quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

O Retrato de Dorian Gray HQ

de Oscar Wilde e Stanislav Gros (Editora Companhia das Letras)

Um dos meus livros favoritos, o romance Dorian Gray está no imaginário da cultura popular, e já foi adaptado para o cinema algumas vezes, mas esta foi a primeira HQ sobre ele que encontrei. Na história, um jovem rico e belo, chamado Dorian Gray é apresentado ao Lorde Henry Wotton de notória má fama na Londres do final do século XIX, por seu bom amigo o pintor Basil Howard.
Dorian que é ingênuo ainda e não compreende as ligações sociais ouve as divagações de Lorde Henry sobre a beleza e a importância da aparência, enquanto é pintado por Basil. O quadro fica idêntico ao Dorian real e captura sua beleza e inocência. As implicações deste diálogo não são descobertas até muito tempo depois, quando Dorian se torna mau por causa da influência de Wotton, mas seu rosto permanece inalterado. No entanto a pintura passa a mostrar traços de sarcasmo, maldade e velhice.
Como um pacto, o quadro envelhece e assume as feições horríveis que o Dorian real deveria ter, e todas as suas maldades vão aumentando com o passar dos anos. Gray  engana a todos facilmente por que seu rosto ainda mantém as feições da juventude, e de ingenuidade.

Um dos lances mais legais da HQ é mostrar o quadro em todas as páginas ímpares, mostrando como ele muda junto com a personalidade de Dorian Gray. Algo que difere do romance, que faz suspense quanto a aparência real do retrato, que é revelado só no fim.

Acho que a história foi muito bem adaptada, e seu para contar todos os pontos principais do livro de forma reduzida. Gostei da edição, que ficou caprichada, mas acho que a fonte usada nos diálogos poderia ser diferente para facilitar mais a leitura dos trechos mais longos.

A colorização da HQ me encantou muito, e as cenas são fiéis ao que seria imaginado através do romance. Dá pra entender tudo o que acontece e a cadeia de eventos que faz a mudança na personalidade de Dorian. Amei, e recomendo.Confira um pouco dela nestas páginas abaixo:


0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena