ler este livro e não amar estes dois, o modo como vão descobrindo um ao outro e convivendo com suas personalidades tão diferentes, mas também tão iguais.
Read More

Meme Literário - Dia 20


Dia 20 de meme, e o tema é um livro com final surpreendente - para bom ou ruim- no meu caso um final que não gostei, mas que me surpreendeu muito. É do livro A Casa de Thendara, da Marion Zimmer Bradley.
Achei o livro todo maravilhoso, li em poucos dias e fiquei encantada cm a criatividade maravilhosa da autora ao criar outro planeta e um enredo fascinante. Mas no final fiquei tipo, "o quê? é isso?". Acho que vale a pena a leitura, mesmo com esse final.
Read More

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Meme Literário - Dia 19


Hoje a ideia era mostrar algum livro que mudou a minha cabeça, de alguma maneira, mudou minha opinião sobre determinado assunto. Sei que muitos livros me influenciaram em diferentes partes da minha vida, muitos plantaram ideias na minha cachola, mas o que mudou meu modo de pensar com certeza foi Walden ou a Vida nos Bosques, de Henry David Thoreau. Pelo que me consta este foi o livro que instigou a juventude dos anos 60 a se tornar hippie e viver da natureza e é a vontade que da ao terminar de ler, comprar uma casa no campo e viver da terra.
Read More

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Release Além do Planta Silencioso


Título: Além do planeta silencioso - Trilogia cósmica
Autor: C. S. Lewis


Além do planeta silencioso é o primeiro livro da Trilogia Cósmica de C. S. Lewis, escrita nos tensos momentos que antecederam a Segunda Guerra Mundial e que foram concomitantes a ela. É uma parábola de sua época que acabou por resistir ao tempo e que tem sido apreciada por sucessivas gerações não só pela importância de seu conteúdo moral como também em razão da maravilhosa narrativa. Para o papel principal da trilogia, C. S. Lewis criou aquele que talvez seja o personagem mais memorável de sua carreira – o brilhante filólogo Elwin Ransom, uma pessoa objetiva, veemente e corajosa – inspirado no amigo J. R. R. Tolkien; nada mais justo, pois, no que se refere à amplitude imaginativa e à integridade criativa não de um, mas de dois mundos imaginários, a Trilogia Cósmica só foi igualada, no século XX, à trilogia tolkieniana de O Senhor dos Anéis. Os leitores que na infância se apaixonam pela série fantástica das Crônicas de Nárnia invariavelmente apreciam a Trilogia Cósmica quando ficam mais velhos. Também ela apresenta mundos estranhos e mágicos onde se travam combates épicos entre as forças da luz e as das trevas e é uma das obras mais extraordinárias da literatura inglesa de todos os tempos.

Recebi as 21 primeiras páginas do release da Editora Martins Fontes. Fiquei com muuuita vontade de ler o resto!
Para conhecer mais sobre a Martins Fontes ou sobre este lançamento é aqui.
Read More

Meme Literário - Dia 18



Para o 18° dia de Meme (mas já?), era pra escolher um ínicio de livro de que eu gostasse. Um que gosto particularmente é o de Orgulho e Preconceito, mas o que escolhi para o meme é na minha opinião o melhor início de livro que conheço. É do livro As Pontes de Madison, de Robert James Waller.
Há canções que emanam da terra das pradarias de flores azuis e do pó de mil caminhos. Esta é uma delas.

*Suspiro*
Read More

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O Repórter do Século


de José Hamilton Ribeiro

Livro lido para o curso de jornalismo, recomendado por mais de um professor. Eu já tinha lido O Gosto da Guerra, do mesmo autor (resenha aqui). O livro conta em seu sumário um pouco da história de José Hamilton Ribeiro, o único repórter brasileiro a ganhar sete prêmios Esso. Cada reportagem sua que venceu está neste livro, junto da mais famosa, mas que não levou o prêmio, "Eu estive na guerra", a história de O Gosto da Guerra, quando José perde uma perna ao pisar em uma minha terrestre na guerra do vietnã.

Cada uma das reportagens mostra um nível de excelência raramente encontrado hoje. As suas matérias publicadas em maioria pela revista Realidade mostram personagens simples, mas marcantes e assuntos que não são velhos hoje, muitos anos depois. Com certeza Hamilton Ribeiro foi o repórter brasileiro do século e mereceu cada prêmio que recebeu, e o que não recebeu também.
Read More

Releases Editora Cultrix

A História Secreta da Política Ocidental
Autor: Gary Lachman

Lachman explica como as ideias ocultistas ajudaram a formar a política do Ocidente, abrangendo desde os Cavaleiros Templários e a Maçonaria até as revoluções francesa e americana; a ligação do espiritismo com o feminismo; a teosofia e sua ligação com a independência da Índia; a busca por Shambhala pelo Partido Nazista e suas raízes esotéricas; a retomada ocultista dos anos 60 pelo movimento da contracultura e o fundamentalismo cristão nos Estados Unidos de hoje.

Curando a Si mesmo: A verdadeira relação entre o corpo e o espírito
Autor: Ryuho Okawa

Em Curando a Si Mesmo, lançamento da Editora Cultrix, o mestre Ryuho Okawa, revela as verdadeiras causas das doenças e os remédios para várias delas, que a medicina moderna ainda não consegue curar.


Vírus da Mente
Autor: Richard Brodie


Em Vírus da Mente, lançamento da Editora Cultrix, Richard Brodie explica sobre a memética, uma teoria científica capaz de unificar a biologia, a psicologia e a ciência cognitiva. O aprendizado sobre essa nova ciência traz enorme satisfação. O autor acredita que as pessoas familiarizadas com a memética terão vantagens cada vez maiores na vida, sobretudo para impedir que sejam manipuladas ou que outros se aproveitem delas.

Quer conhecer mais lançamentos da editora cultrix? aqui.
Read More

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Meme Literário - Dia 16


O post de hoje mesmo, seria um livro que li e gostei e que virou filme. Eu escolhi Spartacus, do Howard Fast. Primeiro porque o li primeiro e depois vi o filme, segundo porque este livro me marcou profundamente quando li e terceiro porque o filme (o primeiro deles) é simplesmente maravilhoso. A história da libertação dos escravos-gladiadores do império romano encanta e parece que é um romano quem nos conta a história tamanhos os detalhes e a verdade em cada narrativa. O filme também é muito bom, dirigido por Stanley Kubrick e estrelado por Kirk Douglas não tinha como ser ruim...
Read More

Meme Literário - Dia 15


Um livro que me conforta, que gosto de ler quando estou triste, o livro-chocolate (amei esta expressão criada pela Tábata) da minha vida. Eu escolhi, por razões bem óbvias, Romeu e Julieta de William Shakespeare. Geralmente quando estou triste ou com saudade a tendência é que eu procure músicas, filmes e livros muito deprês. Mas Romeu e Julieta é o clássico Mor de amor, então sempre que posso releio.
Read More

Meme Literário - Dia 14


O assunto do dia 14 era minha personagem favorita de livro, sendo homem ou mulher. Escolhi a Princesa Mia, ou Amelia Mignonette Thermopolis Rinaldi, da série O Diário da Princesa, de Meg Cabot. Toda a série é maravilhosa e apaixonante, cada livro é mais divertido e ao mesmo tempo mais profundo nas emoções da jovem princesa. Não tem como não lembrar dos pensamentos mais insanos e mais comuns de Mia, eu me identifiquei com vários deles enquanto lia a série.
Read More

Meme Literário - Dia 13


Bem atrasada de meme, escolhendo hoje um livro que eu acho que devera virar filme. Olha, a maioria dos livros adaptados para o cinema não ficam tão bons qaunto o livro (na minha humilde opinião) pois não importando o quanto os filmes sejam maravilhosos, nem se camparam à emoção de conhece cada detalhe da história e cada sentimento destes personagens, ver apenas o filme é conhecer esta história pela metade. Mas um livr que eu gostei de ler e pensei que daria um ótimo filme foi O Quarto Cavaleiro, da Margot Dalton. O livro não é 'famoso' mas eu nunca me imortei com isso - e nem acho que alguém deveria. Mas é uma história de suspense, meio thriller psicológico meio policial, prende muito a atenção e tem um dos finais mais surpreendentes que já li. Qaundo leio geralmente imagino as cenas como em uma tela de cinema, mas com histórias boas é bem mais fácil.
Read More

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Aparadores de Livros (Bookends)

Peguei alguns exemplos lindíssimos de aparadores de livros (também conhecidos como aperta-livros, entre livros, ou bookend em inglês). Meus livros estão necessitas de um par, pode ser qualquer um destes aqui.




















Fonte: Google
Read More

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena