terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Mansfield Park

de Jane Austen (Global Editora)

Mansfield Park foi lançado originalmente em 1814, e foi o terceiro romance de Austen. O livro conta a história de Fanny Price, que por pertencer a uma família pobre é adotada para ser criada pelos tios, residentes de Mansfield Park, que terão condições de lhe dar uma educação adequada. Mr. e Mrs. Bertram, os tios de Fanny tem mais duas filhas: Julia e Maria (cuja característica principal é serem egoístas e mimadas) e dois filhos: Tom (primogênito que tem direito à herança, mas gasta todo o seu dinheiro deliberadamente) e Edmund (que estuda para se tornar clérigo, e é quem melhor trata Fanny Price).
Acompanhamos no decorrer do livro (que é bastante extenso) o amadurecimento de Fanny e sua transição de uma criança assustada para uma jovem de opiniões formadas. Na segunda fase do livro, em que todos são adultos o que mais importa aos jovens é o casamento, na época o importante era cortejar e para as moças serem cortejadas. Fanny no entando nutre um sentimento muito especial por alguém que ela sabe ser impossível se casar, e isso vai causando uma certa agonia com o passar do tempo.
Jane Austen é uma das minhas autores preferidas (só falta ler Northanger Abbey), e como sempre mostra maestria ao determinar todas as ligações familiares e de relacionamentos entre as famílias de seus personagens. Cada um tem seu mundo particular, e Austen sabe passar isso a seus leitores. Acredito que o livro não seja tão bom quanto Orgulho e Preconceito, mas é sem dúvida, maravilhoso.
Um filme foi feito em  1999, dirigido por Patricia Rozema. No elenco estão Frances O'Connor como Fanny Price, James Purefoy e Jonny Lee Miller como Tom e Edmund Bertram, respectivamente. Não assisti o filme ainda, então não posso afirmar quanto às semelhanças entre um e outro.
Abaixo o trailer do filme, em inglês.


















5 comentários:

Niii disse...

Concordo: Não é o melhor, mas é maravilhoso!
Jana diva!

Unknown disse...

Olá!

Jane é uma autora excelente não pelos bons romances, mas pelas críticas sociais incluídas em suas obras.

Abraços!

Ptah disse...

Sou louca par JA, não vi o filme, mas para mim esse é o livro mais fraco, embora seja maravilhoso (os outros são de arrasar).

ps: porque vc nao tem o botão para a gente dar um RT nos teus posts?

Bjão

Ptah
www.livrosebichos.blogspot.com

Paola Severo disse...

Todo mundo concorda o livro é ótimo mesmo assim!

Obrigada pela dica Ptah, vou dar uma olhada nisso!

Patty disse...

E agora? Não lembro se li ou não! Se li, está na hora de reler, né? Ô desmemoriada... Adoro Jane Austen. Bjs.

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena