quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Garibaldi & Manoela: Uma História de Amor


de Josué Guimarães (Editora L&PM)

Para quem gosta da história brasileira e de romances, este é o livro perfeito, principalmente por ter sido baseado em uma história real. Durante os anos de 1835 e 1845 ocorreu no Rio Grande do Sul a Guerra dos Farrapos, uma revolução contra o sistema imperial que baixava os impostos de importação de carne desvalorizando a produção do estado.

Neste contexto, o marinheiro e aventureiro italiano Giuseppe Garibaldi chega ao Rio Grande do Sul para fazer parte da nova república, e se apaixona por Manoela, sobrinha de Bento Gonçalves, líder da revolta.

Ela é linda, doce e inocente, e Garibaldi valente o romântico. Os dois se apaixonam, mas a família de Manoela se opõe veemente contra o relacionamento, e um futuro casamento. Apesar de estarem apaixonados um pelo outro sua paixão não pode durar em uma situação tão adversa. O convívio e o sentimento deles é bem diferente para alguém deste século entender, já que eles mal se conhecem, não passam tempo sozinhos, muito diferente de hoje. Esse livro é curtinho e totalmente a apaixonante.

Mas a história é realmente bem resumida, e mostra só este viés da guerra. Caso você queira uma imagem mais abrangente da guerra farroupilha sugiro a leitura de A Casa das Sete Mulheres, da Letícia Wierzchowski, que é um romance, baseado no que aconteceu de fato. A linguagem do autor é direta e simples, e faz pensar em todo o momento que o estado vivia, e como devia ser difícil até mesmo manter uma relação comum.


Para quem assistiu a minissérie da Globo A Casa das Sete Mulheres, ou conhece a história da "Noiva de Garibaldi" não tem muitas novidades, mas mesmo assim vale a pena conhecer o contexto e perceber como o autor teve sensibilidade ao mostrar a história deste casal tão presente na história e no imaginário do povo gaúcho.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena