quinta-feira, 14 de abril de 2016

O Manual da Garota Geek

de Sam Maggs (Editora Gente)

O livro que foi escrito por uma verdadeira geek, aborda de maneira geral todos os aspectos da vida de uma menina que gosta de nerdices (como eu mesma). Ela explica as definições mais básicas do universo nerd, essas gírias que a gente usa na internet, que vemos no Tumblr e não sabemos o que quer dizer, todas elas, bem explicadinhas. 

O começo do livro já mostra o tom de aceitação, tolerância e respeito de todas as páginas:
“Atenção, humanos! Embora este livro se chame O manual da garota geek você não precisa ser alguém que se identifica com o gênero feminino para apreciá-lo! Se você se considera um [garoto] geek, então este livro também é para você. (E, se ainda não se considera, dê uma folheada nele mesmo assim… Você pode acabar se convertendo.) Uma de nós! Uma de nós!”

Não é maravilhoso? Enfim, a partir daí a autora mostra um pouco de cada fandom (e o livro ficou bem completo neste sentido), explicando qual é o fandom, o que o pessoal que está nele curte, etc. É bem interessante para conhecer novas paixões, sejam elas filmes, séries ou livros. Eu, por exemplo, fiquei com muita vontade de assistir a série Firefly depois de ler o livro.

A autora complementa com o depoimento de outras garotas nerds, escritoras, quadrinistas e empreendedoras, que fizeram das coisas geeks a sua vida e seu ganha-pão e foram bem-sucedidas. Também tem um capítulo valiosíssimo sobre o feminismo das garotas geeks. Queria eu ter tido acesso a este livro quando tinha 16 anos e sofria muito por gostar de coisas "de menino". 


Outro dos capítulos muito interessante é o que fala de convenções e de como se preparar para elas. Felizmente este segmento só cresce no Brasil e nós também podemos agora ir em eventos como a Comic Con Experience (CCXP) e outros eventos de quadrinhos, animes e as Bienais do Livro. Para quem nunca foi em um destes, e até para quem já foi, tem muitas dicas legais para aproveitar o melhor destes eventos nerds.

A autora é muito divertida, e claro, muito nerd. Não pude não me identificar com ela e com a leitura, a cada página me encontrando nas páginas, em cada fandom de que faço parte. <3 


Pra falar a verdade, ler este livro foi lindo. A capa e lindíssima, e a  as páginas internas são um amor. Além de várias ilustrações bonitinhas, e páginas decoradas, a impressão foi feita em azul. No começo achei que não ia gostar para ler, mas não atrapalhou em nada, ficou bem tranquilo.

Acho que é um livro bem válido para quem gosta de nerdices em geral, quer conhecer mais delas, e talvez se reconhecer um pouquinho em um livro de outra pessoa. Por que talvez desta maneira você não se sinta tão sozinho, e tão estranho com todas as suas paixões malucas pela Marvel e por O Senhor dos Anéis. (como é o meu caso). :)

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena