quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Alma e Sangue - O Despertar do Vampiro

de Nazarethe Fonseca (Editora Aleph)

Em O Despertar do Vampiro, primeiro volume da série Alma e Sangue, Kara Ramos é uma restauradora de São Luís no Maranhão, às voltas com o projeto de restaurar um grande casarão do século 19. Porém coisas estranhas começam a acontecer na obra até que a surpresa, um antigo morador do casarão desperta de seu longo sono, em crueldade e na forma do vampiro Jan Kmam. O fato é que o casal já se encontrou antes, em outras vidas, mas sua história nunca terminou bem. Agora eles terão uma nova chance para fazer dar certo, mas será que a maldade de Kmam será vencida pelo amor do casal?
Esse livro foi uma grata e maravilhosa surpresa, comecei a ler sem muita pretensão esperando uma história de vampiros, mas foi muito diferente. O Despertar do Vampiro está longe de ser só isso, Kmam lembra os vampiros clássicos e maus de verdade (não os bonzinhos de crepúsculo) e Kara é uma personagem extremamente real, com pensamentos e sensações palpáveis ao longo da leitura, ela viveu muitos dramas durante a vida e ainda tem seus traumas, não é uma pessoa perfeita. E é essa qualidade que faz o livro ser tão especial, os personagens tem boas e más características como qualquer pessoa, não existe essa ilusão de pessoas perfeitas, há muitos momentos da leitura em que eu senti raiva do casal principal, o que mostra o quanto Nazarethe escreve bem.
Uma das melhores coisas sobre este livro é a velocidade com que as coisas acontecem, a autora vai direto ao ponto, não é um exagero de rodeios sem fim, é como se fosse um filme passando diante dos olhos, cenas rápidas e momentos de tensão, fazendo a história evoluir muito em pouco tempo. As partes que se referem a séculos passados em países diferentes (não vou especificar para não fazer spoiler) são maravilhosamente bem escritas, provavelmente fruto de muita pesquisa e conhecimento. Nem vou falar do final que é maravilhoso e totalmente surpreendente. Se você está cansado de historinhas de vampiro e sente saudade da maldade de Bram Stoker, leia O Despertar do Vampiro.

Entrevista com a autora aqui no blog.

3 comentários:

j disse...

Oi Paola, não conhecia seu blog, primeira vez que passo aqui.
Gostei muito da resenha, do jeito que você escreve. Não conhecia o livro, mas achei essa capa incrível, e pela descrição que você deu, ele alcança as expectativas. Também não tive oportunidade de ler sobre vampiros malvados, mas resolverei isso logo!

Beijos
Conjunto da Obra

Niii disse...

ambientado na minha terra?
que legal *_*

Paola Severo disse...

Também acho essa capa linda! Olha aí Nii um livro na tua terra! Nem tinha pensado nisso!

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena