quarta-feira, 19 de março de 2014

Parceria + Entrevista com o autor Balduel de Almeida

Oi gente, tudo bem com vocês? Hoje venho apresentar a nova parceria do blog, firmada com o escritor brasileiro Balduel de Almeida, militar se arriscando no mundo das letras pela primeira vez no livro Movimento Tropicaliano, em que nos pergunta, o que aconteceria se o povo brasileiro se revoltasse com a corrupção e lutasse contra o sistema? Vamos à entrevista:

1. Quem é o Balduel?
Cearense por nascença (e com muito orgulho) adotei o Rio de Janeiro como lar. Meu pai é militar (aposentado) e por isso tive a chance de morar em diversas cidades diferentes do Brasil, o que considero legal, pois pude constatar como nosso Brasil é grande e rico. Pena que a ganância de poucos, prejudicam muitos.
 
2. Sempre quis ser escritor? Teve outras profissões?
A paixão pela escrita veio junto do amor pela leitura, despertado quando eu ainda era criança ao ler a Série Vagalume da Editora Ática. Fui militar da Marinha e, hoje, exerço o cargo de Auditor-fiscal da Receita Federal e, como um grande sonho realizado, também sou escritor...rsrsrsrs.
 
3. De onde veio a inspiração para escrever Movimento Tropicaliano?
O maior motivador foi, sem dúvida nenhuma, as manifestações populares que eclodiram em todo país no ano passado, mas com certeza toda essa corrupção que vemos no cotidiano também influenciou minha decisão.
 
4. Como foi o processo para publicação, difícil?
A publicação do livro foi difícil. Escrever é complicado, mas publicar é mais complicado ainda...rsrsrs. Eu já tinha lido vários artigos sobre mercado editorial, inclusive lido os livros da Laura Bacellar e da Sônia Belloto. Sabia que seria “pedreira”. Entrei em contato com umas 30 editoras. Enviei meu original para algumas, outras foram somente mensagens no site, lendo atentamente as exigências de cada Editora em relação ao modo de envio da proposta. Quase automaticamente após o envio, recebi a negativa de umas dez Editoras comunicando que não estavam mais recebendo originais, outras até hoje não me responderam e, graças a Deus, três delas me ofereceram propostas em caráter de coparticipação. O que é isso? O escritor deve adquirir parte da publicação. Amigos, não é fácil ser escritor no Brasil...rsrsrsrs, mas, enfim, aproveito para citar minha frase predileta (é clichê, eu sei), com adaptações:
“Sabia que era impossível, mas, ainda assim, foi lá e fez.”
 
5. Projetos de novos livros a caminho?
Tenho um projeto em andamento de um livro sobre corrupção com enfoque na questão social. 
 
6. Um livro favorito?
Eu não tenho “o livro” favorito, mas posso citar que adorei “ A culpa é das Estrelas”, que acabei de ler pouco antes de responder estas perguntas. 

Espero que tenham gostado da entrevista, e nova parceria e aguardem em breve a resenha de Movimento Tropicaliano! 

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena