terça-feira, 31 de outubro de 2017

Livro-reportagem resgata história da morte de diplomata durante a ditadura

No ambiente sufocante do regime militar, o diplomata brasileiro Paulo Dionísio de Vasconcelos morre em circunstâncias misteriosas na cidade holandesa de Haia, em 1970, sem que as autoridades tenham se empenhado em desvendar o episódio obscuro. Essa história é contada pelo jornalista Eumano Silva no livro “A morte do diplomata: um mistério arquivado pela ditadura”, que traz informações inéditas sobre o caso e o período do autoritarismo no Brasil.

Publicado pela Tema Editorial, o livro percorre a vida de Paulo Dionísio e suas conexões com a diplomacia brasileira, na época em que o país vivia sob o comando de generais ansiosos por projetar uma imagem favorável no exterior – mesmo que internamente a realidade fosse opressiva e dolorosa. É nesse contexto que o jovem vindo de Minas Gerais projeta sua trajetória pessoal e profissional, interrompida pouco antes de completar 35 anos de idade. Com linguagem direta e substantiva, Eumano Silva lança mão da estrutura narrativa dos livros de ficção policial para contar uma história verdadeira, baseada em documentos e entrevistas.

Foram dois anos de trabalho para reconstituir os fatos de quase cinco décadas atrás e montar a grande reportagem sobre um personagem à margem do fio principal dos acontecimentos, mas que proporciona uma visão singular do cotidiano daqueles dias atravessados pelo regime político de exceção. A família de Paulo Dionísio franqueou ao autor do livro documentos, fotos, recortes de jornais e até mesmo o diário pessoal do diplomata, que tinha o hábito de escrever copiosamente sobre os mais variados temas.

Mais do que isso, os familiares concederam-lhe uma procuração para ter acesso a documentos do Itamaraty relacionados ao caso. O resultado é rico em informações inéditas, com a ressalva de que “foi um trabalho totalmente independente, sem nenhuma interferência”, como sublinha Eumano. No meio do processo minucioso de pesquisa, o autor deparou-se com documentos reveladores sobre o cenário em que a diplomacia brasileira estava mergulhada à época.

Constatou, por exemplo, a extensão da teia de vigilância armada para acompanhar os movimentos de Dom Helder Câmara em países estrangeiros, como se o líder católico brasileiro, que lutava com palavras e gestos, representasse um perigo mortal para o regime. Também apurou as iniciativas quase caricatas dos comandantes militares para apresentar lá fora um país risonho e bem-sucedido.

Autor de outra obra emblemática sobre o período ditatorial no Brasil – Operação Araguaia: os arquivos secretos da guerrilha –, Eumano Silva oferece aos leitores essa nova incursão no livro-reportagem, com a marca do rigor jornalístico e a ambição do pesquisador reconhecido pelo conhecimento sobre o tema. A morte do diplomata: um mistério arquivado pela ditadura é leitura envolvente e que se acompanha com a respiração suspensa. É ainda o encontro de uma tragédia pessoal com os descaminhos da nação brasileira.
Read More

Conheça À procura do par perfeito


Linda, talentosa e apaixonada por seu trabalho, Kennedy transmite feminilidade, confiança e profissionalismo. Ninguém nem imagina a adolescência difícil e a vida de luta contra o peso. 

Coach e consultora da famosa agência de relacionamentos Kinnection, Kennedy cria dates incríveis, encoraja solteiros a brilharem e nunca recusa um desafio - nem mesmo Nate Ellison Raymon Dunkle, cujas iniciais são N.E.R.D! Engenheiro aeroespacial e gênio, é o novo cliente de Kennedy, que vai usar sua mágica para transformá-lo de desajeitado e malvestido no mais desejado gato. 

Quando percebe que ela e Nate são muito parecidos e podem ser perfeitos juntos, será que ela vai se permitir esse amor ou seu medo vai condená-la à solidão?
Read More

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Carrascoza resgata a infância a infância em contos delicados


Para iluminar o escuro da noite, o menino põe o mundo no papel. Longe das coisas esquecidas em casa, faz da praia sua caixa de brinquedos. Com saudades do mar, recria o oceano... Quantos universos mais ele é capaz de inventar? 

Com um olhar poético sobre a infância, o livro Caixa de Brinquedos, de João Anzanello Carrascoza, um dos principais contistas brasileiros contemporâneos, reúne contos curtos sobre meninos, tendo como eixo a capacidade imaginativa e os recursos lúdicos por meio dos quais eles veem e lidam com o mundo. O premiado autor aborda ainda outros temas importantes para o desenvolvimento infantil, como percepção de si mesmo e dos outros, ciclo da vida, autonomia e criatividade.

Tão delicadas quanto os contos, as ilustrações de Larissa Ribeiro, feitas de colagem, conseguem captar o espírito poético do texto, expandindo seus sentidos narrativos.
Read More

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Marvel ou DC Comics: de que lado você está?


Brasileiros preferem os mutantes da Marvel ou os meta-humanos da DC Comics? A SEMrush, líder mundial em marketing digital, fez um levantamento recente e revelou quais são os heróis que têm mais fãs entre o público brasileiro. No total, a Marvel destrói os oponentes, com um total de 855.300 buscas, contra 442.220 pelos heróis da DC. 

Se considerarmos os maiores sucessos de bilheteria dos últimos tempos em longas-metragens de super heróis, a Marvel ganha de longe - ao que parece, o cinema conseguiu absorver toda a complexidade dramática dos personagens como nenhuma outra editora ao transpor suas histórias para as grandes telas. Por outro lado, a DC tem um hors-concours de peso: Batman, que sem poder sobre-humano nenhum além do QI e da conta bancária elevadíssimos, consegue se manter entre os mais famosos personagens, em uma briga homérica pelo terceiro lugar com ninguém menos que o Hulk. 

E mesmo com a profusão de personagens masculinos, a lista tem lugar para as mulheres: Viúva Negra e Mulher Maravilha não ficaram de fora, ostentando o 7o e o 9o lugar, respectivamente. O mais popular de todos? Quase 80% à frente do Capitão América, que figura na segunda colocação: Homem Aranha! Ele mesmo, o mais adolescente dos heróis do primeiro escalão da Marvel é o dono dos corações brasileiros. 

Abaixo, a lista completa traz um TOP Ten dos super heróis mais buscados na Internet entre julho e agosto, para colocar mais fogo na eterna guerra entre fãs da Marvel e da DC Comics. Como o segundo lugar ficou empatado entre Batman e Hulk, a lista traz onze personagens. Na "lanterna" temos o Lanterna Verde - e isso não é uma piada. Confira!


Ranking /Super Herói /Editora /Total de buscas

1º - Homem AranhaMarvel 

309.100

2º - Capitão AméricaMarvel 

173.000

3º - Batman e HulkDC/Marvel 

165.000 cada

4º - FlashDC 

135.000

5º - Homem de FerroMarvel 

117.600

6º - ThorMarvel 

90.500

7º - Viúva NegraMarvel 

67.600

8º - SupermanDC Comics 

60.500

9º - Mulher Maravilha, DC Comics 

50.220

10º - Lanterna VerdeDC Comics 

37.500
Read More

Fábrica de Historinhas passa a oferecer livros infantis personalizados em novos formatos


A Fábrica de Historinhas, plataforma de livros personalizados para crianças, reformulou seu canal digital e agora oferece novas opções para seus clientes. Se, até então, as vendas eram feitas apenas mediante assinatura mensal, hoje já é possível comprar os livros individualmente ou mesmo como pacotes de aniversário que incluem versões das histórias como lembrancinhas para convidados. 

“Essas mudanças vieram depois de muita demanda do público e acreditamos que, agora, a Fábrica ficará muito mais acessível e prática para todos. A criança recebe livros, tanto em formato impresso quanto eletrônico, abordando os diversos temas e que trabalham estímulos fundamentais à sua formação. Todas as nossas histórias são originais e personalizáveis”, explica Ricardo Almeida, diretor presidente do Clube dos Autores.

Confira os novos modelos de vendas da Fábrica de Historinhas: 
1. Livros avulsos: quem quiser poderá personalizar e comprar apenas um livro, de maneira simples, prática e direta.

2. Pacotes: a assinatura se transformará em um pacote periódico. Para três meses de historinhas, por exemplo, bastará comprar o pacote relacionado ao período. Neste caso, no entanto, os pais poderão também escolher quais dos livros receberão em quais meses.

3. Aniversário: esse pacote inclui um livro grande para o aniversariante e pequenos livrinhos para dar de lembrança aos convidados da festa.

A Fábrica de Historinhas, criada pelo Clube de Autores e StoryTellme em 2016, busca modernizar a maneira com que a literatura é trabalhada para a criança, deixando os pequenos como personagens centrais das histórias.

“A Fábrica de Historinhas tem o objetivo de inverter a lógica de se trabalhar histórias para crianças. Porque ao invés de deixá-las como meras espectadoras ou ouvintes de relatos envolvendo personagens, nós inserimos o próprio universo de cada criança”, reforça Almeida.
Read More

terça-feira, 24 de outubro de 2017

4 clássicos da literatura para crianças

Uma pesquisa realizada pelo IBOPE, encomendada pelo Instituto Pró-Livro e divulgada em 2016, mostrou que 56% dos brasileiros dizem ler com frequência (pelo menos 1 livro em partes ou inteiro nos últimos três meses), um número recorde no país. Segundo a mesma pesquisa, o brasileiro lê 4,96 livros por ano, do total 2,43 foram terminados e 2,53 foram lidos apenas em partes. Para Ana Regina Caminha Braga, psicopedagoga e especialista em educação especial e em gestão escolar, os números tendem a ser ainda mais positivos com o inventivo a leitura desde a infância. 

De acordo com a especialista, a leitura traz benefícios importantes para o aprendizado e desenvolvimento dos pequenos. “Ler e incentivá-los a ler é muito benéfico. Com a leitura as crianças não só aprendem coisas novas, como aprendem a escrever melhor, ampliam seu vocabulário e, é claro, melhoram seu desempenho escolar”, comenta. Não sabe por onde começar essa aventura com os seus filhos? A especialista separou quatro clássicos que vão tem ajudar nesta tarefa.

Fábulas de Monteiro Lobato – É um livro de 1922, que traz as mais variadas histórias, que, além de divertir, sempre tem uma lição moral para as crianças. Monteiro Lobato usa os bichos como personagens que falam, pensam e interagem com o homem. São contos que unem o lúdico e trazem lições importantes sobre a vida e nosso cotidiano.



Menino Maluquinho – Clássico lançado em 1980 por Ziraldo, é uma referência mundial da literatura infantil. Versos e desenhos contam as aventuras e traquinagens de um menino e sua turma. Ele é quem alegra todas as casas, o menino que todos sonhamos ter sido. É a aventura contagiante de uma menino feliz.



Meu Pé de Laranja Lima – Lançado em 1968 e escrito por José Mauro de Vasconcelos, foi traduzido para mais de 52 línguas e publicado em 19 países, além de adaptado para o cinema, a televisão e o rádio. O livro conta a história de Zezé, um menino de cinco anos de uma família pobre e numerosa, criativo e extrovertido, sua amizade com Portuga e sua relação com um pé de laranja lima.


Pequeno Príncipe – É um clássico francês do escritor Antoine de Saint-Exurpéry, um dos livro mais com mais traduções no mundo, 220 idiomas e dialetos. Um piloto cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ela diz ter vindo de um pequeno planeta distante. E ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seus valores e encontram o sentido da vida.

A psicopedagoga lembra ainda, que mesmo depois que a criança já tiver adquirido esse hábito da leitura, é bom que os pais e professores continuem a incentivá-la. “Ler para a criança desde os primeiros anos de vida é algo muito importante, e continuar incentivando esse hábito durante seu crescimento trará inúmeros benefícios para seu aprendizado e desenvolvimento como ser humano”, completa Ana Regina.
Read More

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Tordesilhas lança novo terror psicológico de John Ajvide Lindqvist

John Ajvide Lindqvist, autor considerado por jornalistas britânicos como “a resposta sueca ao Stephen King”, apresenta em Estou atrás de você, lançamento do selo Tordesilhas, uma obra de terror com a marca estilística noir escandinava. 

A história começa com um lindo dia no acampamento, o céu está azul e a grama é farta e verde, mas algo está errado. Ontem havia vozes felizes, fumaça de churrasco e mosquitos. Agora tudo se foi! O acampamento, o lago e até o sol. Tudo que resta é um campo de grama infinito, quatro trailers, oito adultos, duas crianças, um cachorro e uma gata. Em seus aparelhos de rádio tocam estações de música nacional, mas eles não conseguem sinal de celular. O GPS de seus veículos também não funciona, e o tempo nesse descampado parece se mover em uma velocidade diferente. 

Diante da incredulidade de tal cenário e da busca por sentido, figuras estranhas começam a aparecer. Primeiro distantes. Silenciosas. Mas logo cada um se vê cercado das aparições de seus piores medos. O pânico instala. E enquanto alguns ajudam um ao outro, outros lutam com a própria loucura na busca por sentido. Um deles, inclusive, acredita que tudo acontece apenas em sua cabeça. Mas não, isto é horror. E esta terra artificial é de medo. 

Com estilo inteligente e ritmo aguçado, o autor é especialista em construir com estilo próprio uma atmosfera aterrorizante. O resultado é “um delicado equilíbrio entre macabro e tocante”, como afirmou o jornal britânico Sunday Telegraph.
Read More

sábado, 21 de outubro de 2017

Síndrome de Burnout: Quando o desgaste mental extrapola os limites


Imagine uma história que, ao mesmo tempo emociona e também conscientiza o leitor. Um Ano Sabático, quarto livro da autora Renata R. Corrêa, é uma ótima leitura para quem gosta de se render aos sentimentos mais intensos. Em defesa da prevenção de doenças mentais, a autora aproveitou o Setembro Amarelo para lançar a obra em forma de e-book na plataforma digital Amazon.

De maneira leve – e por vezes cruel – Renata apresenta ao público a Síndrome de Burnout, uma doença caracterizada por um esgotamento físico e psíquico. Decorrente da insatisfação com o trabalho excessivo e degradante, o mal ainda é pouco conhecido e muitas vezes é acompanhado por ansiedade e depressão.

“Quando os sonhos se transformam em pesadelos e nada mais parece fazer sentido, só há uma escolha a ser feita: abandonar tudo e recomeçar do zero, em busca de si mesmo e da felicidade perdida.” (p.13)

Um ano Sabático revela muito sobre as crises e dilemas da sociedade contemporânea. Mas, ainda assim, é um romance belo e inspirador que incentiva o leitor a acreditar nos recomeços e no poder do amor verdadeiro. A obra ainda está entre os concorrentes do Prêmio Kindle de Literatura que ocorre no final de dezembro e para comemorar tal façanha, a autora resolveu fazer uma campanha especial.


CAMPANHA: Compre e avalie a obra 'Um Ano Sabático' e concorra a um Kindle

Ler uma boa história é ótimo, agora imagine levar um Kindle totalmente de graça por causa dela. Incrível, né?
A autora Renata R. Corrêa facilita isso para você! Basta comprar o novo e-book 'Um Ano Sabático' na Amazon (http://amzn.to/2hsfJdJ), avaliar a obra e se inscrever no sorteio pelo link: http://bit.ly/2yJ5pC1. Simples, né?

*OBS: Só serão válidas as inscrições que seguirem o regulamento (comprar + avaliar a obra na Amazon). Não se esqueçam de guardar o comprovante e tirar print da avaliação, o prêmio só será entregue mediante a apresentação destes. O resultado saí na quarta-feira, dia 25/10. Não perca! Boa sorte a todos :)

SINOPSE
Quando os sonhos de Rafaela, uma jovem fisioterapeuta, se transformam em pesadelos, ela é diagnosticada com Síndrome de Burnout. De repente, nada mais em sua vida parece fazer sentido, e na busca de si mesma e da felicidade perdida ela precisará ter coragem para recomeçar do zero. 

No seu ano sabático, um tempo de descanso, aprendizado e recomeços, ela se redescobrirá, encontrando coisas que se perderam com o tempo e tentará resgatar a simplicidade dos valores importantes da vida. No meio dessa encruzilhada, que definirá o rumo do seu destino, ela conhecerá o amor verdadeiro. Tudo isso serão pilares fundamentais para sua recuperação e, quem sabe, para encontrar a verdadeira felicidade.
Read More

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Brasileiro viaja 16 mil quilômetros a cavalo e realiza sonho de infância


Até onde vale ir por conta de um sonho? Para o caubói Filipe Masetti Leite realizar o dele, foram necessários dois anos e 16 mil quilômetros passando por 10 países. Sim, o brasileiro saiu de Calgary, no Canadá, e foi até Barretos, no interior de São Paulo, acompanhado de seus cavalos Frenchie, Bruiser e Dude. Ao longo de inúmeras histórias, Filipe sempre teve uma certeza: nada mais seria como antes ao fim dessa longa viagem.

O sonho de realizar essa jornada vem desde criança quando o brasileiro escutava do pai a história quase mítica do maior caubói de todos os tempos, um homem que cavalgou da Argentina até Nova York para provar que os crioulos eram os cavalos mais resistentes do mundo. As cenas dessa odisseia eram narradas de geração em geração na família de Filipe até que, já adulto, ele descobriu o homem real por trás de seu herói: o professor suíço Aime Tschiffely, que realizou essa jornada na década de 1920. Inspirado pela ousadia e determinação de Tschiffely, Filipe nunca esqueceu o sonho de menino de fazer sua própria expedição.

Foi assim que, em 2012, após anos de preparação, ele partiu do Canadá, local em que morava, para Barretos, no Brasil, onde foi recepcionado por uma plateia de 40 mil pessoas ao fim da viagem. Nesta longa aventura, Filipe e seus cavalos passaram por desertos, rios, estradas, temperaturas diversas, além de terem enfrentado muitas dificuldades, imprevistos e até mesmo o risco de morte.

"Frenchie, com medo da água, entrou em pânico no meio do rio. Em vez de nadar como os outros cavalos, deu uma guinada para voltar à margem, mas em um instante foi arrastado pela correnteza furiosa. Agora nem sequer dava para vê-lo. Meu menino dourado se foi. E se ele se afogar? E se quebrar uma pata nas pedras? E se um crocodilo o pegar?"

Cavaleiro das Américas, lançamento da HarperCollins Brasil, é o relato emocionante dessa jornada mais que inusitada, permeada de desafios, surpresas e muita força de vontade, e das lições e inspirações que ela proporcionou. Cartéis de drogas mexicanos se misturam a pessoas de solidariedade extraordinária, e ao amor incondicional de um caubói por seus cavalos. Em meio a personagens e lições únicas, o leitor vai se sentir inspirado a pensar fora da caixa e não desistir de seus sonhos, por mais improváveis que pareçam.

A obra ainda vem com oito páginas de fotos coloridas que ilustram cenários da jornada de Filipe e seus cavalos, desde o início da viagem até a chegada em Barretos.
Read More

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Livro de Eduardo Moreira desmistifica o sistema financeiro


Provocador e ousado, O que os donos do poder não querem que você saiba é um desabafo de quem entende as estruturas e os jogos de poder. Com experiência de mais de 15 anos no mercado financeiro e eleito este ano um dos três melhores economistas do Brasil pela revista Investidor Institucional, o autor Eduardo Moreira descreve os bastidores da economia, oferecendo ferramentas para que o leitor aprenda sobre finanças de forma didática e objetiva, e assim possa se tornar agente do próprio dinheiro ao atuar sobre as estruturas financeiras de modo ativo. 

“É exatamente esse caminho que convido o leitor a fazer comigo. Ao final, independentemente da profissão que você tenha, garanto que saberá mais sobre finanças que o gerente do banco que te atende. Isso valerá um belo dinheiro a mais em sua conta todos os anos”, afirma o autor.

A obra é dividida em seis capítulos. Nos dois primeiros, Eduardo explica o funcionamento de bancos e corretoras de valores. Assim, auxilia o leitor na compreensão, por exemplo, das diferenças entre títulos de capitalização e ações. Nos demais capítulos, o autor aborda as desigualdades econômicas e sociais geradas pelo modelo econômico e político do capitalismo. Além disso, discorre sobre um modelo ideal de governo com ideias a respeito de como tornar o sistema mais eficiente e justo. “O livro mostra a diferença entre percepção e realidade no mundo capitalista”, explica o autor.

De forma esclarecedora, o autor desvenda as estruturas que regem o poder e denuncia as maneiras pelas quais alguns poucos privilegiados influenciam opiniões para manter a ordem vigente e preservar seus interesses. 
Read More

Literatura mostra a necessidade de saber lidar com a raiva desde pequeno


Sabe aquela sensação que faz ferver por dentro e que dá vontade de sair quebrando tudo ou bater em alguém? Fervi por dentro, de Cleber Galhardi, publicado pela editora Boa Nova, vai mostrar aos leitores que é natural sentir raiva, porém há uma necessidade muito grande de controlá-la. 

Geralmente as crianças não tem consciência quanto a proporção da raiva que estão sentindo, ou mesmo como lidar com ela. Esse fator pode trazer problemas para sua vida emocional, escolar e pessoal. É importante que elas entendam como devem agir diante dessa sensação. 

O personagem que vai falar sobre este perigoso sentimento é o menino Aguar. Apesar do nome estranho, sua mensagem é edificante. A linguagem que ele utiliza parece bastante estranha no começo, pois ele reúne as primeiras letras e sílabas da frase e junta em uma palavra só.

Atenção. Muito cuidado com o JEMORA.Ele pode nos trazer grandes problemas quando aparece em nosso comportamento.Sabe o que é JEMORA? Não?É simplesmente o Jeito Equivocado de MOstrar RAiva

Aguar mostra as consequências de expressar a raiva erroneamente, e não só a possibilidade de atingir negativamente o próximo, aborda também os sentimentos que traz para si mesmo após se deixar levar pela irritação, como o arrependimento, culpa, enfim, aquela sensação estranha de quando as atitudes que os indivíduos tomam não são corretas. 

Com um jeito bastante peculiar de se comunicar, o personagem vai desmistificar a raiva e ajudar o leitor a lidar com esse sentimento forte. Uma lição para a vida toda!
Read More

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Livro digital faz leitor “viajar” e se encantar por Paris


Balas de canhão de pedra que pesam 260 kg? Uma arena da época do Império Romano de verdade? Bicho preguiça gigante de 6 metros de altura e de 5.000 anos? Um desfile de esqueletos de dinossauros, mamutes e baleias? Múmias de verdade? Paris é muito mais do que a torre Eiffel, o Arco do Triunfo e bateau-mouche.

Os garotos estão diariamente jogando video-game com diversos personagens diferentes, talvez nem saibam que muitas das armaduras utilizadas por alguns desses personagens foram desenhadas à partir da realidade, ou seja, essas armaduras existiram de fato, e é isso que o Lucas, o personagem do ebook Partiu Paris vai descobrir, durante sua viagem à capital francesa. 

Muita gente assistiu, não faz muitos tempo, ao filme O Gladiador, cuja trama se passa no antigo Império Romano, em torno das lutas que aconteciam em arenas. O que pouca gente sabe é que em Paris existe parte de uma arena de verdade, que era utilizada nas lutas de gladiadores de verdade; Lucas vai ficar surpreso quando o levam para conhecer a arena parisiense.

A ideia de mostrar a cidade de Paris de uma forma diferente dos guias turísticos tradicionais veio de Elisa Leonel, brasileira que mora há anos na cidade. Com Partiu Paris, a autora nos apresenta um guia de cara nova, com um outro tipo de texto e de conteúdo, um livro que é muito mais do que um simples guia de viagem. A cidade é mostrada através do olhar e da narrativa de Lucas, personagem do livro, um jovem de 14 anos que, ao visitar Paris, vai nos contando sobre suas descobertas, sobre o prazer de conhecer e passear pelas ruas, pontes e jardins parisienses.

Antigamente, quando não havia trem, automóvel ou avião, nem imprensa escrita, televisão ou internet, e era muito difícil viajar, as pessoas conheciam o mundo, aprendiam geografia, "viajavam" através das narrativas de viagens de aventureiros e exploradores. A ideia da autora foi essa, retomar esse tipo de narrativa para comentar a capital francesa e, com isso, ir além da simples informação turística, comentando curiosidades ou fatos históricos relacionados com os lugares enfocados. Isso porque, monumentos, museus e praças parisienses, além de serem lugares incríveis de serem visitados, nos contam um pouco da história da cidade e da França. 

O objetivo é colaborar para que os jovens, ao visitarem esses lugares, possam observá-los de forma mais atenta, numa tentativa de envolvê-los efetivamente com Paris, e chamar à atenção pelo fato de que a cidade é muito, muito mais do que contam os guias tradicionais. São mil coisas e lugares para se descobrir, e em cada canto de rua, parques e jardins, na beira do Sena, há sempre um detalhe a ser observado. Mostrar que Paris é muito mais do que os lugares listados nos guias e sites turísticos, essa é a ideia do ebook. No livro não há qualquer publicidade, tampouco a intenção de se vender qualquer tipo de serviço turístico, coisa comum sobretudo nos blogs sobre a cidade.

Lucas comenta sua visita ao Museu do Exército, onde viu coleções de espadas e armaduras:
“Também demais, a coleção de armaduras e capacetes antigos. Como eles lutavam com espadas, precisavam proteger tudo, o rosto, o pé e a mão, por isso, tinham luvas e sapatos de metal, que vestiam junto com as armaduras. Algumas armaduras chegavam a pesar até 25 kg. E tinham armaduras até para os cavalos! 
As armaduras dos soldados eram simples, já a dos reis e comandantes eram superdecoradas, cheias de enfeites. Alguns reis tinham armaduras especiais para as festas. Como para essas ocasiões eles tinham que estar superelegantes, algumas dessas armaduras também eram decoradas com ouro e prata, e essa decoração era feita pelos artistas da época. Eram muito chiques esses reis de antigamente. 
Fiquei imaginando uma batalha com os soldados em cima dos cavalos e com aquelas armaduras! Não sei como é que conseguiam lutar vestidos com aquelas coisas pesadas e com aqueles capacetes que cobriam o rosto. Quando um caia do cavalo, como será que fazia pra subir de novo? No verão, com o calor, devia ser horrível. E pra fazer xixi, como será que faziam? Com chuva, será que as armaduras enferrujavam?”

A cidade de Paris é apresentada através de um diário de viagem, de uma forma gostosa, sem que o conteúdo seja chato ou maçante. A historinha de Lucas, ao mesmo tempo que envolve os leitores na trama, desvenda os pontos turísticos da cidade de uma forma viva, dinâmica. Ele comenta suas impressões sobre a capital francesa, suas aventuras pela cidade, conta sobre suas descobertas, com detalhes interessantes, num tom agradável para se ler. Lucas vai apresentando a cidade no momento de sua visita aos diferentes lugares, locais esses que interessam a essa faixa etária. A leitura também é prazerosa pela qualidade das ilustrações que acompanham o texto.

Embora o foco seja o público juvenil, Partiu Paris interessa também aos adultos que organizam viagem à capital francesa com seus filhos. Estes vão encontrar no ebook dicas de lugares interessantes a serem visitados, além dos monumentos mais conhecidos, como torre Eiffel, a Notre Dame e o Arco do Triunfo.

Partiu Paris interessa mesmo para garotos que não estão com viagem marcada, pois estes poderão descobrir nessa narrativa os encantos da capital francesa, se interessarão pela cidade, pela forma como ela é apresentada, ainda que sem conhecê-la, e vão se encantar também pela historinha, que é muito simpática.

Para conhecer a história de Lucas em Paris e um pouco da cidade e da França, de uma forma única e envolvente, visite o site oficial do livro Partiu Paris www.partiuparis.com.br ou acesse a obra diretamente na loja da Amazon www.partiuparis.com.br/amazon.
Read More

terça-feira, 17 de outubro de 2017

32 editoras estão representando o Brasil na Feira do Livro de Frankfurt


Começou o principal evento internacional do mercado editorial, a Feira do Livro de Frankfurt. 

O Brasil está representado por 32 editoras, em um espaço de 180m², por meio do Brazilian Publishers (BP), projeto de fomento às exportações do conteúdo editorial brasileiro, parceria da Câmara Brasileira do Livro (CBL) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Entre os destaques da participação do Brasil na feira está um espaço dedicado à exposição Brazilian Innovation, uma parceria entre o #coisadelivreiro – empresa de negócios e marketing para o mercado de livros - e o Brazilian Publishers, onde cinco empresas convidadas (Skoob, Ubook, Manifesto Games, TAG Livros e #coisadelivreiro) apresentarão seus modelos de negócios, produtos, serviços e também fomentar possíveis parcerias com players internacionais.

“Nosso objetivo é mostrar ao mundo que temos muita inovação entre nossos empresários, não apenas na produção editorial direta mas também na prestação de serviços no setor e que o Brasil também pode lançar tendências de mercado. Somos reconhecidos internacionalmente como uma das maiores economias criativas do mundo e queremos perpetuar essa imagem também na área da inovação para o livro e para o leitor.”, ressalta Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, gerente de Relações Internacionais da CBL.

O estande coletivo brasileiro também conta com uma área reservada para exposição de livros vencedores do Prêmio Jabuti, que este ano avaliará pela primeira vez obras publicadas no exterior com a nova categoria “Livro Brasileiro Publicado no Exterior”.

Além disso, realizaremos dois matchmakings, sendo um deles com países da América Latina e outro com a China, proporcionando encontros de editores brasileiros com players de outros países.

A programação também inclui palestras, eventos, reuniões e o lançamento do catálogo de books and rights, com conteúdo das editoras apoiadas do Brazilian Publishers.

Na edição de 2016, foram fechados cerca de US$ 620 mil em exportação de direitos autorais e livros físicos com negociações durante o evento e para os próximos 12 meses. “Este ano a expectativa é atingir os US$ 650 mil, já que a diversidade e beleza da produção editorial brasileira cativam cada vez mais os leitores e editoras do exterior”, destaca Luís Antonio Torelli, presidente da CBL.

Das 32 editoras, vinte e quatro são apoiadas pelo Brazilian Publishers. Confira abaixo a lista, em ordem alfabética, das editoras que estão na Feira do Livro de Frankfurt:

Brazilian Publisher of Art and Culture, Callis, Cortez Editora, DSOP - Educação Financeira, Edições Loyola, Edições Sesc SP, Editora da Universidade Federal do Pará, Editora Fiocruz, Editora Leopoldianum, Editora Unifesp, Editora IMEPH, Editora Melhoramentos, Editora Moderna/Salamandra, Editora Pipoca, Editora UNESP, Editora Universidade de Brasília, Editora Viajante do Tempo, Edusp, FTD Educação, Girassol Brasil, Global Editora, Grupo A, Grupo Autêntica, Grupo Companhia das Letras, Letras do Pensamento Editora, Napoleão Editora, Pallas Editora, Pergunta Fixar, SESI-SP Editora, Todolivro e Ubook.
Read More

Biografia romanceada destaca o protagonismo feminino de Carlota Joaquina


Chega às livrarias o romance biográfico de uma das figuras mais emblemáticas da história de Portugal e do Brasil, a rainha Carlota Joaquina de Borboun (1775-1830). O livro Memórias de Carlota Joaquina: a amante do poder do historiador Marsílio Cassotti, autor do best-seller A biografia íntima de Leopoldina, retrata os principais episódios de sua vida.

Com base em documentos históricos e testemunhos de quem conviveu diretamente com a “princesa rebelde”, a obra apresenta uma Carlota que, em primeira pessoa, expõe as intrigas políticas da família, a fuga dos Bragança para terras brasileiras, o casamento aos dez anos de idade com Dom João VI e a relação com o mulherengo Dom Pedro.

Além disso, a obra trata de sua misteriosa lealdade a Portugal durante a traiçoeira Guerra das Laranjas e dos rumores sobre os seus amantes. As intenções de ser coroada rainha em Buenos Aires e a sua recusa em jurar a Constituição liberal também são destaques no livro.

Diante das ameaças da Revolução Francesa, Carlota buscou o protagonismo nos assuntos públicos, desagradando aqueles que não aceitavam a participação feminina nos negócios. O foco do historiador Marsilio Cassotti é, justamente, demonstrar a coragem e a valentia desta mulher, que ansiava o poder direto sobre as ações políticas, característica não muito bem vista às mulheres da época.
Read More

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Os noves sermões de C.S. Lewis que conquistaram o mundo


Nos nove sermões que, juntos, compõem uma de suas obras mais clássicas, O peso da glória, C.S. Lewis – autor de clássicos da literatura como As crônicas de Nárnia e Cartas de um diabo a seu aprendiz – demonstra por que é um dos escritores mais influentes da história.

Lewis é capaz de tratar os mais variados temas de modo brilhante, trazendo simplicidade e clareza a assuntos complexos, instigando tanto a alma quanto o intelecto do leitor.

Em O peso da glória, agora publicado pela Thomas Nelson Brasil com uma nova edição, tradução especializada e acabamento de luxo, o autor traz aos leitores contemporâneos as mesmas palavras de inspiração, orientação e apologia da fé cristã que levaram alento a milhares de ouvintes em um tempo recheado de dúvidas.

Read More

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

O suspense “O casamento” de chega as livrarias em outubro

O dia seria especial. Aliás, o final de semana todo foi pensado para ser perfeito. O sítio fora reservado para 4 dias de festa, os convidados estavam se divertindo, os dias estavam lindos e inspirava amor – apesar de todos os rumores - Diana e Plínio iam sim, se casar. E agora nada mais poderia dar errado. Mas alguém pensava diferente, muito diferente.

A Faro Editorial lança em outubro o suspense policial “O Casamento”, de Victor Bonini. Um dos autores de ficção policial mais promissores da nova geração. Depois do sucesso com Colega de Quarto (2015), Victor cria um cenário para o crime perfeito, dessa vez, com muito mais camadas de intrigas e dezenas de suspeitos!

Diana e Plínio não eram o casal perfeito, mas eles superaram todas as adversidades e decidiram se casar. A família de Diana não era favorável; já a família de Plínio tinha um modo estranho de se relacionar uns com os outros. Mas o amor é o que importa, certo?

Era o que Conrado Bardelli, o detetive Lyra, pensava, e foi o que o fez aceitar o convite para aquele final de semana. A filha do seu amigo Oscar ia se casar e, de quebra, poderia ficar de olho em seu novo cliente, Ricardo Gurgel, amigo das famílias e sobrinho da juíza de paz. Alguém estava chantageando Gurgel, então tinha tudo para ser uma investigação protocolar, algo que não ia interferir no casamento.

Mas aquele estava longe de ser um casamento tranquilo, aliás, nada ali traduzia harmonia, nem a relação dos pais dos noivos, nem das madrinhas, nem de muitos convidados, mas agora ele já estava dentro da festa.

Duas mulheres cruelmente assassinadas. Um chantagista misterioso e sádico. Segredos sujos a cada momento. Uma investigação que parece não ter fim. Quem é o culpado? Por que parece que ninguém fala a verdade? Será que pela primeira vez um assassino conseguiu planejar o crime perfeito? Um thriller de tirar o fôlego e que vai te fazer repensar o próximo convite para um casamento.
Read More

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Kazuo Ishiguro ganha o Nobel de Literatura


A Academia Sueca anunciou na manhã da última quinta-feira, dia 5, o vencedor do Nobel de Literatura 2017. Kazuo Ishiguro, 62 anos, levou o prêmio porque, "em seus romances de grande força emocional, revelou o abismo sob nossa sensação ilusória de conexão com o mundo". 

Ishiguro nasceu em Nagasaki, no Japão, em 1954, e mudou-se para a Inglaterra aos cinco anos de idade. É autor de oito livros (sete romances e uma coletânea de contos), cinco deles publicados no Brasil pela Companhia das Letras: Os vestígios do dia (vencedor do Booker Prize de 1989), Não me abandone jamais, Quando éramos órfãos, Noturnos e O gigante enterrado, seu romance mais recente publicado em 2015. 


Dessas obras, duas ganharam aclamadas adaptações para o cinema: Os vestígios do dia e Não me abandone jamais. Considerado um dos principais autores da língua inglesa, sua obra foi traduzida para 28 países.

Conheça mais sobre seus livros: 


Quando lançado, O gigante enterrado foi recebido como a entrada de Ishiguro no gênero fantástico. A história acontece em uma terra marcada por guerras recentes e amaldiçoada por uma misteriosa névoa do esquecimento. Sua população desnorteada está diante de ameaças múltiplas, e um casal parte numa jornada em busca do filho e no caminho terá seu amor posto à prova. Épico arturiano, o romance envereda pela fantasia e se aproxima do universo de George R. R. Martin e Tolkien, comprovando a capacidade do autor de se reinventar a cada obra.


Um dos romances mais aclamados de Kazuo Ishiguro, Os vestígios do dia acompanha o mordomo Stevens, já próximo da velhice. Ele rememora as três décadas dedicadas à casa de um distinto nobre britânico, lord Darlington, hoje ocupada por um milionário norte-americano. O romance ganhou uma adaptação para o cinema em 1993, protagonizada por Anthony Hopkins e Emma Thompson, e recebeu oito indicações ao Oscar.


Finalista do Booker Prize em 2005, Não me abandone jamais tem como pano de fundo um cenário de ficção científica. Não me abandone jamais também foi adaptado para o cinema, estrelado por Carey Mulligan, Keira Knightley Andrew Garfield.







Noturnos é uma reunião de cinco narrativas em que Ishiguro deixa de lado a solenidade distendida dos romances para dedicar-se à concisão, à leveza e ao humor concentrado do gênero curto. Nestas histórias, emoções suscitadas por belas melodias convivem com as limitações do mundo da música. Se o poder de tocar o sentimento faz dos músicos seres próximos da genialidade, as exigências do senso comum e da profissionalização os submetem a situações muitas vezes patéticas e hilariantes.
Read More

A trajetória humana pela perspectiva da história natural


“Qual o nosso verdadeiro lugar no Universo?”. “Qual a nossa importância cósmica?”. “Qual o significado de nossas vidas?”. É a partir das descobertas científicas ao longo do tempo que o autor Edmac Trigueiro pretende responder a essas e muitas outras questões.

Dividida em três partes – O Universo e o Homem, A Vida e o Homem e O Homem - a obra traz um panorama histórico natural amplo, discorrendo desde a formação do Universo a partir do Big Bang, até o surgimento da espécie humana, passando pelo quadro geral da evolução das espécies. 

O homem é apresentado, antes de mais nada, como parte do todo, do infinito Universo que nos cerca e que ainda é, em grande parte, misterioso para nós. “Tudo no Universo está ligado. Não há estruturas que se desconectam. Somos ligados às estrelas do firmamento muito mais do que suspeitávamos. Temos uma profunda ligação com a natureza e um relacionamento muito antigo e duradouro com o cosmos. Não sabemos se somos frutos de uma reencarnação espiritual, porém somos, com certeza, produtos de uma reencarnação atômica.” (pgs. 43,44)

Apesar dos temas científicos, a narrativa é envolvente e traz constatações de séculos atrás e recentes sem perder a fluência do texto. Cosmologia, Astronomia, Biologia, Evolução, Antropologia, Origens, Hominídeos e Acaso são os assuntos presentes na obra para embasar a teoria do surgimento da existência humana e seu lugar no universo. Edmac Trigueiro percorreu, durante anos, as melhores bibliotecas e artigos acadêmicos e a conclusão que partilha com o leitor ao longo dessa instigante travessia é a de que, em pleno alvorecer do século XXI, a ciência já dispõe de algumas respostas para todos esses mistérios que acompanham a humanidade desde antes da Grécia Antiga.

Na primeira parte do livro, O Universo e o Homem, o cosmos é apresentado em sua dimensão infinita e dinâmica em comparação a insignificância e casualidade do surgimento da espécie humana. Em A Vida e o Homem, traça-se uma linha do tempo do desenvolvimento da Terra, até o aparecimento dos primeiros seres vivos. Evolução das espécies, genética e globalização são alguns dos temas discutidos. Já em O Homem, a obra traz cenário amplo das infinitas espécies que habitam nosso planeta situando a humana apenas como mais uma delas: “Tudo isso serve de alerta para nos conscientizarmos de que não somos uma espécie superior às demais”. (p. 123).

História do Homem, nosso lugar no universo é, além de fonte inquestionável de conhecimento, um convite para olhar a existência humana com olhos mais lúcidos e postura mais responsável.
Read More

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Leitura para as crianças


A leitura é um hábito que faz parte do nosso dia a dia e deve ser cultivado. É normal que as crianças comecem a ler por volta dos cinco anos de idade, porém, para Ana Regina Caminha Braga, psicopedagoga e especialista em educação especial e em gestão escolar, é bom incentivar a leitura desde muito cedo. “Ler para os pequenos e incentivá-los a ler é muito benéfico. Com a leitura eles não só aprendem coisas novas, como aprendem a escrever melhor, ampliam seu vocabulário e, é claro, melhoram seu desempenho escolar”, comenta.

É importante que os pais permitam o contato dos pequenos com os livros, deixe-o brincar, tocar e analisar aquela novidade. Hoje não é difícil encontrar livros com materiais mais resistentes, cheios de cores e texturas, que permitem essa interação. Já as histórias infantis que tanto encantam as crianças, permitem que ela entre nesse universo. “Quando nós lemos para uma criança fazemos surgir nela o interesse pela leitura, se você conversar sobre a história ela irá refletir sobre aquilo, além de desenvolver sua capacidade de compreensão e interpretação”, sugere a especialista.

Com as crianças um pouco maiores, os pais já podem começar a fazer leitura mais dinâmicas, lendo uma parte da história e dando a ela o livro para que ela possa tentar ler a outra parte, aos poucos ela vai se familiarizar com aquele livro até conseguir lê-lo inteiro e sozinha. Uma boa opção são as história ilustrada e com menos escrita, conforme a criança for evoluindo você pode aumentar a quantidade de palavras no livro. Quando ela estiver lendo melhor, ofereça outras opções, como os cadernos infantis dos jornais, revistas e textos que tenham temas interessantes e adequados para a idade.

Por fim, a psicopedagoga lembra que mesmo depois que a criança já tiver adquirido esse hábito e aprendido a ler, é bom que os pais e professores continuem a incentivá-la. “Ler para a criança desde os primeiros anos de vida é algo muito importante, já que ela está em fase de desenvolvimento, e essa troca afetiva ajuda a estabelecer laços com a leitura”, comenta. Variar os gêneros literários também é importante, para que ela possa ter acesso aos mais variados temas. “Não sobrecarregue-a com a leitura, ela tem que ser uma diversão e não uma obrigação, que vai acabar por fazer ela perder o interesse no ato”, completa Ana Regina.
Read More

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Camila M. Guerra, escritora focada em paranormalidade, comenta mercado de e-Books

Reconhecida por seus e-Books voltados para a paranormalidade, Camila M. Guerra comenta seu entendimento de mercado e como ele tem desenvolvido com o fortalecimento dos e-readers no mercado. Segundo a escritora, o formato tem mais adesão pelo público adulto, acima de 36 anos. “Vejo os jovens lendo muito pelo Wattpad e outras plataformas semelhantes, especialmente se também escrevem ou desejam iniciar na escrita. Alguns deles aproveitam as promoções de e-books gratuitos das plataformas de autopublicação, lendo-os pelo computador, celular ou tablet mas, de uma maneira geral, é um público bastante apegado aos livros físicos, talvez por uma necessidade de afirmação cultural e social inerente à própria idade”, explica. 

Para Camila, os leitores ainda possuem um pouco do saudosismo do papel. “Nos grupos de leitura compartilham fotos de suas estantes e de coleções de seus autores preferidos. Muitos compram o livro físico se gostam do e-book para deixá-lo na estante.”, completa. 

Camila Guerra ficou conhecida por sua publicação em formato e-Book do livro “A Última Chave”, que aborda o paranormal sobre sonhos lúcidos e viagens astrais. “Este é o meu trabalho mais reconhecido e vendido”, diz a escritora, que ainda é criadora das obras “As Flechas de Tarian”, que se trata de uma trilogia também voltada à paranormalidade e comenta sobre o estado do coma e da vida após a morte, e O Caminho, um infanto-juvenil que foi escrito na década de noventa e publicado somente em 2016. Ele aborda a importância dos sentimentos.
Read More

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena