quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Se Eu Ficar

de Gayle Forman (Editora Novo Conceito)

Mia é uma adolescente de 17 anos como muitas, ela tem uma vida boa, ao lado de seus pais e seu irmãozinho Teddy. Estuda no ensino médio, pratica violoncelo e é considerada muito talentosa, podendo até mesmo ganhar uma vaga na prestigiada escola de música Juiliard em Nova York. Ela namora Adam, e desde que o conheceu na escola sua vida tem sido um pouco diferente.

Adam também é músico, e sua banda de rock começa a fazer muito sucesso na região. Mia não gosta muito de ir aos shows e não consegue entender por que. Sua família gosta muito dele, e seu pai especialmente torce para que o namoro dê certo, por que ele também tinha bandas quando era mais novo. A maior preocupação de sua vida é como seu namoro vai sobreviver às constantes separações do casal por causa das agendas de shows e ensaios, e se ela tiver mesmo que se mudar para Nova York. 

Até que em um dia nada especial, a família vai fazer uma viagem de carro, e sofre um terrível acidente. Mia acorda em meio ao caos de atendimento médico, e após o choque inicial descobre que não está em seu corpo. Ela vê seu próprio corpo sendo levado à UTI do hospital e se pergunta o que está acontecendo, apesar de saber que não está morta, por que seu corpo ainda vive.

Neste período, Mia relembra os momentos mais marcantes de sua vida, e recebe visitas de pessoas especiais. Aos poucas ela compreende que ficar viva ou não será uma escolha sua, ela deverá decidir, pesando as consequências.

A escrita de Gayle Forman é realmente muito boa, a leitura de Se Eu Ficar te coloca dentro dos pensamentos de Mia, e em seguida sentado à mesa com a família, ou sentado ao lado de sua cama no hospital. A ligação entre os personagens é muito real, e cada relação mínima se mostra muito importante mais tarde na narrativa.

O livro não é muito extenso, mas a forma como a história é colocada também ajuda a ser mais rápido para ler. A autora consegue colocar muitos detalhes sem ser maçante, e conta várias histórias paralelas de pessoas ligadas a família principal, e cada coisinha vai se ligando a outra, nos pensamentos de Mia.  

Um dos pontos mais interessantes da narrativa é como a vida é mutável e frágil. Este é um livro que você vai ler, mas não vai esquecê-lo depois de terminar a última página. Esta é o tipo de história que fica gravado na memória, e de repente você vai se pegar pensando: "e se isso acontecesse comigo", ou "e se fosse alguém que eu amo?". E essas dúvidas deixam o gostinho pela continuação, então o que resta é esperar setembro e Para Onde Ela Foi.

O filme foi adaptado para o cinema praticamente junto com
o lançamento do livro. Na história, Mia é vivida pela atriz Chlöe Grace Moretz, e Adam pelo ator Jamie Blackley. O filme foi dirigido por R. J. Cutler e teve consultoria da autora Gayle Forman. O final do livro tem entrevistas sobre o longa com a autora e os atores.

Cata o trailer (lindo, por sinal)  

   

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena