sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

William Shakespeare e seus Atos Dramáticos

 de Andrew Donkin (Editora Cia das Letras)

A coleção mortos de fama, no geral conta a história da vida de uma pessoa famosa que já morreu (avá) e que teve e ainda tem relevância. O volume sobre Shakespeare foi meu escolhido para o desafio literário, porque o assunto de fevereiro era biografia. 
Donkin conta de uma maneira muito engraçada, divertida e didática a vida do maior escritor de todos os tempos. Shakespeare nasceu no interior da Inglaterra há mais de 400 anos mas suas peças são lembradas (e muito até hoje), as citações de suas obras são referências, como "Ser ou não ser, eis a questão". Mas acontece que a maioria das pessoas não sabe sobre sua vida, que seu pai foi uma espécie de prefeito da cidade onde ele nasceu, mesmo tendo muitos problemas com a lei, que William Shakespeare casou-se, desapareceu durante sete anos, tornou-se o autor preferido da Rainha Elizabeth e do Rei Jaime I. O livro ainda dá enfoque à todas as partes da vida de Shakespeare sobre  as quais existem dúvidas, já que muita coisa se perde com a passagem dos anos nem tudo pode ser confirmado. Ainda há até quem diga que ele foi usado apenas como "laranja" e que nunca escrveu nada, que foi usado por alguém que queria escrever sem se comprometer. O livro deixa bem claro que são apenas suposições, e o que é certo tem provas, como documentos, etc.
Gostei muito do livro, bem levezinho, rápido de ler. Acho que as crianças devem adorar essa coleção que usa uma linguagem muito simples e elementos que chamam a atenção como pequenas histórias em quadrinhos e quadros explicativos, além de ilustrações hilárias. Para quem não conhece a obra de Shakespeare é ótimo pois cria resumos das suas principais obras, como Romeu e Julieta, Hamlet, Otelo, e Macbeth (mas para falar a verdade, os resumos são meio spoilers).
De uma maneira geral um livro muito legal, uma cultura útil.




5 comentários:

Mônica disse...

Deve ser maravilhoso este livro "cultura útil" mesmo! O povo fala o que quer, mas se Shakespeare não escreveu tudo isso, alguém o escreveu, então parabéns a este gênio,kkkk

Palavras Vagabundas disse...

Gostei da dica da coleção e da sua escolha!
abs
Jussara

Vivi disse...

Deve ser agradável de ler e como introdução às obras de Shakespear deve funcionar bastante. Ótima escolha.

Beijocas

disse...

Bom quando lemos um livro que nos agrada. Parabéns pela escolha da obra.

Abs, Rê

Mi Müller disse...

Esse está na minha lista faz tempo justamente por ser uma biografia leve e divertida, já li uma bio do bardo que era muito enfadonha. Ótima resenha.
estrelinhas coloridas...

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena