segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Mulheres que Escolhem Demais

de Lori Gottlieb (Editora Novo Conceito)

A autora começa o livro contando sua própria história: ela namorou bastante, mas sempre acabava dispensando seus namorados, mesmo que eles fossem muito bons, por que achava que eles pudessem não ser o Cara Certo, ou por que eles tinham características que a incomodavam. Dessa forma ela chegou aos 45 anos sem nunca se casar, e decidiu ter um filho por conta própria, através de uma inseminação, sem saber quem era o pai.
 

Agora, sozinha e com um filho pequeno ela decide que quer conhecer alguém para passar o resto da vida ao seu lado. Mas não é fácil, ela já não é uma garotinha, e suas expectativas são altas demais, como ela logo ai descobrir. Lori se pergunta por que existem tantas mulheres solteiras e sozinhas, e começa a entrevistar amigos, amigas, familiares, pesquisadores e profissionais da área matrimonial para ajuda-la a responder esta pergunta.
 

A conclusão a que chega rapidamente é que as mulheres desta geração, nascidas a partir dos anos 1970 tem, em geral, expectativas muito irreais quando de trata de relacionamentos, e isso está piorando cada vez mais. Elas são jovens, conhecem um homem maravilhoso, que é responsável, tem uma carreira estável, e as trata muito bem, mas não gostam do fato de ele usar gravata borboleta, ou qualquer outro motivo fútil, e então terminam o namoro. Decidem ir em busca do algo mais. Do Cara Certo. Mas o que acontece é que este cara maravilhoso que foi dispensado vai encontrar outra mulher, que é mais realista e vai aceitar seus defeitos, e casar com ela. A mulher que o dispensou vai ficar sozinha enquanto não mudar seu modelo de homem perfeito que não existe na vida real.
 

Adorei o estilo da autora, ela é muito divertida, e conta as suas próprias experiências, além de falar de pessoas que conhece. Ela tenta sites de namoro, e agências de matrimônio durante a narrativa, e enquanto mostra o seu próprio aprendizado, e seus erros, mostra os números de pesquisas recentes sobre homens e mulheres casados e solteiros. Aos poucos ela transmite ao leitor, enquanto compreende ela mesma, que a busca por um príncipe encantado não é como esperávamos.
 

O Cara Certo é irreal, mas o Alguém Razoável, uma pessoa real com qualidades e defeitos pode vir a se mostrar como a pessoa perfeita. A ideia geral do livro é não se deixar influenciar por imagens de um padrão pré-estabelecido, e que a busca por um homem perfeito deve ter apenas as características principais que buscamos, tais como integridade e respeito e não a idade e altura exatas. O livro é muito esclarecedor, e na ideia que se propõe mostra todos os ângulos possíveis, é visível que ele é fruto de uma extensa pesquisa. Válido para todas as pessoas em um relacionamento e for dele, para que sejam vistas as qualidades das pessoas que convivem conosco, além de ver só os defeitos.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena