terça-feira, 29 de outubro de 2013

Canibais - Paixão e Morte na Rua do Arvoredo

de David Coimbra (Editora L&PM)

Um dos casos mais famosos da história de Porto Alegre do século XIX, e  que muitas pessoas tomam como uma das lendas urbanas de que ouvimos falar na internet, mas aconteceu de verdade: o caso do linguiceiro. No livro, o ex-policial Ramos casa com a bela descendente de alemães Catarina, uma mulher mulher linda que atrai homens para sua casa, onde após saciá-los, entrega-os para Ramos, que os assassina e usa a carne para fazer linguiças no açougue que tem junto à propriedade. O pavoroso da situação é que além de ser um assassino a sangue frio, e serial killer, Ramos ainda transforma as pessoas da capital gaúcha em canibais, ao consumir a carne humana nas linguiças.

Na rua do arvoredo, onde vive o casal ainda moram três amigos que farão parte da trama: Brasiliano, um homem da fronteira que veio fugido para a capital apenas com a companhia de seu cachorro Januário, Walter, um sapateiro descendente de alemães que é apaixonado por Catarina, e Antunes, padeiro português casado com Rosa, mulher ambiciosa. Só este trio já valia o livro, mas os demais personagens são muito bon e tem histórias interessantes, como a prostituta Bronze, a criada Emiliana, a vizinha fofoqueira Honestina e o delegado Callado. 

O livro de ficção de David Coimbra se inspirou no casal principal que existiu de verdade e tomou certas liberdades que eu aprovei. No entanto a história da cidade, e de como tudo funcionava na época foi muito fiel, retrato da extensa pesquisa que o autor fez em obras antigas. A trama foi bem desenvolvida e avança até um final realmente muito bom, bem escrito. Fica claro que toda a história foi bem amarrada para que o fim ficasse certinho.

Para quem ainda não conhece a obra deste escritor e jornalista gaúcho eu sugiro que arrumem um tempinho para ler algum de seus contos ou seus livros. O estilo dele é tranquilo, as palavras são bem usadas, algumas são de uso incomum, mas no geral o entendimento é fácil. Gostei do livro porque me deixou apreensiva em certos momentos, e em outros me fez dar risada, e foi bom conhecer mais sobre essa lenda da capital que minha vó contava ao meu pai, e que ele me contou. O livro é muito bom, e David é um dos meus escritores brasileiros favoritos, tanto que li várias obras dele. Eu recomendo!

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena