segunda-feira, 14 de outubro de 2013

O Circo Mecânico Tresaulti

de Genevieve Valentine (Editora Darkside Books)

No livro, entramos em um mundo diferente, no futuro a guerra assola todos os lugares, e o governo e as cidades tem novas estruturas, que diferem do que conhecemos atualmente. As pessoas vivem suas vidas um dia de cada vez, tentando conseguir comida e trabalho e lutando para sobreviver na sociedade destruída. Nesse cenário viaja O Circo Mecânico Tresaulti, do título, indo de cidade em cidade com seus trailers e caminhões, para levar algum tipo de divertimento e distração e estas pessoas quebradas, e que atualmente não tem nenhum acesso a qualquer tipo de cultura.
No circo alguns capítulos são contados por Little George, adolescente magrinho que cresceu no circo, sob a influência de Boss, fundadora do circo e possuidora de um talento sem parâmetros. Ela é capaz que salvar e mudar vidas, colocando máquinas em contato com corpos humanos, tudo misturado e integrado, ossos de cobre nas trapezistas, para que fiquem mais leves. O circo é um tipo de família, que vive em comunidade, alguns são pessoas normais que não foram alteradas por Boss, e outros possuem ossos de cobre, engrenagens e outras modificações.
Tudo muda para os integrantes do grupo quando o homem do governo vem assistir à apresentação. Nada de bom pode sair de tal visita. E todos precisam escolher o seu lado, e acatar as ordens no momento em que seu modo de vida está ameaçado por ter chamado a atenção de alguém tão poderoso. Cada personagem é muito único e muito diferente, e num mundo de moral inversa como o dos personagens nada é absoluto, então todos eles são bons e ao mesmo tempo cometem atos dúbios. Personalidades definidas e bem pensadas.
A escrita da autora é maravilhosa, e a forma como a história é contada pode ser um pouco lenta no começo, mas quando você conhece os personagens, e como o circo foi fundado não dá vontade de parar. Os capítulos vão intercalando, um conta o passado, e um conta o presente. Assim situações que aconteceram, e pessoas que não estão mais no circo, como Alec, que tinha asas feitas por Boss, mas sofreu um acidente, são explicados e entram na história novamente.
Cada parágrafo é tão poético, eu tive vontade de reler cada capítulo logo depois de terminá-lo. Isso me instigou a ler o livro aos poucos, para captar todas as pequenas e apaixonantes partes da história. Eu amo o mundo circense, e fantasia e toda a estética steampunk, então sabia que ia me apaixonar de alguma maneira pelo livro, mas mesmo assim ele foi capaz de superar minhas altas expectativas. Fui surpreendida pela veracidade das cenas, do dia-a-dia e do caráter dos personagens, que tem histórias individuais maravilhosas. Eu preciso reler ele, o final me surpreendeu de tantas maneiras, e ainda estou meio boquiaberto em como a história tomou o seu rumo, e o quanto o final foi bem escrito. O Circo Mecânico Tresaulti foi escrito num crescendo, em que cada cena traz mais emoção e surpresas. O tipo de livro que te prende a cada página, afinal, nada pior do que um livro bom que vai minguando até o fim, isso certamente não acontece no romance de Valentine.
Preciso comentar sobre a edição linda que a Editora Darkside fez, com um trabalho de capa tão lindo, que só não é superado pela diagramação absurda de tão bonita e as ilustrações do Wesley Rodrigues estão não só incríveis como em muita sintonia com o romance, e com a base de cada personagem. Achei que o todo ficou excelente, a contracapa, os títulos, tudo! E deixo aqui algumas das imagens que ilustram o livro:




0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena