quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Noites Italianas

de Kate Holden (Editora Novo Conceito)

Kate é uma jovem australiana de mudança para a cidade de Roma, na Itália. Ela tem dinheiro guardado, e agora só espera poder ler seus livros de poemas e romances, e conhecer os lugares históricos escondidos da cidade. Ficando no apartamento junto com um amigo, seus dias passam preguiçosamente enquanto ela aproveita a atmosfera da cidade, e a magia que só a Itália é capaz de criar para uma estrangeira sozinha como ela.


Assim ela conhece alguns caras, e se envolve com eles. Seu primeiro caso é Jack, um inglês de meia idade, casado e que mora no norte da Itália, com quem Kate fica envolvida por algum tempo, apesar de ele criticar suas roupas e sua melancolia. Depois ela visita Nápoli, onde conhece os irmãos Guido e Massimo, e seu amigo Nanni. Depois ela namora com Gabrielle, um carpinteiro do interior, que está na capital a trabalho, e eles acabam gostando um do outro, mesmo que ele seja uma pessoa simples e não fale muito bem inglês, assim ela tem uma oportunidade de melhorar o seu italiano.


Kate é impulsiva e não tem medo, nem do perigo de uma cidade como Nápoli, nem de fazer loucuras quando tem a oportunidade. No entanto ela ainda se preocupa com a opinião das outras pessoas. Seu passado na Austrália ressurge toda vez que ela conhece uma nova pessoa, quando ela sente a necessidade de ser honesta e contar que lá foi viciada em heroína e trabalhou como prostituta durante certo tempo. Isso causa reações diversas nas pessoas, como esperado, mas ela deixa bem claro que não usa mais nada hoje em dia. 


Saber que a história do livro foi baseada em uma experiência da real da autora foi meio complicado de lidar em algumas cenas. O livro que tem algumas passagens mais quentes, e explícitas, e isso passaria super de boa se fosse um romance, porque são personagens. Mas em certos momentos em que não dá para acreditar nas decisões dela, coisas que eu e você muito provavelmente nunca faríamos, mas nas quais ela se joga. Coisas assim como ter noites de amor com dois caras, com um casal, ou ter affairs simultâneos com irmãos.


A maneira como o livro foi escrito é bem envolvente, e faz com que a leitura seja rápida. Os capítulos foram separados com o nome do personagem que ela está conhecendo no momento, acompanhado de uma epígrafe de Shelley ou Lorde Byron, autores que moraram em Roma, e escreveram uma parte de sua obra na cidade, e falando sobre a Itália.  Os capítulos são longos, mas tem pequenas divisões de enredo no seu interior, o que ajuda a passar facilmente.

A capa foi feita com uma ilustração, e ficou linda. Um dos charmes da edição são as falas em italiano (que é um idioma muito charmoso), muitas são traduzidas, outras não, e você fica se perguntando o que foi dito. Mas de uma maneira boa. Não entendi muito bom o porque na mudança na tradução do título, que no original, The Romantic (A romântica), faz bastante sentido, por tratar da busca de uma mulher romântica por experiências amorosas em um dos países mais românticos do mundo. Porque Noites Italianas ficou bonito e tudo mais, mas a ação ocorre tanto de dia quanto de noite.


Gostei de verdade do livro, e recomendo, apenas para o pessoal com mais de 18. Acho que o estilo de Kate Holden (talvez por seu autobiográfico), é muito envolvente e cativante. Mesmo não concordando com todas as suas ações no livro, dá pra se relacionar com seu sentimentalismo, e suas dúvidas sobre a vida, e isso sempre é bom.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena