terça-feira, 22 de outubro de 2013

Do Inferno

de Allan Moore e Eddie Campbell (Editora Via Lettera)

A HQ em quatro volumes conta a história dos assassinatos cometidos pelo serial killer Jack o Estripador, no East End de Londres no ano de 1888. A história tem o estilo característico do Alan Moore, onde ele conta partes perdidas de outras histórias, e em outros tempos desta mesma, mas que no todo ajudam a explicar tudo o que acontece. O desenho do Eddie Campbell é um traço marcado pelo uso contratante do branco e preto, nas cenas mais sombrias da história, os desenhos dele tem a o tom fundamental do sentimento e das expectativas do leitor.Todo o mistério inerente a Jack, o Estripador e sua lenda ficam evidentes dos traços desse grande ilustrador. O uso das sombras é realmente muito bom.


 A narrativa começa contando a história do inspetor de polícia Fredercik Abberline, designado para investigar os crimes cometidos pelo estripador. Ele, que tem alguma intuições sobre o caso, passa a frequentar os mesmos bares em que as vítimas costumam beber, para tentar descobrir fatos que possam levar a identidade do assassino procurado. Jack é um dos serial killers mais famosos de todos os tempos, mas também um dos que tem mais fãs, por assim dizer, pessoas curiosas a respeito de quem ele foi. 
Até hoje nenhuma teoria comprovou a identidade, mas muitos tentaram expor em livros e artigos, fatos que apontavam para uma ou outra pessoa. Baseado em todas estas fontes já existentes, Moore utilizou da sua criatividade absurda e sem par, para desenvolver uma trama que leva desde as prostitutas, até a família real inglesa. Cada surpresa e cada mistério vão sendo revelados ao longo dos capítulos, assim como a motivação dos personagens, e um pouco de suas vidas, perspectivas e experiências. Adorei as epígrafes e citações no início de cada capítulo, que pertencem a autores diversos mas conseguem ser fiéis a história. Também gostei muito da disposição do autor a colocar no final de cada volume pequenas explicações e referências a cada página, contando de onde veio cada ideia ou fato, e o que significam certas ações e falas. Como sou fã do Alan Moore é complicado julgar sua obra, mas certamente gostei muito de Do Inferno.
A história foi adaptada para o cinema pelos irmãs Hughes em 2001, e foi estrelado por Johnny Depp, Heather Graham e Ian Holm.O filme é muito bom a parte da Hq,  não se importou em seguir fielmente, até mesmo por que as obras do Alan Moore tem essa característica de caos que deve enlouquecer qualquer roteirista. No entanto, a teoria que fundamenta a obra está no filme, e foi muito bem colocada, de forma a explicar as razões de Jack para cometer seus crimes, e como eles foram possíveis. Johnny Depp está lindo, Heather Graham está mais linda do que nunca, e Ian Holm está sublime, ele é um dos grandes atores da velha geração e fez um trabalho magistral em do inferno, quem assistir o filme sabe do que estou falando. Vale a pena assistir, principalmente se for depois da leitura, para complementar audiovisualmente a obra do mestre Moore.

Confira o Trailer:

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena