terça-feira, 20 de julho de 2010

O Perfume - História de um Assassino

de Patrick Süskind (Editora Record)


Na Paris do século 18 nasce um bebê com uma habilidade muito peculiar, o maior e melhor olfato existente. Jean-Baptiste Grenouille nasce no lugar mais fedorento que se pode imaginar, e toda sua vida passa por muitos lugares, sem nunca encontrar um lar. 

O menino é esttranho, e apesar de sentir todos os cheiros do mundo não possui nenhum cheiro para exalar. Quando encontra uma moça ruiva de cheiro muito bom sente a necessidade de aprender como capturar os cheiros para assim possuí-los. E se torna aprendiz de perfumista.
Eu já tinha visto o filme, e tinha achado muito bom, mas este é, sem dúvida, um dos melhores livros que já li. A cada novo capítulo há surpresas e uma nova visão de Grenouille. Tem um quê de surpreendente, até mesmo para quem já conhece a história, e o desfecho. 
O modo do autor descrever tudo torna este personagem tão real, como alguém sobre quem já lemos notícias, ou lemos em livros de história. Jean-Baptiste parece saltar para fora do livro de tão real, e os cheiros descritos na história chegam a causar enjoo em certos momentos, pois a narrativa é muito realista. 

É impossível não ficar meio preso no personagem apesar de todas as suas atrocidades, parece que é tudo meio compreensível. A única parte que é um pouco maçante é quando Grenouille sai de Paris e vive em uma caverna, esta parte é um pouco cansativa, mas é importante para o contexto da obra, e o que vem depois, certamente vale a pena.
Ele é cruel sem saber, assim como é delicado. Cada ação sua tem um objetivo, chegar a criar o seu perfume perfeito, feito da essência do cheiro de donzelas. É perturbador e maravilhoso. Na minha opinião, leitura obrigatória. 

Confira o trailer:

6 comentários:

Débora disse...

Esse livro é perfeito, concordo quando vç diz que um dos melhores que leu. Eu tambem tenho essa opinião. O filme é fantástico, mas o livro consegue ser ainda melhor.

Dandara disse...

Amei teu blog, já estou seguindo, visite o meu tb, se vc se interessar poderíamos fazer parceria de divulgação, bj
http://danfalandodelivros.blogspot.com/

Gabi Orlandin disse...

Estou ainda mais curiosa, preciso ler este livro! O livro sempre é melhor que o filme, na minha opinião.

Patty Martins disse...

Também amei o livro. Me interessei de lê-lo depois de ver o filme, que achei fantástico também. O livro é tão envolvente, vc quase consegue sentir os cheiros que são descritos.
Só achei que no meio enrolou um pouco, ficando meio monótono, mas nada que tire a poesia desse livro. O filme também é indispensável.
bjos

Paola Severo disse...

Obrigada pelos coments meninas. Achei o livro muito bom mesmo.

Anônimo disse...

Você escolheu as palavras certas para o livro certo. Recomendo como leitura obrigatória!

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena