segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Cartazes Comunistas de Incentivo à Leitura

Não é de hoje que os governos fazem campanhas de incentivo à leitura. Afinal, ter uma população ignorante e analfabeta não é bom para país nenhum. Prova disso são esses belos cartazes russos que datam da época da Guerra Civil Russa (1918-1922).
O estilo da propaganda comunista é facilmente identificável. Os quatro primeiros são da página da Biblioteca Pública de Nova York, onde você pode conferir diversos  outros posters do período. Já os dois últimos de um incrível acervo de propagandas da URSS, que abrange de 1917 a 1991. Quem gosta de história vai adorar. Quem gosta de ler também.

Ot mraka k svetu. Ot bitvy k knige. Ot goria k schast’iu – Das trevas à luz, da batalha aos livros, da tristeza à alegria.(1917-1921).

Gramota – put’ k kommunizmu – Alfabetização é o caminnho para o comunismo (1920).

O topo do cartaz diz: Um povo que esquece sua história é obrigado a repetí-la. Na capa do livro: História do partido comunista (Bolchevique) – Versão Condensada.

Kniga nichto inoe kak chelovek govoriashchii publichno. (Um livro nada mais é do que uma pessoa falando em público) – 1921.

Cartaz para de divulgação da exposição “Livros durante cindo anos”, 1924. Entrada Livre.

Beregi knigu. Ona vernyi tovarishch v pokhode i v mirnom trude. (Cuide de seu livro. Ele é um verdadeiro companheiro, nas batalhas e na paz.) – 1917-1921.





4 comentários:

Niii disse...

Adorei o post.
Sou ligada na Rússia.
Realmente, as propagandas são maravilhosas
bjo


Nii
Faz Parte...

Júlia disse...

Muito show o post!
Viu como eu leio tudinho!

Paola Severo disse...

Obrigada Nii,

Táaa Júlia, eu li o vai entender ontem mesmo!
asuhasuhaus

Ana P disse...

muito tri!

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena