sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Dia Nacional do Leitor

 

NOSSO DIA!!!
O dia 07 de janeiro é destinado aos apaixonados pelos livros, pois é o Dia Nacional do Leitor. A leitura é um hábito que deveria fazer parte do cotidiano de toda população mundial. No entanto, o índice de analfabetismo ainda é bastante expressivo em todo mundo, o que provoca a exclusão dessas pessoas neste canal de informação e cultura.
Segundo psicólogos, o costume de ler deve ser ensinado e incentivado ainda na infância. Nos primeiros anos de vida, os livros infantis devem ser apresentados às crianças, aguçando o interesse pela leitura. A característica dos livros infantis são as ilustrações. Essas imagens são responsáveis por despertar o interesse e atenção da criança. Desta forma, na medida em que for crescendo, ela terá proximidade e familiaridade com o livro. Já na fase adulta, os livros serão companheiros insubstituíveis.
A contribuição intelectual gerada através da leitura é um valor imensurável, pois o conhecimento adquirido com o hábito pode determinar todo um futuro. O fato é; quanto mais se lê, mais oportunidades aparecem. Os melhores empregos, as melhores referências e as pessoas mais bem-sucedidas têm o livro como um dos principais meios de conhecimento, informação e especialização.
É importante ressalvar que nunca é tarde para aprender a gostar de ler. Ainda que a leitura não tenha acompanhado a pessoa desde a infância, assim como é aconselhado pelos educadores, sempre há tempo para começar da estaca zero. O ponto de partida é identificar um gênero de leitura que propicie mais prazer e interesse e dedicar, todos os dias, um tempo para a leitura. O importante é tomar gosto e desfrutar das várias possibilidades de leitura, pois essa preciosidade, quando cultivada, jamais perde o valor.

Via: Diretório de Arquivos


E um Feliz Dia do Leitor pra você!

2 comentários:

Unknown disse...

Feliz dia do leitor para ti também! Estou achando tudo isso o máximo! *-*'

Abraços e sucesso para todas nós!

Paola Severo disse...

Sucesso pra todas nós! [2]

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena