quarta-feira, 24 de abril de 2019

Mais de doze mil versos de pura aventura: Odisseia

A maior aventura da história da literatura tem nome e sobrenome, ou melhor, um nome e um sobrenome: a Odisseia de Homero. Nesse relato, Homero narra as peripécias que Ulisses (Οδυσσεύς no grego, ou Odysséus) deve enfrentar para voltar a sua terra natal, Ítaca, depois do fim da Guerra de Troia.

O pobre guerreiro é amaldiçoado pelo deus Posêidon e os mares não são nada gentis com sua trajetória. Sua viagem de volta dura 10 anos, e nela ele é tentado por todos os monstros, situações e deuses possíveis! Sorte do mortal que sua inteligência e sagacidade despertam a atenção de Atena, que o protege e ajuda nas situações mais difíceis.

A narrativa do regresso de Ulisses a sua terra natal é uma obra de importância sem paralelos na tradição literária ocidental. Sua influência atravessa os séculos e se espalha por todas as formas de arte, dos primórdios do teatro e da ópera até a produção cinematográfica recente. Seus episódios e personagens — a esposa fiel Penélope, o filho virtuoso Telêmaco, a possessiva ninfa Calipso, as sedutoras e perigosas sereias — são parte de nosso repertório cultural.

Contudo, nem a Odisseia nem a Ilíada foram inventadas por um único indivíduo. Esses enormes poemas são obra de uma longa tradição oral, desenvolvidos através de séculos por inúmeros cantores-poetas (muitas vezes iletrados). É possível que os dois épicos tenham sido compostos no século VII a.C., por uma ou mais pessoas, e essa entidade ficou conhecida como “O Poeta”, nosso Homero.

Passado oralmente por gerações, os acontecimentos da Odisseia eram conhecidos por todos na Grécia antiga: velhos, jovens, mulheres, homens, ricos, pobres, analfabetos, escravos e libertos.

Ler o relato de Ulisses é entrar de cabeça em uma parte nevrálgica da cultura ocidental. Por ser escrito em versos, muitos leitores têm medo de encarar a Odisseia, mas com um enredo tão envolvente e cheio de reviravoltas, não dá para deixar esse clássico de fora da lista de leituras!

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena