segunda-feira, 11 de abril de 2016

Um olhar sobre a realidade moçambicana em livro

Outras Coisas, obra do contista moçambicano Clemente Bata, chega de forma inédita ao Brasil e é publicada pela editora Kapulana. Em mais de 10 contos, o autor traz aos leitores histórias do dia a dia dos moçambicanos ao retratar conflitos típicos das relações humanas e explorar os espaços rural, urbano e suburbano.

Observador e atento à realidade à sua volta, Clemente relata imagens que giram em torno das mais complexas situações do seu povo, desde o amor, os crimes, os linchamentos populares, o alcoolismo até a violência doméstica.
 “[...] O enfermeiro entrou. Está confirmado, Doutor – Djabo entregou o processo e voltou a sair. O médico sentou-se e releu.
– Sô Jubileu – disse. – Você vai ter de ser forte. O que lhe vou dizer não significa o fim de tudo. Estes são resultados dos seus exames. Está preparado para qualquer informação?
– Doutor, o que mais quero é salvar o meu pai.
- Perfeito. Tenho duas notícias A primeira é que o seu pai vai ser operado e já não será necessário fazer transfusão.
- Uf!...
- Portanto, não se preocupe mais com isso. A segunda... bom... você tem vírus de imunodeficiência humana.
- Desculpa... – levantou-se.
- HIV.”
P. 30
Com expressões linguísticas próprias de Moçambique, a obra vem com um glossário ao final para a compreensão das palavras pelos leitores brasileiros. O livro ainda traz belíssimas ilustrações nas aberturas de cada conto da talentosa artista brasileira Brunna Mancuso.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena