terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Jane Eyre


de Charlotte Brontë (Harper Teen)

Publicado em 1847, o romance Jane Eyre, de Charlotte Brontë segue atual por inúmeros motivos. O livro conta a história de uma menina órfã, que após ser enviada pela tia para um colégio interno, se torna professora. Sua relação com a família que a acolheu sempre foi tumultuada; a tia excessivamente rica é mesquinha com a menina, aplicando castigos desnecessários e permitindo que seus filhos a tratem mal. Jane desde pequena aprende a se isolar para evitar o convívio com os parentes que a desprezam. A única pessoa a nutrir carinho por ela é o tio, que jamais está presente.



No colégio, ela acredita que os sofrimentos da casa onde viveu na infância sumirão. No entanto, é apenas o início de mais um período de grandes dificuldades em sua vida. é muito difícil cultivar amizades, e o frio a fome a doença são companhias constantes. Muitos anos se passam até que ela esteja ambientada com o local e aceite sua condição de professora.

Aos 19 anos, ela descobre que pode almejar mais da vida e após um breve período procurando emprego, Jane consegue uma colocação como tutora de uma menina, numa propriedade suntuosa e distante. Ela viaja até o local e encontra um ambiente amigável, se apega imediatamente a sua aluna e se dá bem com a velha governanta da residência. Neste momento parece que a onda de sofrimentos que ela viveu durante muitos anos finalmente chegará ao fim. 


O mestre da propriedade, Mr. Rochester, a princípio parece rude e abrupto, mas aos poucos vai desenvolvendo uma relação afetuosa com a jovem. Apesar de tentar vê-lo como seu empregador, a protagonista não consegue ignorar seus sentimentos. No entanto, as paredes de Thornfield Hall guardam inúmeros segredos e esses mistérios devem vir a tona para atrapalhar a aparente felicidade de Jane Eyre. 
Crying does not indicate that you are weak. Since birth, it has always been a sign that you are alive.

— Charlotte Brontë, Jane Eyre
Aliás, o sobrenatural e o mistério estão presentes o tempo todo na história, permeando a narrativa com qualidades góticas. É muito interessante ver a construção rica feita pela autora, acompanhar o crescimento e evolução desta personagem ao longo dos anos e como ela reage a todas essas desventuras que aparecem em seu caminho.

http://kate-kross.tumblr.com/post/137289697147

A exemplo da irmã Emily, com o seu O Morro dos Ventos Uivantes, Charlotte Brontë consegue criar uma história ao mesmo tempo fantástica e terrivelmente humana. Todos os dramas dos personagens em relação à sociedade, religião e dinheiro são igualmente perturbadores no século XXI. Eu mesma, aos 20 e poucos, me identifiquei fortemente com a maioria dos questionamentos feitos pela protagonista. Sobre seu futuro, seus medos, sobre relacionamentos. 

A história já foi adaptada muitas vezes para o cinema e
para a televisão. Uma das últimas adaptações, do diretor Cary Joji Fukunaga é a minha preferida. Estrelada por Mia Wasikowska e Michael Fassbender, o filme é sombrio, frio e capturou com perfeição a sensação de isolamento de Jane e seus sentimentos contraditórios. Acho que o filme se desenrola de maneira belíssima, com uma produção muito rica, tanto na caracterização, figurino e locações, mas também com uma fotografia encantadora. 

Confira o trailer legendado:



Porque gostei muito do filme queria ler o livro há vários anos, mas por estranho que pareça eu não encontrava uma edição para comprar aqui na minha cidade. Levei alguns anos para achar essa, que é em inglês. Apesar da linguagem ser um pouco arcaica para quem  está acostumado com o inglês moderno, não é tão difícil entender. A forma como a autora se expressa é muito delicado e romântico, e acho que o idioma original enfatiza essas qualidades que as vezes se perdem com as traduções de má qualidade. De certa forma, apesar de levar mais tempo para finalizar a leitura, foi bom para mim que tenha sido em inglês, foi uma experiência diferente.


No geral, foi uma leitura muito agradável, que me prendeu e encantou com suas belas frases, pensamentos puros, personagens ricos e belos cenários. O livro não carrega o peso da fama por nada, e com certeza é uma leitura obrigatória para quem deseja conhecer os clássicos. Acredito que qualquer pessoa gostará de conhecer essa narrativa, mesmo protagonizado por uma mulher, a narrativa é universal, e muito humana.  Jane Eyre é um livro belíssimo, interessante e profundo, com personagens formidáveis e com um final feliz agridoce que apenas a literatura pode proporcionar.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena