segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Coluna no Jornal Gazeta do Sul - Livros Interativos

Oi gente amada! Atrasei pra postar a coluna da semana passada, mas está aqui. Eu aproveitei a onda dos livros de completar pra falar um pouquinho sobre dois deles, vem ver:

LIVROS INTERATIVOS

Sabe aqueles livros de completar que tínhamos na infância? Parece que eles se tornaram uma moda contemporânea. Sucesso nos Estados Unidos, começam a chegar ao Brasil (e vender muito) os diários de criatividade, cheios de tarefas a serem cumpridas e páginas em branco para estimular o leitor a produzir. Fato é que no geral a ideia é muito boa e verdadeiramente enriquecedora. Conheça dois deles:

Destrua Este Diário, de Keri Smith (Editora Intrínseca): O livro é uma verdadeira experiência de provocação, em que cada página orienta o leitor a destruir o livro de muitas formas. Você deve furar ele com um lápis, destruir a lombada, jogá-lo de uma ladeira, e leva-lo ao banho, tudo em nome de um verdadeiro processo criativo. A autora dedica o volume aos perfeccionistas, e com o uso deste diário tenta desprender as pessoas de visões pré-concebidas, além de exercer o uso do lúdico, tão perdido na vida cotidiana. Algumas ações são divertidas, outras realmente desafiadoras, e poucas realmente escatológicas como guardar insetos mortos em uma página. 

1 Página de Cada Vez, de Adam J. Kurtz (Editora Paralela): No primeiro livro deste artista gráfico americano a ideia é um pouco diferente, escrever coisas da sua própria vida como eu um diário, mas também adicionar lembranças e fazer listas divertidas. As páginas podem pedir que você cole uma lembrança de um encontro amoroso, ou que escreva o que deve constar em sua lápide, e os estímulos não param por aí. O leitor pode ser provocado a fazer um desenho, ou contar uma história, e como diz o nome, cada página traz uma reflexão diferente. Segundo o autor, o objetivo é o autoconhecimento, aliado com o uso renovado da criatividade, você coloca as experiências no papel para pensar sobre elas.

Mais vendidos em Santa Cruz do Sul*.
1 – De Volta ao Mosteiro – James C. Hunter (Editora Sextante)
2 – Se Eu Ficar – Gayle Forman (Editora Novo Conceito)
3 – Ansiedade – Augusto Cury (Editora Saraiva)
4 – Will & Will – John Green e David Levithan – (Editora Galera Record)
5 – A Rosa da Meia-Noite– Lucinda Riley (Editora Novo Conceito)

*Lista elaborada com base nas vendas das principais livrarias da cidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena