segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Eu Sou Alice

de Melanie Benjamin (Editora Planeta)
 
Em Eu Sou Alice, a autora resgata a vida de Alice Liddell, a menininha que foi a musa inspiradora do clássico Alice no País das Maravilhas, publicado pela primeira vez em 1865, por Lewis Carrol, pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson, professor da Universidade de Oxford e amigo do pai de Alice que era reitor da universidade.
O romance mistura a vida real de Alice Lidell, todos os fatos comprovados historicamente, com a grande imaginação de Melanie que desenvolveu uma narrativa maravilhosa.
O Livro conta a história do ponto de vista de Alice, divido em três fases, a infância da menina, sua vida aos 22 anos, e sua vida como uma senhora já casada e com filhos durante a Primeira Guerra Mundial. Em sua infância as irmãs Lidell costumavam receber visitas frequentes de Dodgson, que as levava  para passeios e piqueniques, onde contava histórias que elas adoravam. Assim um dia ele criou a história As Aventuras de Alice no Mundo Subterrâneo (que posteriormente recebeu o nome de As Aventuras de Alice no País das Maravilhas), durante um passeio em que a contou e a escreveu um tempo depois a pedido de Alice. Ele gostava de fotografar as irmãs, e principalmente Alice, e uma das fotos mais faladas a respeito da amizade entre os dois é esta abaixo, em que Dogson vestiu a menina como uma cigana para fotografá-la.  
Durante a adolescência, a família Lidell rompeu relações com Charles Dodgson, terminando assim a amizade entre ele e Alice. Nesta época Alice tornou-se muito íntima do príncipe inglês Leopold. (Mas não vou contar o que acontece porque é spoiler).
Achei o livro maravilhoso, é muito interessante conhecer os fatos reais sobre uma personagem tão conhecida, e o que não é real, a parte fictícia encanta do mesmo jeito, pela beleza da narrativa. A arte também é ótima, as três partes do livro contém três fotos de Alice nas fases de sua vida, e a capa é simplesmente fantástica.  Fiquei muito cativada por este livro, e o considero um dos melhores que li em 2010.

4 comentários:

Niii disse...

Oi Paola!
Adorei a resenha
Sempre tive vontade de ler esse livro, quem sae agora com sua resenha eu não fica ainda mais motivada!
Bjos

Paola Severo disse...

Que bom que gostou, o livro é demais!

anna disse...

Oi paola, estava procurando por ai uma resenha desse livro pra eu me certificar que era bom! Muito boa a sua resenha! Quero lê-lo, adicionei ao skoob. Beijocas :*

http://myevery-thing.blogspot.com/

Diego disse...

Esse livro é realmente fantástico! Sou completamente apaixonado pelo conto de Lewis Caroll e essa "biografia" de Alice Lidell nos faz entender muito sobre a Alice do conto. Fiz uma resenha sobre o livro no meu blog também.

Seu blog está lindo viu!!
Bjuxx

http://blogvidaeletras.blogspot.com

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena