quarta-feira, 28 de julho de 2010

O Leitor

de Bernhard Schlink (Editora Nova Fronteira)


O leitor conta a história de Michael, um adolescente que tem um caso com Hanna, 20 anos mais velha. O romance dos dois dura um verão e então Hanna vai embora de repente, sem despedir-se. Anos mais tarde, aluno de direito, Michael reconhece Hanna como uma das acusadas em um tribunal especial para guardas de campos de concentração.
Achei a história toda muito bonita, a paixão com diferença de idade, e Michael é muito novo, está descobrindo tudo, todos estes novos sentimentos, um pouco sem saber como agir em determinadas situações. A condição amorosa dos dois é bastante delicada, e como todo primeiro amor não encontra um fim com a separação do casal.
Depois do reencontro no tribunal, Michael descobre que nunca deixou de gostar dela, e mesmo após de casar não a esqueceu. Ainda é importante toda a fase do pós-guerra, em que os jovens se perguntam como seus pais pudeam ser testemunhas de tamanhas atrocidades, e como foi possível tolerar o que o regime nazista fazia.
Uma das coisas mais legais do livro é que Hanna pedia a Michael para ler para ela em voz alta, e ele o fazia todos os dias quando a via. Isso acaba se tornando uma espécie de ritual para os dois, ler, se amar. E inserido aí está o segredo do livro.
Bernhard Schlink escreve de uma maneira muito objetiva, sem rodeios desnecessários, mas de uma forma muito bonita. Se possível sugiro a leitura antes do filme, já que por conhecer a história algumas partes podem ser prejudicadas. É o tipo de livro para ler de uma vez só.

5 comentários:

Anônimo disse...

O livro é realmente fantástico. Quando o li, na realidade, quando o devorei achei de uma simplicidade enorme. Tão grande quanto "O Outro", do mesmo autor.

Adorei o blog, já sou seu fã!

Paola Severo disse...

Também achei o livro 'o outro' muito bom, e ambos os livros do autor parecem que dizem o que é necessário.

miss morodashi disse...

ja assisti o filme, mas ainda não li o livro u.u mas foi bom ler a sua resenha

Kelly Marques disse...

Esse é um dos meus livros favoritos. Por causa dele, Bernhard Schlink se tornou um dos meus autores preferidos! O filme também é ótimo!
Beijos!

Paola Severo disse...

Ainda tem alguns dele que quero ler, mas o Leitor é insuperável!

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena