sexta-feira, 17 de junho de 2011

3.096 Dias

de Natascha Kampusch (Editora Verus)

No dia 2 de março de 1998 aos 10 anos, Natascha Kampusch foi sequestrada a caminho da escola. Sua família a procurou por muito tempo, e mesmo após investigações da polícia ela não foi encontrada. A única pista qe possuiam era baseada no relato de uma testemunha, de que Natascha foi pega por um homem que a prendeu em uma van branca. Após oito anos de desaparecimento em que a família perdeu as esperanças, Natascha reaparece viva, após ter fugido de seu cativeiro surpreendendo o mundo inteiro por ainda estar viva. E isto foi o que todo mundo ficou sabendo de sua história, o que você provavelmente já deve saber.
No entanto, a parte mais trágica não estava nem perto de ser contada antes deste livro. Nos 3.096 dias em que esteve presa pelo engenheiro de telecomunicações Wolfang Priklopil, Natascha passou de uma menina gordinha de 10 anos a uma mulher de 18, magra e marcada por uma adolescência inteira cativa. No livro, ela conta sua infância complicada com a separação dos pais e como lidava com os problemas que tinha, relata o seu sequestro e todo o pavor que passou nos momentos iniciais quando não sabia o que aconteceria a ela. E com o passar do tempo como sua relação com o sequestrador mudou, e das torturas físicas e psicológicas a que foi submetida em tanto tempo de cativeiro. Conhecemos suas incertezas e medos, e suas tentavias frustradas de fuga até o dia em que ela consegue escapar.
O livro é  mais importante por sua história do que pela escrita em si que apresenta algumas falhas, mas é incrível descobrir a força desta menina que sofreu tanto e não desistiu apesar de tudo. E é muito bom saber que apesar de ter sofrido tanto, Natascha não se deixou vencer pelas maldades feitas a ela, ela não se tornou vítima, hoje é apresentadora de um programa de muito sucesso na Áustria. Seu raptor não pôde ser condenado pois cometeu suicídio no dia em que Natascha fugiu, e ela diz não sentir nada em relação a ele, ela afirma perdoá-lo pelo que fez a ela. 
Acho que este livro, esta história na verdade, a vida de Natascha é um triunfo do espírito humano na adversidade, a forma como podemos vencer mesmo quando não nos resta nada.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena