quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Psicose

de Robert Bloch (Editora Darkside Books)

Marion Crane é uma jovem mulher dedicada, cuidou de sua mãe durante sua doença, e de sua irmã quando ela foi para a universidade, e trabalhou durante anos em uma companhia imobiliária fazendo tudo corretamente. Ela está apaixonada por Sam Loomis, dono de uma loja de ferragens que está endividado, e para poder se casar com ele e começar uma nova vida, Marion rouba 40 mil dólares de um cliente da empresa onde trabalha, dinheiro que ela deveria depositar no banco, mas leva consigo ao fugir da cidade. Ela aproveita o inicio de um final de semana e uma viagem de sua irmã Lila, assim sua falta não será sentida até a segunda-feira. Ela age com cuidado, mas seu caminho acaba levando-a ao Bates Motel, um hotelzinho de beira de estrada com pouco movimento.
No Motel, Marion conhece Norman Bates, gerente e proprietário, um senhor solteirão e estranho mas que a recebe polidamente, inclusive convidando-a para  jantar em sua casa, já que ela chegou no meio da noite e chove muito. Durante o jantar, Norman conta que sua mãe está muito doente, e que fica no andar de cima acamada para que não cause problemas, Marion se desentende com ele ao sugerir que a internasse em um hospital psiquiátrico, no entanto tudo volta à aparente normalidade. No entanto ao voltar para o hotel, ao entrar no chuveiro Marion é atacada a facadas por uma velha, a mãe de Norman.
Diante do desaparecimento de Marion, sua irmã Lila segue seus passos procurando-a, e é seguida por um investigador profissional que procura o dinheiro que ela levou. Neste ponto percebe-se que algo de muito errado acontece no Bates Motel, um tipo de segredo ou mistério guardado por Norman. A história que Robert Bloch nos conta é sensacional, tem todos os ingredientes de suspense, terror, e drama psicológico que eu esperava, e mais, tem uma escrita deliciosa de ler. A edição da Darkside ficou incrível, com ilustrações nos cantos das páginas e separação de capítulos linda demais.
O final muitas pessoal conhecem por causa da adaptação cinematográfica feita por Alfred Hitchcock em 1960, intencionalmente rodado em preto e branco para aumentar a sensação de suspense do filme. O filme foi estrelado por Janet Leigh e Anthony Perkins. Nem preciso comentar a qualidade já que foi considerado muitas vezes o melhor filme de terror já feito. Existem três continuações, mas nenhuma dirigida por Hitchcock, e uma remake de 1999, mas como não assisti esse, não vou comentar. Particularmente gostei muito do filme, e saber o mistério principal e final da história não estragou nem um pouco minha percepção e o quanto gostei, por isso decidi deixar de fora a parte principal do mistério do filme, se você não sabe quando ler o livro ou ver o filme vai ser o mais legal de tudo. O mais legal é que as pessoas costumavam menosprezar o livro do Robert Bloch principalmente por causa do sucesso da adaptação pro cinema, mas Hitchcock viu o potencial incrível da história bem desenvolvida de Bloch, dizem até que ele comprou os livros a venda para evitar que as pessoas soubessem o final.
Esse ano estreou no Brasil pelo Universal Channel a série Bates Motel que é um prelúdio do filme Psicose, a série mostra a infância e a adolescência de Norman Bates (interpretado pelo talentoso Freddie Highmore), como ele desenvolveu seu lado sombrio e como sua mãe Norma (Vera Farmiga), ajudou a moldar sua mente.

Confira o Trailer de Psicose, de Alfred Hitchcock:


E o trailer da série da A&E, Bates Motel:

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena