sexta-feira, 24 de junho de 2016

As Crônicas de Fiorella

de Vanessa Martinelli (Editora Saraiva)

Chega um ponto na vida da gente em que precisamos abandonar a infância, aquela vida de moleza de ganhar tudo nas mãos e não ter uma preocupação nesse mundo. Essa hora chegou para Fiorella, uma adolescente cheia de personalidade e muito divertida.

Ela divide seus dias entre a chatice da escola, onde convive com sua melhor amiga Flávia, e entre a casa onde tem que conviver com sua mãe e seu irmão mais novo, além de um cachorro muito estranho chamado Rufus. Os seus pais são separados, e agora sua mãe está conhecendo outros homens que podem ou não vir a ser seu namorado, mas a filha não vai deixar barato para todos esses estranhos querendo entrar em sua vida.



A jovenzinha conta em detalhes o seu dia a dia, as confusões em que se mete, e sua convivência com a família. Ela fica encanada com todas as coisas que me preocupavam quando eu tinha a idade dela, então dei muita risada lendo o livro e me identificando com a protagonista. Cada cena de vergonha e humilhação na escola, os castigos e briguinhas domésticas, tudo que os irmãos aprontam um para o outro, tem muita realidade em cada cena. 


Não é surpresa para quem acompanha o blog há mais tempo que sou fã do trabalho da Vanessa Martinelli, todos os livros dela tem esse poder de evocar situações que eu já vivi com a idade dos personagens. Amei as leituras de Amigos Inimigos, e Amigos Inimigos - A Formatura, e com Fiorella não foi diferente. Além disso, a escrita da autora tem um humor tão puro e divertido, que te faz gargalhar e não deixa o sorriso sair do rosto enquanto está conhecendo a Fiorella (que é meio doidinha, mas quem de nós não foi um dia?). Suas personagens são cheias de uma inocência, que a princípio pode parecer até meio boba, mas que são um bálsamo em um mundo de gente cínica e falsidade. Te faz desejar ter pessoas assim na sua vida, e se você ainda não conhece o trabalho dessa ótima escritora brasileira, eu sugiro que dê uma chance e não vai se arrepender, independente de sua idade. 


O livro tem capítulos curtinhos, e é como o nome diz, um punhado de crônicas. Além do tema, e da escrita, acho que esse formato é muito válido, especialmente para os leitores mais novos. Também tem muitas ilustrações fofas. Se eu que já estou na casa dos 20 e poucos amei a história, e dei muita risada, imagine alguém que faça parte do público alvo. Com certeza são 110 páginas de entretenimento de qualidade. 

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena