sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Mago: Aprendiz

de Raymond E. Feist (Editora Saída de Emergência Brasil)

Este é o primeiro livro da Saga do Mago, série de fantasia medieval publicado há 30 anos, mas que chegou ao Brasil somente agora, com a vinda da Editora Saída de Emergência para o Brasil. O livro conta a história de Midkemia, um mundo fantástico habitado por criaturas como humanos, elfos e anões. No Ducado de Crydee, que faz parte do Reino vivem os amigos Pug e Tomas. Pug é um órfão muito esperto, que foi criado pela família de Tomas, ele se preocupa em não conseguir um emprego até ser escolhido pelo mago Kulgan para seu aprendiz. Tomas é um ruivo franzino, que anseia por viagens, e viver muitas aventuras sendo um soldado.

Ambos estão aprendendo as funções que vão exercer pelo resto da vida quando o futuro é mudado. Não somente para os dois garotos, mas o futuro de toda Midkemia. Uma raça alienígena chamada Tsurani está planejando dominar o planeta em busca dos metais, inexistentes de onde eles vem. Agora eles precisar partir com o duque e uma comitiva para avisar o Rei desta invasão e da guerra iminente.

Durante sua jornada Pug e Tomas terão seu caminho separado, e ambos terão de aprender a se virar neste mundo longe um do outro. Suas habilidades e sua coragem serão testadas além do limite, e em poucos meses os meninos travessos de Crydee não mais existirão.

A escrita do autor é sem dúvida uma das melhores coisas do romance, é fluida, suas frases são bem escritas e compostas. E acredito que a tradução deu trabalho, apesar de ter sido muito bem feita, pela linguagem que ele usa e pela construção das sentenças. É um livro tão bem escrito que dá vontade de continuar lendo sempre e sempre, por que você consegue imaginar a expressão dos personagens e os locais onde eles estão com perfeição. 

Acho que como introdução de uma série não faltaram nenhuma das características que fazem um leitor se apaixonar. Tem a ingenuidade de Pug no início e sua mudança gradual ao longo da história, assim como sua relação de irmão com Tomas e a conturbada paixão que sente pela princesa Carline, filha do Duque. 

Muitos personagens aparecem para deixar suspense, mistério e gosto de quero mais. Como o mago Kulgan, o ranger Martin do Arco, e o nômade Meechan. Assim como o escudeiro Roland, e os filhos do Duque Lyam e Arutha, que também foram pegos na juventude pela guerra e tiveram que defender seu país no lugar do pai.

Este livro me capturou de todas as formas, a ponto de parar de ler para ir dormir e não conseguir parar de pensar no destino dos personagens e nas suas personalidades, tão humanas. No começo fiquei chateada porque estava achando tudo muito parecido com O Senhor dos Anéis, que realmente foi uma inspiração para o autor. Tem os elfos, os goblins, os dragões, mas de uma forma bem particular, foi mesmo uma inspiração e não uma cópia. Estou ansiosa pela continuação, e quero saber como vai seguir o treinamento de Pug na magia, e a posição de soldado de Tomas, assim como o destino de Midkemia depois da guerra.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena