sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Doodles Literários - Parte 2

Todos que usam o Google - o que é tipo todas as pessoas que usam internet - já perceberam os Doodles, que são logos especiais criados pela empresa para homenagear datas e pessoas importantes.Existe uma equipe especial do google apenas para criar estas novidades, e muitos deles já foram feitos homenageando livros e aniversários de grandes escritores no mundo todo. Conheça alguns deles nesta série de duas postagens do Uma Leitora.
Confira a primeira parte dos Doodles Literários.

1. Nasīr al-Dīn Tūsī
Foi um proeminente escritor persa, seus livros versaram sobre arquitetura, matemática, astronomia, biologia, química, física, entre outras áreas. O doodle homenageou o seu 812º aniversário.
2. Anne-Cath Vestly
Foi uma autora de livros infantis norueguesa falecida em 2008, ela teve uma fama considerável em seu país após a publicação de várias séries literárias e receber inúmeros prêmios. Ela mereceu a honra de um doodle na data em que comemoraria 93 anos de idade.
3. Elsa Beskow
Ela foi uma autora sueca de livros infantis, cuja obra continua a ser extremamente popular. Escrevia e ilustrava as suas obras com belas aquarelas. Na data em que completaria 102 anos de idade se viva o Google lançou o doodle abaixo.
4. Josef Kajetán Tyl
Foi um grande escritor, dramaturgo e ator checo, e foi uma figura notável do movimento cultural do país e é conhecido principalmente por ter escrito o hino nacional da República Checa. O doodle abaixou figurou na página checa do Google pelos 205 anos do autor.
5. María Elena Walsh
María foi uma poetisa, música e escritora argentina. Como escritora, era conhecida principalmente por suas canções e livros infantis. Ela foi nomeada Cidadão Ilustre de Buenos Aires em 1985, e sua homenagem mais recente foi o doodle pelo seu 83º aniversário.

6. Rubén Darío
Félix Rubén García Sarmiento, conhecido como Rubén Darío, foi um poeta nicaragüense, iniciador e máximo representanto do Modernismo literário em língua espanhola. É possivelmente o poeta que tem tido uma maior e mais duradoura influência na poesia do século XX no âmbito hispânico. É chamado de príncipe de las letras castellanas. Seu 146º aniversário foi contemplado com o logo, em  homenagem a seu livro Os Cisnes e outros poemas.
7.  May Gibbs
Cecilia May Gibbs foi uma escritora de livros infantis, ilustradora e cartunista australiana, nascida no século passado. May teria completado 136 anos na data em que o doodle foi ao ar.
8. Aleko Konstantinov
Aleko foi um escritor búlgaro do século XIX, e ficou muito conhecido pelo personagem Bay Ganyo, um dos mais amados da cultura do país. Seu doodle comemorou seus 150 anos de existência.
9. Franz Kafta
Kafka é provavelmente o mais famoso desta lista, já que foi um dos maiores escritores de ficção do século XX. Kafka era de origem judaica, nasceu em Praga, no império da Áustria-Hungria, e escrevia em língua alemã. Entre seus livros mais conhecidos estão O Processo, Carta ao Pai e Metamorfose. O doodle veio parabenizar o autor e seus fãs por aquele que seria seu 130º aniversário.

10. Maurice Sendak
Maurice Bernard Sendak foi um ilustrador e autor de literatura infantil americano. Ele se tornou amplamente conhecido pelo seu livro Where the Wild Things Are (Onde Vivem os Mosntros), publicado pela primeira vez em 1963. O autor falecido em 2012 foi relembrado com o doodle de 85 anos de idade.

2 comentários:

Unknown disse...

Paola, eu sou APAIXONADA pelos Doodles do Google - sejam literários ou não!
Esse do Kafka é um dos meus favoritos de todos os tempos, simplesmente uma graça!

Beijos,
Nanie

Paola Severo disse...

Ah eu tbm adoro eles! Me senti obrigada a fazer uma seleção com os de autores! :)

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena