Em Acredite no Amor, lançamento da editora Alaúde, Osho, considerado o guru do século XX, nos ensina a estar livres e preparados para compreender o amor. Tendo como base a obra O profeta, do filósofo e poeta libanês Khalil Gibran, Osho fala sobre paixão, prazer, casamento, filhos e liberdade – um dos aspectos mais importantes do amor –, e nos encoraja a ver o sentimento como música, algo que surge do equilíbrio e da harmonia entre todas as pessoas.
Logo no começo da obra, Osho afirma que “livros como O profeta são mais sagrados do que os assim chamados livros sagrados” porque não criam uma religião em torno de si, e sim oferecem lampejos de iluminação que provocam uma busca por uma consciência mais ampla e plena da existência. Osho ainda declara que “Khalil Gibran é um grande poeta, talvez seja o maior que tenha nascido nesta Terra” e lembra que “O profeta, de Khalil Gibran, proporciona uma dimensão totalmente nova à filosofia, dando crédito e respeito às pequenas coisas da vida, pois a vida é feita de coisas pequenas, e, se você não consegue resolvê-las, esqueça os grandes problemas”.
Em O profeta, Gibran conta a história de Al-Mustafá, sábio que está prestes a deixar a cidade onde morou por muito anos. Nesse momento, um grupo de pessoas pede que ele fale sobre as coisas da vida pela última vez. Usando as falas do profeta como ponto de partida, Osho reflete sobre o amor em suas mais variadas formas e, ao comentar sobre as ideias de Al-Mustafá, o guru indiano nos mostra que o pensamento do profeta de quase um século atrás continua atual e cada vez mais necessário no mundo de hoje.
Com uma linguagem simples e sem rodeios, Osho convoca cada um de nós a se render ao sentimento e a se entregar sem medo à aventura do amar e do viver.
0 comentários:
Postar um comentário