terça-feira, 7 de junho de 2011

Eu sou o Mensageiro

de Markus Zusak (Editora Instrínseca)

Dezenove anos. Essa era a idade de Ed Kennedy quando tudo começou.
Embora eu tenha lido esse livro há algum tempo (para não dizer anos), ele foi o escolhido para ser a minha primeira participação aqui no blog. Demorei um tempo considerável para terminar a leitura, mas amei a história, tanto que ela me marcou. De certa forma ele é especial pra mim pelo momento em que o li, pouco antes de começar meu último ano no Ensino Médio, e pelas reflexões que trouxe.
O Ed é um personagem aparentemente comum, que pensa que nada de bom vai acontecer com ele. Alguém que se compara a pessoas da mesma idade que já realizaram grandes feitos, enquanto ele continua na mesma. Um simples taxista que tem como companhia o cão. Pelo menos é o que ele pensa.
O acaso mudou a vida de Ed quando ele presenciou um assalto a banco. Ao contrário do que ele pensava, resistiu ao bandido e sua atitude resultou na captura do assaltante. Sem saber de onde tinha surgido essa coragem, logo ficou com receio de que quando o bandido fosse solto, iria procurá-lo.
Mas isso foi apenas a prova de que algo mudou completamente a vida de Ed, deixando de lado sua tranquilidade. Ele passou a receber cartas de baralho em sua casa, com pequenas missões. Tarefas que ele teria que realizar, sozinho. Os dois fatos estariam ligados? Ou alguém estava brincando com sua vida? Ao longo da história, o taxista descobre que é capaz, sim, de atos de coragem e, acima de tudo, de superar seus limites para ajudar pessoas.
O livro é dividido em partes, cada qual mostrando uma etapa da história de Ed Kennedy, desde o assalto a banco até a verdade sobre a sua vida. O que me tocou na história foi o fato dele sempre se comparar a outras pessoas de mesma faixa etária. Cada caso era um caso, mas ele sempre ressaltava que era um nada, enquanto várias pessoas eram famosas ou tinham realizado atos que os outros respeitavam. E o que ele estava fazendo? Nada. Era só um taxista. Mas será isso mesmo?
Recomendo esse livro. Muito mesmo. É do mesmo autor de "A menina que roubava livros", mas foi escrito antes. A única coisa que não me agradou foi a linguagem carregada de palavrões (pelo menos foi o que considerei ao ler o livro no início de... 2009!).
E essa foi a minha primeira resenha. Espero que tenham gostado.
Quem tiver sugestões de livros para que eu faça resenha, é só avisar aqui nos comentários, ou mandar e-mail para laurags_19@msn.com.

Até a próxima!


0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena