quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Lolita

de Vladimir Nabokov (Editora Publicações RBS)

Para mim, um livro muito difícil de resenhar. Ganhei um exemplar (com essa capa ali do lado) e não tinha lido, quando surgiu um trabalho da faculdade, e da lista de livros possíveis escolhi Lolita. Acho que os clássicos merecem ser lidos independente de gostarmos ou não da narrativa, no meu caso não gostei. 
Humbert Humbert é um professor europeu que se muda para os EUA depois de muitas decepções (inclusive amorosas), e aluga um quarto na casa da Sra. Haze, mãe de Dolores, Lola ou Lolita. A menina, uma pré-adolescente logo desperta o interesse de Humbert. Sobre o personagem principal e narrador não cabe dizer mais nada exceto que ele é DOENTE. Suas fantasias, mentiras e maquinações são perversas e perturbadoras, uma das melhores construções de um caráter de personagem que já li na vida, este é um grande mérito de Nabokov. Humbert foi muito bem desenvolvido e apresentado no texto, e é impossível não sentir nojo e raiva dele na maior parte do tempo. Não acho que os livros devam causar apenas sensações boas: como toda arte eles devem mudar alguma coisa em nosso ser, nos atingir de alguma maneira.
Lolita não é um livro ruim, pelo contrário, não é um clássico a toa e todas as polêmicas que causou até hoje são muito bem fundamentadas, só que eu não gostei, e não recomendo. Vale a pena ler talvez para entender um sentimento, vemos tantas notícias sobre pedofilia que não conseguimos entender, e o livro ajuda a compreender algumas coisas. Clássico é clássico, até para entender as referências a ele, mas mesmo sendo poderoso na maneira de chocar e extremamente psicológico, acredito que para poucos seja uma leitura prazerosa.

2 comentários:

Kelly Marques disse...

Oi Paola!
Ganhei o livro numa promoção e sempre senti uma certa curiosidade em saber o motivo de tantos comentários sobre ele além, claro, do fato de ser um clássico.
Não sei se de fato vou gostar, mas por você ter dito que o personagem foi muito bem construído dá uma esperança a mais.
Beijos!

Thais disse...

Nhá, que legal, eu também já li esse livro, e com essa capa mesmo.. faz acho q uns 2 anos já.
Lembro que senti o mesmo que você na época que estava lendo. É enfadonho mesmo, estressante.. mas depois desse tempo todo, assisti aos dois filmes de lolita e consegui assimilar alguma coisa. Acho que o fato da história ser construída daquela forma, meio arrastada e monótona é pra irritar o leitor mesmo, dar um certo nervoso para terminar logo sabe? Cria mais angustia.. Só acho que você esqueceu de comentar sobre a personagem título do livro.. No fundo eu os dois personagens são um nojo pra mim, ele por sua doença e talz e ela por ser uma p... mirim saca? Acho q fez muito por onde também. A dois anos eu diria que detestei esse livro, e seus personagens, assim como tinha detestado O morro dos ventos uivantes e talz.. a linguagem.. Mas hoje virou um dos meus clássicos favoritos.. Demorou todo esse tempo pra eu poder admitir isso. É chato, mas ao mesmo tempo eu adoro esse livro. Hoje!
Não acho q isso aconteça com todos, mas ele é um clássico por uma razão. O fato de chocar, mesmo nos dias de hoje com as coisas horríveis que vemos ele ainda meio q nos deixa desconfortáveis. xD
Bom, é isso aí.. Eu gosto dele e pronto. hahaha
Beijos.

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena